quarta-feira, 17 de abril de 2013

"A Descida do Monte Morgan"

Comédia Dramática

É possível ser fiel a si e aos outros mesmo tempo?

Com Ary França, Lavínia Pannunzio, Lu Brites, Fábio Nassar, Ju Colombo e Paula Ravache
Foto: Divulgação
Para Site.jpg

"A Descida do Monte Morgan", texto inédito de Arthur Miller, é a segunda direção teatral do cineasta Luiz Villaça, que estreou com "Sem Pensar" em 2011, pelo voto popular do Prêmio  Contigo foi eleito Melhor Espetáculo de Comédia.

Ary França vive o apaixonante e dividido Lyman Felt, um homem de sucesso, bígamo, filho de judeus e albaneses, que conseguiu fundar sua própria empresa de seguros e tornar-se um dos homens mais respeitados dos Estados Unidos. Fiel a seus sentimentos única e exclusivamente, Lyman envolve suas duas mulheres, interpretadas por Lavínia Pannunzio e Lu Brites numa vida de mentiras. No entanto, a peça não trata apenas de uma típica história de triângulo amoroso, tampouco um questionamento moral sobre monogamia e bigamia. Vai além dos questionamentos plausíveis de uma traição.

Apresentada pela Vivo, por meio do Vivo EnCena, a montagem de Villaça envolve o espectador numa história eletrizante, onde as personagens transitam por estados, emoções e tempos de uma réplica a outra, resultando num jogo ágil e teatral em essência.  O cenário instigante, criado por Márcio Medina e a ousada criação de luz de Wagner Freire reforçam e salientam a proposta do diretor. A trilha de Fernanda Maia acompanha o conjunto com precisas intervenções.

Com muito humor, o autor tece esse emaranhado de sentimentos e relações que misturam diversos conceitos e preconceitos sociais, sentimentos díspares e ambíguos, fazendo com que, como as personagens, o público também se questione: consigo ser fiel ao que sinto e penso sem magoar os outros ou soar como mero egoísta? Como equacionar a resposta correta? Talvez seja só um ponto de vista.

Miller já tinha 76 anos quando escreveu A Descida de Monte Morgan (estreou em 1991, mas permanece inédito no Brasil), e o resultado parece afirmar um individualismo ao extremo, ao ponto de não perceber os efeitos colaterais que esse tipo de comportamento causa, questionando a responsabilidade social de cada homem.

Fotoa: Divulgação
Integrante do programa cultural Vivo EnCena, a parceria permite uma série de ações na temporada na cidade de São Paulo e também, no segundo semestre, oficinas de curta metragem e dramaturgia com Luiz Villaça e Denise Fraga em São Paulo e capital a definir a partir do texto de Arthur Miller que promovam maior acessibilidade, reflexão, transformação e intercâmbios para todos.


 A DESCIDA DO MONTE MORGAN 

Teatro Nair Bello(200 lugares) 
Shopping Frei Caneca - Rua Frei Caneca, 569 - 3° andar.Telefone: 3472-2414
Sexta às 21h30 | Sábado às 21h | Domingo às 18h.Ingressos: R$ 40 (sex) | R$ 50 (sáb e dom)
Duração: 100 minutos. Recomendação: 14 anos
Estreou dia 12 de Abril.Temporada: até 14 de julho


SOBRE O PROGRAMA CULTURAL VIVO ENCENA
O Vivo EnCena é uma iniciativa da Vivo que estimula o intercâmbio de projetos com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. O teatro é pensado além dos espetáculos, sendo estabelecida uma rede de ações com diversidade, empreendedorismo e criatividade, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito da cultura. O Vivo EnCena é realizado há três anos e está presente em 19 estados de todo o país, além de realizar ações próprias e a curadoria do Teatro Vivo, situado na capital paulista.

#Vou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário