terça-feira, 2 de junho de 2015

O musical ‘Gonzagão – A Lenda’

Exibindo image003.jpg
Foto: Divulgação 
Rede patrocina com exclusividade em mais três cidades. #Entrada Gratuita
São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF) receberão o espetáculo em junho e julho de 2015. As apresentações são gratuitas e encenadas em locais públicos.

São Paulo - dia 13/6 (sábado), 20h: Largo da Batata
 Rio de Janeiro – dia 27/6 (sábado), 20h: Arcos da Lapa – Centro
 Brasília – dia 11/7 (sábado), 20h: Museu Nacional da República
Rede, empresa do conglomerado Itaú Unibanco é uma das líderes no mercado nacional de meios de pagamento, patrocina com exclusividade nos meses de junho e julho, mais três exibições gratuitas do musical “Gonzagão – A Lenda” nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF).
A iniciativa é parte do circuito que teve inicio em dezembro de 2013, quando o musical foi levado pela primeira vez para a terra natal do compositor, em Exu, no interior de Pernambuco. Na oportunidade, mais de cinco mil pessoas acompanharam as duas exibições do espetáculo em praça pública. Os bastidores da ação podem ser conferidos no canal da marca no YouTube –
 A primeira edição do circuito, entre dezembro de 2013 e maio de 2014, foi um sucesso em sua passagem por Exu (PE), Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e Recife (PE), em seis apresentações gratuitas que reuniram um público de mais de 23 mil pessoas.
Na segunda edição do circuito, entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015, também foi enorme o sucesso nas cidades de Salvador (BA), Fortaleza (PE), João Pessoa (PA), Natal (RN) e Maceió,com duas apresentações em Salvador. As apresentações reuniram um público de 30 mil pessoas.
“Disseminar as manifestações culturais de forma sistêmica em nosso país é um objetivo alinhado ao posicionamento da marca Rede, que acredita na conexão entre as pessoas. Esse tipo de espetáculo reforça a atuação da empresa para viabilizar o acesso à cultura nas suas mais variadas formas e pretendemos contribuir cada vez mais nesse sentido com espetáculos sobre os grandes nomes da nossa música e da cultura brasileira, proporcionando experiências memoráveis e oportunidades para as pessoas se unirem e interagirem.”, diz Cristiane Magalhães, diretora de Marketing Negócios do Itaú Unibanco.
Há dois anos em cartaz e com diversos prêmios e lindas críticas na bagagem, o espetáculo do autor e diretor João Falcão foi vencedor do Prêmio Shell de Teatro 2012 de Melhor Música; do 7º Prêmio APTR de Melhor Produção; do Prêmio FITA 2013 nas categorias Melhor Espetáculo (Júri Popular), Melhor Direção e Melhor Figurino; e o prêmio Bibi Ferreira, nas categorias: Melhor roteiro, melhor direção, melhor direção musical e melhor espetáculo.  Gonzagão – A Lenda,  também foi eleito em 2013 um dos cinco melhores musicais do ano pelos jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo. O público acumulado já passa de 120 mil espectadores.
Sobre o espetáculo
Oito atores e uma atriz se revezam no palco em uma viagem musical pela trajetória do Rei do Baião. Como em qualquer história de homem que vira mito, a vida de Luiz Gonzaga tem passagens em que as versões de seus biógrafos não convergem, em que realidade e fantasia se confundem, e o autor e diretor João Falcão se sentiu livre para tratar mais do mito do que do homem.
“É a história de Luiz Gonzaga, mas não é Wikipédia”, diz Falcão, que evitou qualquer didatismo na construção do texto, embora tenha lido vários livros sobre um dos artistas mais importantes da música brasileira, morto em 2 de agosto de 1989, cujo centenário de nascimento foi comemorado em dezembro de 2012.
Dentre as cerca de 40 canções que estão no espetáculo há sucessos como “Cintura fina”, “O xote das meninas”, “Qui nem jiló”, “Baião”, “Pau-de-arara” e sua mais célebre criação, “Asa branca”.
Nessa montagem, João Falcão apresentou dois novos talentos ao público: Marcelo Mimoso, que narra boa parte da história de Gonzaga no palco e canta a maioria das músicas, nunca tinha assistido a uma peça antes. Filho de sanfoneiro, Marcelo era taxista e também cantor de forró. Foi descoberto pelo diretor João Falcão numa noite em que se apresentava em um bar da Lapa. Hoje está produzindo seu primeiro CD solo. 
O único papel feminino do elenco é de Larissa Luz, o primeiro de sua carreira já que ela não era atriz, mas sim cantora. Descoberta por João, assim como Marcelo Mimoso, Larissa era cantora do famoso grupo baiano AraKetu e esta foi sua estreia no teatro. “Vi Larissa cantando num vídeo de internet que um amigo me mostrou”, conta o diretor que confessa gostar de experimentar pessoas em outras áreas de atuação. “Reconheci ali um talento assim que vi as imagens. Larissa, que com seu enorme carisma já recebeu a indicação de Melhor Atriz no prêmio FITA 2013, é muito expressiva e tem uma presença muito forte. O grupo já era muito coeso e tinha de ser uma pessoa que se entrosasse bem com eles. Nos conhecemos pessoalmente, fizemos uma leitura e nos apaixonamos por ela. Larissa conseguiu pegar tudo muito rápido e vem fazendo um belíssimo trabalho”, afirma entusiasmado João Falcão.
Nasce uma cia teatral: Barca dos corações partidos
A continuidade do trabalho realizado em Gonzagão, deu ao conjunto de atores a possibilidade de formar uma cia teatral. A Barca dos Corações Partidos – Companhia Brasileira de Movimento e Som já nasceu com duas peças musicais em seu repertório: “Gonzagão – A Lenda”, com texto e direção de João Falcão, e “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque, também com direção de João Falcão. Os dois projetos foram idealizados por Andréa Alves e são uma realização da Sarau Agência de Cultura Brasileira, a qual a companhia é associada. “A Barca” é fruto de um encontro entre artistas que não sabem ao certo se são músicos, atores, cantores ou palhaços, mas que encontram prazer e liberdade na brincadeira do teatro. Compartilhando conhecimentos e objetivos entre seus parceiros de ofício, a companhia busca encontros cada vez mais autênticos com o público.
Sobre a Rede
Empresa do conglomerado Itaú Unibanco, a Rede é responsável pela captura de transações de crédito e débito das maiores bandeiras nacionais e internacionais. Oferece para seus clientes uma gama de produtos e serviços para aumentar o desempenho de seus negócios, como solução de meios de pagamento online, antecipação de recebíveis, disponibilização de terminais, entre outros.
O sucesso da ação com o musical de Luiz Gonzaga motivou a empresa a buscar outros espetáculos com o mesmo perfil. Esse é o caso do apoio à turnê do musical “Milton Nascimento – Nada Será Como Antes”, no segundo semestre de 2014, em quatro cidades de Minas Gerais: Belo Horizonte, Uberlândia, Juiz de Fora e Ouro Preto. O público reunido foi de mais de 15 mil pessoas.
O vídeo da emocionante apresentação em Ouro Preto também pode ser conferido no canal da marca no YouTube: Rede apresenta Milton Nascimento – Nada Será Como Antes
Entrada Gratuita. Classificação: 12 anos. Duração: 90 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário