sexta-feira, 4 de setembro de 2015

‘Coleções descobertas"

 Museu da Imigração inicia exposição que trata da relação entre migração e calçados


O Museu da Imigração - instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – monta mais uma exposição da série “Coleções descobertas”, expondo peças de seu acervo de aproximadamente 12 mil objetos (mobiliário, vestimentas, documentos manuscritos e impressos, livros e quadros). Desta vez, o tema é sapatos, e fica exposto ao público de 04 de setembro a 01 de novembro. A entrada é gratuita.

Dividido em quatro núcleos (“Lembranças e transições”, “Entre gerações”, “Idas e vindas entre culturas” e “Deslocamentos”), a mostra aborda os sapatos do acervo como representação dos movimentos migratórios, reconhecendo neles o potencial de evocar lembranças, tempos de transição, diferenças e trocas culturais.

O visitante tem a oportunidade de encontrar sapatos de diferentes lugares e tempos, exibindo as diferentes formas de ver o mundo, mas que, ao mesmo tempo, apresentam semelhanças físicas. As formas de confecção, material e tamanho, dão pistas de uma cultura ou de uma época.

Os sapatos expostos significam mais do que aparentam: evocam símbolos nacionais ou mesmo aspectos da história de um grupo ou de um povo, fazendo com que seu uso – cerimonial, festivo ou mesmo cotidiano – seja uma forma de reviver memórias e construir outras, evidenciando a transformação constante de lugares, pessoas e memórias.

O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no bairro da Mooca, em São Paulo. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados das 10h às 17h. Os ingressos para visitar as outras exposições do Museu custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada). Quinzenalmente, às sextas-feiras, o MI oferece visitação noturna, ampliando seu horário de atendimento até às 21h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br


Coleções descobertas: Sapatos
 Data: De 04 de setembro a 01 de novembro.Gratuito.
Local: Museu da Imigração (Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário