sexta-feira, 19 de junho de 2015

Mostra Biganti

gato.jpg
Após passagem pela Itália, exposição chega
ao país reunindo obras dos artistas  Paola, Alberto e
Edmondo Biganti, que  atuou como cartunista do jornal
O Estado de São Paulo por 28 anos. 
Abertura dia 23 de julho,
no Istituto Italiano di Cultura, em São Paulo.


Acrílico sobre Canvas de Paola Biganti

alberto.jpgA Mostra Biganti reúne obras assinadas por  Edmondo Biganti (Todi, 1918-São Paulo, 2000), seu irmão Alberto Biganti (Todi, 1919-2000) e Paola Biganti nascida em Todi, filha de Edmondo.

Após o sucesso da exposição em Todi ( Umbria) Italia em junho de 2014, ela chega ao Brasil no dia 23 de julho no Istituto Italiano di Cultura, em São Paulo com o apoio do Governo Italiano.


Óleo sobre tela de Alberto Biganti

01.jpgAlberto Biganti sempre morou na Itália. Foi professor da Faculdade de Belas Artes de Roma e a originalidade de seu trabalho com as cores trouxe o reconhecimento de suas obras em óleo sobre tela.

Edmondo Biganti chegou ao Brasil em 1954. Além do domínio da técnica da aquarela para retratar paisagens, sejam elas  italianas ou brasileiras, Edmondo também era mestre na charge com grande reconhecimento internacional. Ele foi contratado em 1956 pelo jornal O Estado de São Paulo, onde atuou como cartunista político. Período importante na história, ele recriou com seu traço acontecimentos como a chegada do homem à lua, a guerra fria  e o escândalo de Watergate.



Tanto as aquarelas, como algumas das charges criadas nos 28 anos em que trabalhou para o jornal  estarão expostas oferecendo  um grande retrato da época.


Paisagens italianas e brasileiras retratadas nas aquarelas de Edmondo Biganti

Artista nato, Edmondo também atuou como cenógrafo nos estúdios de Cine Citta, em Roma, e na Vera Cruz, em São Paulo. Este talento para as artes foi herdado por sua filha Paola

geométrico.jpgBela, foi eleita miss São Paulo em 1981, e talentosa,  Paola já assinou uma linha jóias de sucesso internacional e atuou como figurinista e cenógrafa para renomadas companhias teatrais. Após a morte de seu pai, que sempre a incentivou a pintar , em 2007 iniciou expondo seus trabalhos no Centro Culturale Europeo de Roma , onde obteve varias criticas positivas de seu trabalho. Participou da Feira de Arte Moderna e Contemporanea de Padova em 2014 ,  desde janeiro de 2015 tem uma obra na Galeria Farini de Bologna e participará da Bienal de Firenze em Novembro 2015


Acrílico sobre Canvas de Paola Biganti

Para homenagiar a familia de artistas consagrados , na cidade de Todi (Itália), junto com o produtor e consultor artístico Marcelo de Weber , organizaram  a Mostra Biganti, que reuniu mais de 200 obras da  família no maravilhoso palacio medieval datado de 1200- Palazzo Comunale  Sala delle Pietre ,  em junho de 2014. Com apoio do governo italiano e do Jornal Estadão.
Ao entrar na sala que abrigaria a exposição, de pé direito altissimo, ela teve a idéia de construir um móbile em acrílico, que terminava com um poema escrito no chão. Ele será reproduzido para a exposição no Brasil, mas em tamanho reduzido, de 7 para 3 metros.
revista.jpgA exposição na Itália foi um sucesso de grande repercução, tanto de público, que admira o trabalho da família, como de mídia, com matérias em importantes jornais italianos e com a reportagem da Exposição em um documentario na Televisão italiana- RAI. O trabalho da capa abaixo é assinado por Paola Biganti. 

Mostra Biganti - Exposição reúne obras de Paola, Alberto e Edmondo Biganti. Abertura:  dia 23 de julho das 19h30 hrs às 21h30
Período da exposição: de 24 de julho  ao  dia 21 de agosto. Horário de Visitação: segunda a quinta, das 10h às 17h e sextas das 10h às 13h.
Istituto Italiano di Cultura - Avenida Higienópolis, 436 – Higienópolis /SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário