sábado, 13 de abril de 2013

“O Casamento” - Estreia

Romance
O CASAMENTO
Com Renato Borghi, Daniel Alvim, Elcio Nogueira Seixas, Mauricio de BarrosRegina França e Vera Bonilha.  
Apresentando Diana Bouth como Glorinha

O romance proibido de Nelson Rodrigues. Adaptação e direção de Johana Albuquerque

O Casamento é uma adaptação teatral do romance homônimo de Nelson Rodrigues, com dramaturgia e direção de Johana Albuquerque, numa realização da Cia. Bendita Trupe em parceria com o Teatro Promíscuo e com a Pad Rok Produções Culturais. A encenação deste texto, que é a súmula da linguagem de Nelson Rodrigues, tem Renato Borghi encabeçando o elenco e Diana Bouth em sua estreia como atriz.
Tendo como pano de fundo o Rio de Janeiro nos anos 1960, com aqueles tipos e situações de que Nelson foi o cronista máximo, O Casamento surpreende pela crueza de sua temática, como também, pela sua originalidade e bem-humorada dramática. Desfilam pela narrativa, além de Sabino Uchôa Maranhão (Renato Borghi), patriarca neurótico obcecado pelas aparências sociais e sua filha caçula, Glorinha (Diana Bouth), a jovem noiva inconseqüente ávida por loucuras juvenis: Dr. Camarinha (Elcio Nogueira Seixas), o ginecologista casto e pornográfico; Antônio Carlos (Daniel Alvim), o galã agressivo, bancado por mulheres mais velhas e sedento por sexo; o Monsenhor Bernardo (Mauricio de Barros), clérigo que ostenta uma religiosidade profana; Noêmia (Regina França), a secretária carente e miserável, apaixonada e desprezada pelo patrão; Maria Inês (Vera Bonilha), a amiga tonta e sensual de Glorinha, que só pensa em Antônio Carlos;Teófilo (Daniel Alvim), o noivo “coxinha”, cuja reputação heterossexual sofre fortes suspeitas; Zé Honório (Elcio Nogueira Seixas), bicha afetada que se vinga do pai moralista e repressor e, ainda, o humilde e passível de pena Xavier (Mauricio de Barros), marido dedicado de uma leprosa.
A ação do espetáculo se passa nas 48 horas que antecedem o casamento de Glorinha, filha de Sabino Uchôa Maranhão, um rico industrial da construção civil. Dr. Camarinha, o ginecologista da família, avisa o pai da noiva que seu futuro genro, Teófilo, foi flagrado beijando um homem na boca. Esse é o ponto de partida para Nelson Rodrigues desfilar sua genialidade irônica e humor negro, tão característicos de sua narrativa, além de oferecer um inventário de suas mais caras obsessões. Todas as podridões inconfessáveis dos personagens vão emergindo, transformando a futura e inexorável cerimônia de casamento numa festa grotesca e bizarra.
Nelson não deixa ninguém sair ileso: todos os personagens são egoístas, antiéticos, amorais... Tudo isto perpassado por muito humor e por uma carioquice inconfundível, que fazem com que este drama ácido e corrosivo ganhe um tom engraçado e descontraído.
Foto de O Casamento - O romance proibido de Nelson Rodrigues.A adaptação mantém o tom peculiar brasileiro e popular de Nelson Rodrigues neste romance em que a crueldade e o melodrama se encontram intrinsecamente irmanado à sátira, ao humor, a ironia e a comédia. A diretora Johana Albuquerque afirma que “adaptar O Casamento para o teatro me propôs um mergulho na dramática do universo literário de Nelson Rodrigues. Compilei e editei as melhores passagens do livro, no intuito de chegar a uma versão cênica de espetáculo. Busquei também, manter o pensamento dos personagens em cena – que no romance se colocam na voz do autor–, mas no palco ganham múltiplas vozes, através de uma narração polifônica, trazendo uma nova abordagem cênica da prosa rodrigueana”.

Teatro Tuca - Rua Monte Alegre, 1024 - Perdizes
Sexta e Sábado às 21h30. Domingo às 18h. Ingressos: Sexta R$ 50. Sáb. e Domingo R$ 60
Estreia 13/4. temporada: 30/6
Duração: 130 minutos, com 10 minutos de intervalo. Recomendação – 16 anos







Nenhum comentário:

Postar um comentário