terça-feira, 16 de junho de 2015

“De Tempo Somos”

Exibindo De Tempo - foto de Guto Muniz.jpg
Do GRUPO GALPÃO, pela primeira vez, em São Paulo (SP)
O espetáculo “De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão” cumpre temporada de estreia, de 12 de junho a 12 de julho, no Teatro do SESC Santana.

O Grupo Galpão estreia o espetáculo “De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão”, em São Paulo (SP). Com direção de Lydia Del Picchia e Simone Ordones, o sarau musical.

Sobre o espetáculo
Uma cantoria de atores à beira-rio, durante uma das turnês da companhia pelo Vale do Jequitinhonha, foi inspiração para a criação do novo trabalho do Grupo Galpão. Com direção de Lydia Del Picchia e Simone Ordones, o experimento foge ao rótulo de um espetáculo, lançando aos atores do grupo o desafio de se reinventar em cena e na relação com o público. Mais próximo de um sarau literário musical, “De Tempo Somos” traduz um sonho antigo do Galpão de celebrar, em formato prático e reduzido, o encontro da música com o teatro, que se tornou uma marca do grupo, em mais de 30 anos de história.

Com direção musical e arranjos de Luiz Rocha, os atores cantam e executam, ao vivo, 25 canções de trabalhos mais antigos como “Corra enquanto é tempo” (1988) e “Álbum de Família” (1990), passando por “Romeu e Julieta” (1992), “Um Moliére Imaginário” (1997), “Partido” (1999), até espetáculos mais recentes como “Tio Vânia” e “Eclipse” (ambos de 2011), além de músicas que surgiram em workshops internos e que chegam a público pela primeira vez. “A cantoria é a celebração do encontro, da festa, da disposição para seguir em frente (apesar de tudo que nos faz pender para o chão!), do espírito libertário e contestador inerente a toda reunião festiva”, explica Lydia Del Picchia.

A etimologia da palavra “recordar”, que vem do latim “recordis”, significa passar de novo pelo coração. Segundo Simone Ordones, várias músicas que marcaram o repertório de espetáculos do grupo são revisitadas e recontextualizadas: “o foco desse sarau não é nostálgico, mas visa o futuro, o que está por vir; celebra o que foi feito para apontar possíveis caminhos para o futuro”, explica.

A cantoria vem acompanhada de textos escolhidos por Eduardo Moreira e Lydia Del Picchia que falam da passagem do tempo e do estado embriagado e libertador que é inerente à criação artística. Reflexões e poemas de Eduardo Galeano, Anton Tchékhov, Olga Knipper,  Calderón de la Barca, Charles Baudelaire, Manuel Bandeira, Nelson Rodrigues, Jack Kerouac, Paulo Leminski e José Saramago compõem esse caleidoscópio em que os atores do Galpão compartilham, com o público, suas indagações e vivências artísticas.

GALPÃO E PETROBRAS
O Grupo Galpão conta com o patrocínio da Petrobras há 14 anos. Foram muitos espetáculos montados, temporadas nacionais, turnês por todas as regiões do Brasil e presença em festivais proporcionados por essa parceria. A Petrobras sempre apostou no compromisso do Galpão: reinventar a vida através da arte, possibilitando ao maior número de pessoas a vivência do teatro como alegria e transformação.

TEMPORADA DE ESTREIA - SÃO PAULO (SP) - www.grupogalpao.com.br
12 de junho a 12 de julho / 2015. Sexta e sábado – 21h.Domingo – 18h 
SESC Santana - Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Bairro: Santana. (11) 2971 8700. Capacidade: 337 lugares
Classificação 12 anos. Duração: 70 minutos. *Ingressos à venda em todas as unidades do SESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário