segunda-feira, 29 de abril de 2013

"Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte"

Exposição

Galeria de Arte do SESI-SP apresenta exposição inédita: Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte. 


O acervo do Museu Olímpico do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Lausanne, na Suíça, desembarca no Brasil para uma mostra inédita que passará por São Paulo e pelo Rio de Janeiro. A exposição interativa Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), reúne cerca de 300 peças 

do maior evento esportivo do mundo, que marcaram e representam a trajetória dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. O projeto é apresentado pela FIESP, SESI-SP, Ministério da Cultura e Grupo Bradesco Seguros. Pela primeira vez a exposição é apresentada no Brasil



Os objetos e imagens que contam a história do esporte internacional pertence ao COI, detentor do principal arquivo do mundo sobre o tema, e a um acervo reunido especialmente pelo COB.
Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, destaca: “Com o fechamento do Museu Olímpico do COI para obras de modernização, tivemos a oportunidade de trazer ao país peças que representam momentos marcantes da história moderna”. “Durante os Jogos Olímpicos, o mundo celebra a humanidade através do respeito mútuo, amizade entre os povos e a incessante busca pela excelência”, complementa a diretora cultural do COB, Christiane Paquelet.

 “O Brasil é cada vez mais o país de todos os esportes: do vôlei, da natação, da ginástica olímpica. E uma exposição como essa é mais um exemplo, mais um incentivo para a formação dos jovens campeões que o Brasil vai precisar para dar um salto no ranking de medalhas das Olimpíadas do Rio, em 2016”, diz Paulo Skaf, presidente do SESI-SP.

 “Nosso objetivo é contribuir para a promoção do espírito olímpico no país e reafirmar a vontade de estar, desde o primeiro instante, participando ativamente desse marco esportivo, social e econômico”, afirma Marco Antonio Rossi, Presidente do Grupo Bradesco Seguros, patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.




Para aproximar o público dos Jogos Olímpicos, a exposição foi dividida em oito módulos: Jogos da Antiguidade; O Sonho de Coubertin; Acendendo a Tocha; Cerimônias; Esportes e Medalhas; Mascotes; Memorabília e Time Brasil, que conectam história, emoção, conhecimento, educação e cultura.

Além da oportunidade de conhecer de perto tochas, medalhas e mascotes de diversas edições dos Jogos Olímpicos, os visitantes poderão apreciar peças raras – como a cópia do discurso proferido pelo Barão de Coubertin, em 1892, com a proposta de recriação dos Jogos Olímpicos, e a sapatilha e a medalha do brasileiro Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico nos jogos de Helsinque, em 1952, e Melbourne, em 1956. Entre os destaques mais recentes está o uniforme do tenista suíço Roger Federer – utilizado na
conquista dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.


Durante a visita, o espectador terá a experiência de empunhar a tocha dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 – com a Tower Bridge ao fundo –, tirar fotos ao lado da famosa mascote Mischa (de Moscou, em 1980) - muito fofa - e participar de uma simulação de salto em distância. Jogos educativos estarão disponíveis em uma sala de cinema, onde também serão exibidos vídeos do acervo COI.




Em agosto, a mostra Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte segue para o Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. Com realização do Comitê Olímpico Brasileiro, o projeto tem o apoio da Panasonic.
Sobre o Grupo Bradesco Seguros. A exposição “Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte” faz parte do Circuito Cultural Bradesco Seguros, que apresenta ao público calendário diversificado de eventos artísticos nacionais e internacionais, em diferentes áreas da cultura.


Sobre o SESI-SP Cultura

Há mais de 60 anos, o SESI-SP fomenta e difunde manifestações artísticas em diversas linguagens, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida dos industriários e da comunidade. Os projetos culturais da entidade, que abrangem as áreas de artes cênicas, música, literatura e artes visuais, visam fortalecer e promover a multiplicidade da arte em seus aspectos estéticos, sociais e culturais, incentivando o exercício da cidadania. Na capital e em todo o Estado de São Paulo, o Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso e os 54 centros de atividades culturais da instituição realizam espetáculos teatrais, musicais e de dança; encontros literários; mostras de cinema e exposições – complementados por ações educativas. Atuando efetivamente na formação de plateias, o SESI-SP atende cerca de 2,5 milhões de pessoas anualmente.

Serviço

Galeria de Arte do SESI-SP, no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso (av. Paulista, 1.313, em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)

 De 16 de abril a 30 de junho – às segundas, das 11h às 20h; de terça a sábado, das 10h às 20h; e domingos, das 10h às 19h
Classificação indicativa: livre. Entrada gratuita. Os espaços têm acessibilidade. Informações: (11) 3146-7405 e 7406
Agendamentos de grupos e escolas: (11) 3146-7396, de segunda a sexta, das 10h às 13h e das 14h às 17h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário