terça-feira, 16 de junho de 2015

3ª edição do Prêmio Aplauso Brasil de Teatro

No próximo dia 24 de junho, uma quarta-feira, a partir das 20h30, o público e seus artistas escolhidos em votação online no site www.aplausobrasil.com.br celebram a entrega dos troféus da 3ª edição do Prêmio Aplauso Brasil de Teatro.

A cerimônia de entrega do Prêmio Aplauso Brasil de Teatro terá direção geral de Elias Andreato, também Mestre de Cerimônias ao lado da atriz Ana Cecília Costa, e direção musical de Ricardo Severo. 

“Acredito no poder milagroso da reunião de pessoas com um objetivo em comum, o que considero a quintessência da arte teatral: o artista dá sua individualidade a um rito coletivo. Deixa de ser, sentir, agir e pensar como um e é o outro também, vivencia pontos de vista diversos. E esse é o sabor do Prêmio Aplauso Brasil de Teatro: reunir pessoas que, em comum, tem a mesma paixão pelo palco, o mesmo desejo de celebrar”, afirma Michel Fernandes.
A contribuição coletiva é a marca do Prêmio Aplauso Brasil de Teatro, cuja bela estatueta desenhada pelo artista plástico Fernando Castioni, as estatuas foram confeccionadas pela SP Escola de Teatro que, também, cedeu o equipamento de luz, som, vídeo e participa efetivamente da equipe de staff da cerimônia. 

Os vídeos da cerimônia são de Laerte Késsimos e Kim. Viviane Vineyard, da VV produções Artísticas, responde pelo serviço de RSVP, a direção de palco e coordenação de receptivos é de Yasmin Mansur, a programação visual é de Vicka Suarez e na coordenação de produção Ricardo Grasson, Frann Ferrareto e Cicero de Andrade, da Gelatina Cultural. Desde a cerimônia de 2014, o Secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araújo, oferece ao Prêmio Aplauso Brasil de Teatro o Theatro São Pedro, prédio histórico (fundado em 1917) localizado próximo ao metrô Marechal Deodoro, onde a cerimônia será realizada.

UM POUCO D HISTÓRIA
Criado em 2012 por Michel Fernandes - crítico teatral, jornalista, criador e editor do Aplauso Brasil (www.aplausobrasil.com.br) -, o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro tem como diferencial sua estrutura de votação: durante quinze dias, antes de cada fase de semifinais (1º semestre e 2º semestre), recebemos indicações públicas, ou seja, os leitores do site enviam, anonimamente, os artistas que desejam ver na lista de concorrentes. Seis candidatos, em cada uma das duas semifinais, disputam três vagas para a final, cujos seis indicados, três por semestre em cada uma das 15 categorias – Melhor Espetáculo de Grupo, Melhor Espetáculo de Produção Independente, Melhor Espetáculo Musical, Melhor Figurino, Melhor Iluminação, Melhor Arquitetura Cênica, Melhor Trilha Original, Melhor Dramaturgia, Melhor Diretor, Melhor Elenco, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator, Melhor Atriz, Destaque -, são votados até o dia 31 de dezembro.
Do princípio ao fim quem escolhe seus artistas são os próprios admiradores dos trabalhos apresentados.
No primeiro ano, a Cerimônia de Entrega do Prêmio Aplauso Brasil de Teatro fez parte de um grande evento na SP Escola de Teatro - Sede Roosevelt, teve como Mestre de Cerimônias o ator Bruno Fagundes e direção geral de Ricardo Severo.
À convite do Secretário de Estado da Cultura de São Paulo, Marcelo Mattos Araújo, a Cerimônia foi realizada no Theatro São Pedro e contou com a atriz Bárbara Paz como Mestre de Cerimônias. O maestro Miguel Briamonte assinou os arranjos e a direção musical e, entre outros, cantaram os atores Wellington Nogueira, Paula Capovilla e Daniel Maia.
Entre os anfitriões que entregaram as estatuetas, estavam Ivam Cabral, Celso Curi, Iná de Carvalho, Ivan Parente, Marici Salomão, Luiza Lemmertz e Fernando Castioni. A atriz Nydia Lícia, uma das fundadoras do Teatro Brasileiro de Comédia, proporcionou um dos momentos mais emocionantes da noite ao receber uma homenagem. E, marcando um momento histórico para o Teatro Brasileiro, os diretores Antunes Filho e José Celso Martinez Corrêa, duas figuras basilares da cena nacional, pela primeira vez juntos no palco.

LISTA DE VENCEDORES 3ª EDIÇÃO
MELHOR ESPETÁCULO DE GRUPO - “A Farsa do Advogado Pathelin”, Cia. Zipt Zapt
MELHOR ESPETÁCULO DE PRODUÇAO INDEPENDENTE - “Muro de Arrimo”, direção Alexandre Borges
MELHOR ESPETÁCULO MUSICAL - “O Homem de la Mancha”, Atelier de Cultura
MELHOR ARQUITETURA CCÊNICA - José Dias por “O Que o Mordomo Viu”
MELHOR FIGURINO - Fábio Namatame por “Caros Ouvintes”
MELHOR ILUMINAÇÃO - Guilherme Bonfanti por “Muro de Arrimo”
MELHOR DRAMATURGIA - Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez por “Pessoas Perfeitas”
MELHOR DIRETOR - Alexandre Barros por “Muro de Arrimo”
MELHOR ATOR - Fioravante Almeida por “Muro de Arrimo”
MELHOR ATRIZ - Marisa Orth por “O Que o Mordomo Viu”
MELHOR ATOR COADJUVANTE - Caco Ciocler por “Terra de Ninguém”
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE - Alessandra Verney por “O Que o Mordomo Viu”

PRÊMIO ESPECIAL - Danilo Santos de Miranda pela impecável atuação como diretor do SESC SP
Edwin Luisi pela carreira de ator em múltiplas mídias
Laura Cardoso pela carreira de atriz em múltiplas mídias

Entrega do 3º Prêmio Aplauso Brasil de Teatro
Dia 24 de junho, quarta-feira, 20h30
Theatro São Pedro - Rua Dr. Albuquerque Lins, 207 | Campos Elíseos | São Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário