terça-feira, 23 de abril de 2013

FIMPRO - Festival Internacional de Improvisação

VIVO apresenta
FIMPRO
Festival Internacional de Improvisação
A Cia. Espanhola Impromadrid traz ao Brasil o espetáculo Corten 2.0  para apresentação única e gratuita
Dia 02 de Maio no Teatro Vivo
E nos dias 03 e 04, o argentino Marcelo Savignone ministra oficinas gratuitas de Máscara Balinesa.
A premier do FIMPRO - Festival Internacional de Improvisação acontece dia 02 de maio em São Paulo no Teatro Vivo com única apresentação do grupo Espanhol Impromadrid Teatro. A programação conta ainda com uma oficina do argentino Marcelo Savignone, um dos principais nomes da improvisação na América Latina. O Festival passará ainda por Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Aracaju e Belém. Toda a programação é gratuita.
O FIMPRO - Festival Internacional de Improvisação foi realizado pela primeira vez em 2007, em Belo Horizonte. Neste ano de 2013, o FIMPRO se consolida como o principal festival do gênero no país. O objetivo é divulgar a improvisação ao grande público e proporcionar encontros com os grupos locais que possam gerar novas propostas artísticas.
A improvisação é um gênero teatral em franco crescimento no país, sendo vinculado, principalmente, aos exemplos televisivos. No entanto, sua prática artística é bem mais ampla e tem como foco o compartilhamento da criação com o público presente no aqui e no agora. Segundo Mariana Lima Muniz, realizadora do festival junto à Cia. Bárbara, “improvisar diante do público é estabelecer uma cumplicidade muito especial, valorizar o momento presente e a presença do espectador e do ator naquele espaço e naquele tempo. É compartilhar a responsabilidade sobre o que vai ser criado e radicalizar a efemeridade do teatro. O público não sabe o que vai ver e os atores não sabem o que vão fazer, essa é a delícia de fazer/ver um espetáculo de improvisação”.
Segundo Expedito Araujo, curador artístico do Vivo EnCena, “com as premissas de abrangência, continuidade, acessibilidade e intercâmbio entre linguagens, São Paulo é uma cidade vital para o festival. Pela natureza de sua cultura, pela excelência no fazer teatral contemporâneo e sobretudo, por ser uma cidade ávida por absorver e trocar o que há de melhor no circuito teatral e, consequentemente, no desenvolvimento do ser humano, a partir de um repertório que se abre a cada espetáculo. Propiciar através do FIMPRO a apresentação da Cia. Espanhola Impromadrid e uma oficina do argentino Marcelo Savignone em São Paulo é de relevância ímpar,” conclui Araujo.
O FIMPRO é patrocinado pela Vivo, por meio do Vivo EnCena e conta com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à cultura.
PROGRAMAÇÃO
·         Impromadrid Teatro (Espanha)
Espetáculo: Corten 2.0
Após a bem sucedida montagem Las patrañas efímeras del Manifiesto CORTEN, a companhia apresenta seu novo espetáculo Corten 2.0 que mistura dramaturgia, novas tecnologias e música nas redes da improvisação.
Muitas vezes quando alguém pergunta de que se trata a improvisação, a resposta é: aprender a improvisar é aprender a escrever. Nesta nova montagem do Impromadrid, o publico vai assistir os atores construindo um novo texto a cada noite, assim como poderão ver como o texto se escreve antes de ser falado, ao vivo. Isso tudo acontece com a participação do público, que terá o papel de navegante, com o poder de alterar os rumos da história.
Impromadrid Teatro é uma companhia que há mais de uma década se dedica a investigação das técnicas de improvisação teatral. Conta hoje com sete produções originais além de produzir o FESTIM, único Festival Internacional de Improvisação da Espanha. O grupo produziu o espetáculo Corten 2.0 especialmente para o FIMPRO 2013.
CORTEN 2.0
Teatro Vivo(290 lugares)
Avenida Chucri Zaidan, 860 - Morumbi
Bilheteria do Teatro: 7420-1520 - www.teatrovivo.com.br
Bilheteria: de terça a quinta, das 14h às 20h. De sexta a domingo, a partir das 14h.
Única Apresentação:
Quinta-feira, 02 de maio, às 21h30
Entrada gratuita
Os ingressos podem ser retirados 1 hora antes do início do espetáculo
(sujeito a lotação da casa)
Duração: 80 minutos
Recomendação: 14 anos
Criação, direção e execução: Ignacio López, Ignacio Soriano e Jorge Rueda Música ao vivo: Nacho Mastretta
Cenografia e tecnologias: SUSO33
·         Oficina Máscara balinesa com Marcelo Savignone
A máscara balinesa é uma ferramenta para compreender a linguagem teatral universal, e tem o poder de expressar de maneira única a opinião do ator. Através da técnica das máscaras, o interprete experimenta diversos estados, treinando o estar presente constantemente. Nesse “estado” confluem todas as técnicas de atuação. São utilizadas mascaras balinesas do tipo bondrés, que cobrem uma parte do rosto e deixam livre a voz na sua própria materialidade.
Marcelo Savignone é ator, diretor e dramaturgo. Nasceu em Rosário e atualmente vive em Buenos Aires. Dirige o “Estúdio Marcelo Savignone” onde desenvolve uma pedagogia baseada no método de Jacques Lecoq, entre outros e orienta o desenvolvimento de artistas em sua totalidade. 
Oficina Máscara Balinesa
Com Marcelo Savignone
Teatro Vivo
Avenida Chucri Zaidan, 860 - Morumbi
Bilheteria do Teatro: 7420-1520 - www.teatrovivo.com.br
Bilheteria: de terça a quinta, das 14h às 20h. De sexta a domingo, a partir das 14h.
Dia 03 de maio, sexta: das 14h às 17h
Dia 04 de maio, sábado: das 9h às 11h30
Quem pode participar: atores, atores-improvisadores e diretores
Número de vagas: 20 pessoas
Seleção: envio de ficha de inscrição disponível no site www.fimpro.com.br
As inscrições encerram-se dia 30/04/2013
·         Lançamento do livro Improvisação como espetáculo: Processo de criação e metodologias de treinamento do ator-improvisador, de Mariana Lima Muniz.  Editora UFMG.
O livro traça o contexto histórico do ressurgimento da improvisação como espetáculo no séc. XX e XXI, seus principais conceitos e procedimentos metodológicos no treinamento do ator-improvisador e no processo de criação de espetáculos de improvisação. O livro estará disponível para venda durante a apresentação do espetáculo Corten 2.0
SOBRE O PROJETO CULTURAL VIVO ENCENA
 O Vivo EnCena é uma iniciativa da Vivo que estimula o intercâmbio de projetos com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. O teatro é pensado além do espetáculo, sendo estabelecida uma rede de ações com diversidade, empreendedorismo e criatividade, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito da cultura. O Vivo EnCena é realizado há três anos e está presente em 19 estados de todo o país, além de realizar ações próprias e a curadoria do Teatro Vivo, situado na capital paulista.
Twitter: @FIMPROBRASIL (twitter.com/FimproBrasil)
Informações para o público: www.fimpro.com.br  e-mail: fimpro.brasil@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário