quarta-feira, 3 de junho de 2015

"Luz Negra"

DSCF0047.JPG
Foto;  Bob Sousa
Mel Lisboa é Vanda Marchetti em "Luz negra", espetáculo musical da  Cia. Pessoal do Faroeste, que circula no mês de junho por dois teatros da Prefeitura de São Paulo.


Boa tarde, caro ouvinte da Rádio Luz Negra, lembrando que na próxima segunda estará nas ruas o Jornal Luz Negra com toda a cobertura desse programa radiofônico vespertino, especial de hoje, que vem homenagear e comemorar os 107 anos de Luiz Gama "o maior abolicionista do Brasil". E o samba pede passagem para saudá-lo
Dias 05, 06, e 07.06 – sexta-feira e sábado, às 21h, e domingo, às 19h | Teatro Alfredo Mesquita
Endereço: Av. Santos Dumont, 1.770, Santana. 
Preço: Entrada Gratuita (retirar senha a partir das 14h e trocar pelo ingresso uma hora antes da apresentação). Livre
Dias 12, 13, e 14.06 – sexta-feira e sábado, às 20h, e domingo, às 19h | Teatro Flávio Império
R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaiba -   410lugares
Preço: Entrada Gratuita (retirar senha a partir das 14h e trocar pelo ingresso uma hora antes da apresentação)


Com os atores: Cloddoaldo Dias; David Guimarães; Flávio Rodrigues; Leona Jhovs; Mel Lisboa; Melvin Santhana; Raphael Garcia; Thais Dias e William Simplício.

Texto e Direção de Paulo Faria
Letras inéditas de Paulo Faria
Arranjos e direção musical – Felipe Roseno

A Cia. Pessoal do Faroeste tem o prazer levar "Luz Negra"; um musical escrito por Paulo Faria com nove partituras inéditas, para os Teatros Alfredo Mesquita e Flavio Império nos dois primeiros fins de semana do mês de junho.
“Luz Negra” encerra a trilogia iniciada em 2012 com Cine Camaleão e no ano seguinte, em 2013, Homem Não Entra sobre temas relacionados à cidade de São Paulo, em especial a Região da Luz, a Boca do Lixo, onde a Cia Faroeste está instalada a uma década e meia. É também o espetáculo que reafirma a parceria entre a Cia e atriz Mel Lisboa na reconstrução da história da Região da Luz.
“Luz Negra” é um espetáculo musical sobre a região da Luz e a Frente Negra Brasileira em São Paulo nos anos 1930. O movimento Frente Negra foi criado em 1932 e revela várias facetas da participação dos negros no contexto político, cultural e social da época. Com a instauração da ditadura do "Estado Novo" no dia 10 de novembro de 1937, a Frente Negra Brasileira, assim como todas as demais organizações políticas, foi extinta. Este será o dia em que se passa a peça que inicia após o crime do castelinho da Rua Apa retratado no espetáculo Cine Camaleão da Cia.
O projeto também se estenderá ao cinema e trechos do filme de ficção “Luz Negra” (primeiro longa ficcional da Cia) dialogará com a dramaturgia. As personagens são inspiradas em figuras históricas deste movimento como Luiz Gama (a peça prestará uma homenagem ao abolicionista), Abdias Nascimento (criou o Teatro Experimental do Negro, que completa no dia 13 de outubro, 70 anos) e ao nascimento do sambista da Glete Geraldo Filme, além de personagens do cinema da Boca como a vilã Vanda Marquetti que será interpretada pela atriz Mel Lisboa – única personagem que diferentemente dos outros usará peruca loira e figurino branco.
Uma associação de comunicação (rádio, jornal, escola e recreativo) nos anos 30 será o cenário onde se dará a trama.  O samba será o tema musical da peça com composições inéditas e interpretações ao vivo. Os negros farão parte do núcleo de uma elite intelectual paulistana e os brancos da marginalia social, desenvolvendo uma dramaturgia em que os primeiros serão protagonistas desta história.  Recuperando assim a imagem do negro no topo de uma pirâmide social deste período, e como o final da década de trinta ceifou a possibilidade da acessibilidade do negro no Brasil de hoje e suas consequências na distribuição de renda, assim como sua permanência marginal na geografia urbana, social e econômica da cidade de São Paulo.

Outro ponto tratado no espetáculo será o cinema. Nesta década de 1930 as distribuidoras de filmes internacionais começam a ocupar a Rua do Triunfo, que viria a se tornar entre as décadas de 1950 e 1970 a maior produção de cinema do Brasil, quando neste período os cineastas e produtoras se mudam também para região da Boca do Lixo. O filme que foi produzido em setembro dialogará com o espetáculo. Para esta montagem o Pessoal do Faroeste convidou atores negros com experiência na pesquisa da cultura negra no Brasil, para somar, trocar experiências e saberes – integrando assim o elenco da montagem. Mel Lisboa será a única atriz da Cia que fecha uma trilogia sobre a Boca do Lixo, envolvendo “Cine Camaleão” e “Homem Não Entra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário