segunda-feira, 29 de abril de 2013

"Olhar a Toda Prova"

Exposição de Fotos Artísticas sobre esportes Olímpicos e Paraolímpicos


Com curadoria de João Kulcsár, que se destaca na Fotografia Brasileira, a mostra "Olhar a toda prova" será apresentada no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso.
A exposição é composta por retratos em diferentes formatos (1,20 m x 2,40 m; 2 m x 2 m; 45 cm x 60 cm), um painel interativo, projeções em vídeo e uma coletânea de entrevistas inéditas de atletas brasileiros de destaque. Há ainda um espaço dedicado à acessibilidade.




 As 48 imagens de atletas incentivados pelo SESI-SP em diversas modalidades, registradas por fotógrafos como Claudio Edinger, Jonne Roriz, Marlene Bergamo e Renan Cepeda, trazem uma nova perspectiva dos retratos dos atletas. Estes fotógrafos de publicidade, fotojornalismo e conceituais visitaram as unidades do SESI para capturar estas imagens, onde estão fotografados: Serginho e Dani Lins (vôlei); Thiago Pereira (natação); Reinaldo Colucci (triathlon); Aline Ferreira (luta olímpica); Ana Marcela (maratonas aquáticas); Gustavo “Grummy” Guimarães (polo aquático); Hugo Praxedes (judô); Marco Aurélio Borges (atletismo paralímpico); Luisa Lisboa (bocha paralímpica) e Janaina Petit (vôlei sentado).

 Segundo o curador, a ideia foi ir além do registro documental das competições e propor um novo olhar sobre os esportes olímpicos e paralímpicos. "Os fotógrafos transcenderam a estética do fotojornalismo esportivo e expressaram-se com a intenção de voltar seus olhares aos diversos desafios técnicos para discutir as implicações culturais, ideológicas, sociais e psicológicas que as imagens representam", destaca Kulcsár. 


Outro destaque são as nove fotos perceptíveis pelo tato, com legendas em braile e audiodescrição. “Tanto deficientes visuais como todos que tiverem interesse poderão explorar diferentes sentidos nas visitas guiadas. 

Os visitantes serão convidados a perceber a exposição pelo tato e audição, e quem quiser poderá vendar os olhos”, conta Kulcsár, referindo-se às imagens produzidas por seis fotógrafos deficientes visuais que são seus alunos.


 Há cinco anos, Kulcsár ensina a deficientes visuais a arte de fotografar.

Atividades como palestras, encontros e oficinas também fazem parte do projeto, que entre o segundo semestre de 2013 e junho de 2016 passará por 53 unidades do SESI-SP.
Incentivador do esporte e da cultura como meio de inclusão social e melhoria da qualidade de vida, o SESI-SP atende cerca de três milhões de pessoas anualmente. Em 2012, a entidade realizou mais de 8.000 atividades esportivas e culturais em todo o Estado. 








Sobre o curador - João Kulcsár - Mestre em Artes pela Universidade de Kent, Canterbury, UK, com bolsa do British Council, foi professor visitante na Universidade de Harvard, EUA, pela Comissão Fulbright. Coordenador de fotografia do Senac. Curador de exposições fotográficas no Brasil como Claudia Andujar, Cristiano Mascaro, Maureen Bisilliat, Thomaz Farkas, Lewis Hine, FSA (Walker Evans e Dorothea Lange), Magnum, Impressões Visuais (que percorreu todas as capitais brasileiras) e Edward Curtis. No exterior foi curador de exposições nos seguintes países: Portugal, EUA, Cuba, Itália e Suíça. Kulcsár também foi responsável pela curadoria da exposição Observadores - fotógrafos da cena britânica desde 1930 até hoje. Realizada entre setembro e novembro de 2012 na Galeria de Arte do SESI-SP, a mostra recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) 2012 na categoria Artes Visuais – Fotografia. Editor do site www.alfabetizacaovisual.com.br.
 







SERVIÇO: 

Espaço FIESP II, no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso (av. Paulista, 1.313, em frente à estação Trianon-Masp do Metrô) - (11) 3146-7405 e 7406

De 16 de abril a 306/2013 - segundas, das 11h às 20h; de terça a sábado, das 10h às 20h; e domingos, das 10h às 19h (entrada até 20 minutos antes do fechamento)
Agendamentos escolares e de grupos: de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h, pelo telefone (11) 3146-7396
Classificação indicativa: livre Entrada gratuita. Os espaços têm acessibilidade



Nenhum comentário:

Postar um comentário