terça-feira, 30 de abril de 2013

"Razões Para Ser Bonita" reestreia


Comédia
Reestreia dia 19 de abril, "Razões Para Ser Bonita" De Neil LaBute.
  De volta em São Paulo, agora no Teatro Shopping Frei Caneca


Com Ingrid Guimarães, Gustavo Machado,
Marcelo Faria e Aline Fanju.
Foto:Divulgação
A obsessão da sociedade moderna pela aparência é o tema da peça que encerra uma trilogia do dramaturgo americano Neil LaBute, considerado um dos principais autores do teatro contemporâneo.

Com direção de João Fonseca, diretor premiado e conhecido por fazer montagens criativas com uma dinâmica cênica ousada e altamente expressiva, Razões para ser bonita chega ao Brasil, com patrocínio da Vivo e da Porto Seguro, depois de uma trajetória de sucesso na Broadway, com prêmios e indicações dos principais prêmios teatrais americanos (Tony Award para melhor peça, ator e atriz em 2009). Em Londres também foi um grande sucesso de público e crítica.

Projeto integrante do Vivo EnCena, que além da estreia em 2012 em São Paulo no Teatro Vivo e da temporada no Rio de Janeiro, no Teatro dos Quatro, estimula a sua circulação pelo país com oficinas e bate papos com foco em formação de plateias. Após a temporada em São Paulo, diversas capitais brasileiras receberão a peça e ações além do espetáculo.

Com inteligência, a comédia aborda criticamente a importância das “embalagens” no mundo contemporâneo, fala do excesso de julgamentos que fazemos dos indivíduos à nossa volta e demonstra o quanto o padrão de beleza vigente pode conduzir não só o cotidiano como também influenciar decisões importantes nas vidas das pessoas.

grupo_0404.jpgO texto narra uma história marcante sobre a relação entre quatro amigos que demonstra quanto o padrão de beleza vigente pode fazer sofrer e provocar angústias.

Steph (Ingrid Guimarães) fica sabendo que seu namorado Greg (Gustavo Machado), comentou com um amigo que acha o rosto dela “apenas comum”. Steph fica transtornada e termina a relação com Greg por não suportar conviver com um homem que não a ache bonita. A partir daí, uma sucessão de discussões e cenas bem humoradas faz com que Greg veja o seu mundo desabar.

Enquanto isso, Leo (Marcelo Faria), o melhor amigo de Greg, se divide entre achar o máximo namorar uma mulher linda, Carla (Aline Fanju), e ter um caso com uma menina mais jovem e ainda mais linda. Carla, que é amiga de Steph, enfrenta as dificuldades de ser uma mulher muito bonita.

Todos na peça, de alguma forma, estão presos ao modelo que valoriza o poder da beleza e da juventude. A identificação dessa história com o público é imediata, pois retrata a realidade de um mundo onde a aparência física é usada como principal ferramenta para definirmos quem somos e o que pensamos dos outros.


Sobre o Projeto Cultural Vivo EnCena 

Vivo EnCena é uma iniciativa da Vivo que estimula o intercâmbio de projetos com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. O teatro é pensado além dos espetáculos, sendo estabelecida uma rede de ações com diversidade, empreendedorismo e criatividade, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito da cultura. O Vivo EnCena é realizado há três anos e está presente em 19 estados de todo o país, além de realizar ações próprias e a curadoria do Teatro Vivo, situado na capital paulista.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

"Como Fracassar na Vida e Ser Infeliz no Amor"


Comédia 

O redator de Zorra Total não mostra caminhos de felicidade e sucesso e sim o ‘porquê’ que você está fracassando no trabalho e sendo infeliz. Ou seja, no palco, Gueminho, faz um divertido debate sobre todas as bobagens que a maioria de nós fazemos com a própria vida profissional e pessoal.




No Espaço Parlapatões "Como Fracassar na Vida e Ser Infeliz no Amor", show de humor de Gueminho Bernardes, em forma de palestra ‘desmotivacional’. Um verdadeiro triturador de paradigmas que pode ser visto em uma única apresentação no Espaço Parlapatões no dia 03/05 às 23h59.

O espetáculo ganhou vida, saiu do palco e se tornou livro de 163 páginas de pura diversão publicado pela Editora Giostri (especializada em autores brasileiros de teatro e pode ser encontrado nas melhores livrarias do país.

Mais sobre Gueminho Bernardes -  humorista e redator, nasceu em Juiz de Fora (MG, Brasil) em 1956. 
Foi seminarista, estudou medicina, filosofia, foi DJ, proprietário de estamparia e de casa noturna. Trabalhou como gestor cultural na Prefeitura de Juiz de Fora e na Fundação Clóvis Salgado em BH.
É produtor teatral, escritor, comediante e autor/redator da TV Globo, no programa Zorra Total.
GUEMINHO Bernardes criou em 1979 e mantém até hoje o TQ (Teatro de Quintal) uma das mais importantes companhias de comédia do país, com quem já montou mais de 40 espetáculos de seus textos.

Foi premiado com o texto "O Camarim", no 3º Prêmio Minas de Dramaturgia.
Criou e apresentou os programas "Os Invasores" (Rádio Cidade JF) e "Paraibuna Connection" (TV Visão e TVE JF).
Tem dois shows solo: "Como Fracassar na Vida e Ser Infeliz no Amor" e "Mau Humor".
Com Gustavo Mendes criou a "Dilma" do Casseta & Planeta e faz o show "Ponto GG - Tudo Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo e Nunca Teve um Comediante Para Explicar".

Datas: 03/05 (de sexta pra sábado), as 23h59

Espaço Parlapatões - Praça Franklin Roosevelt, 158 - Informações - 3258.4449 -
  www.espacoparlapatoes.com.br
Ingressos: R$ 40,00 // Meia-entrada R$ 20,00
Duração: 80 minutos. Recomendação: 16 anos

"Olhar a Toda Prova"

Exposição de Fotos Artísticas sobre esportes Olímpicos e Paraolímpicos


Com curadoria de João Kulcsár, que se destaca na Fotografia Brasileira, a mostra "Olhar a toda prova" será apresentada no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso.
A exposição é composta por retratos em diferentes formatos (1,20 m x 2,40 m; 2 m x 2 m; 45 cm x 60 cm), um painel interativo, projeções em vídeo e uma coletânea de entrevistas inéditas de atletas brasileiros de destaque. Há ainda um espaço dedicado à acessibilidade.




 As 48 imagens de atletas incentivados pelo SESI-SP em diversas modalidades, registradas por fotógrafos como Claudio Edinger, Jonne Roriz, Marlene Bergamo e Renan Cepeda, trazem uma nova perspectiva dos retratos dos atletas. Estes fotógrafos de publicidade, fotojornalismo e conceituais visitaram as unidades do SESI para capturar estas imagens, onde estão fotografados: Serginho e Dani Lins (vôlei); Thiago Pereira (natação); Reinaldo Colucci (triathlon); Aline Ferreira (luta olímpica); Ana Marcela (maratonas aquáticas); Gustavo “Grummy” Guimarães (polo aquático); Hugo Praxedes (judô); Marco Aurélio Borges (atletismo paralímpico); Luisa Lisboa (bocha paralímpica) e Janaina Petit (vôlei sentado).

 Segundo o curador, a ideia foi ir além do registro documental das competições e propor um novo olhar sobre os esportes olímpicos e paralímpicos. "Os fotógrafos transcenderam a estética do fotojornalismo esportivo e expressaram-se com a intenção de voltar seus olhares aos diversos desafios técnicos para discutir as implicações culturais, ideológicas, sociais e psicológicas que as imagens representam", destaca Kulcsár. 


Outro destaque são as nove fotos perceptíveis pelo tato, com legendas em braile e audiodescrição. “Tanto deficientes visuais como todos que tiverem interesse poderão explorar diferentes sentidos nas visitas guiadas. 

Os visitantes serão convidados a perceber a exposição pelo tato e audição, e quem quiser poderá vendar os olhos”, conta Kulcsár, referindo-se às imagens produzidas por seis fotógrafos deficientes visuais que são seus alunos.


 Há cinco anos, Kulcsár ensina a deficientes visuais a arte de fotografar.

Atividades como palestras, encontros e oficinas também fazem parte do projeto, que entre o segundo semestre de 2013 e junho de 2016 passará por 53 unidades do SESI-SP.
Incentivador do esporte e da cultura como meio de inclusão social e melhoria da qualidade de vida, o SESI-SP atende cerca de três milhões de pessoas anualmente. Em 2012, a entidade realizou mais de 8.000 atividades esportivas e culturais em todo o Estado. 








Sobre o curador - João Kulcsár - Mestre em Artes pela Universidade de Kent, Canterbury, UK, com bolsa do British Council, foi professor visitante na Universidade de Harvard, EUA, pela Comissão Fulbright. Coordenador de fotografia do Senac. Curador de exposições fotográficas no Brasil como Claudia Andujar, Cristiano Mascaro, Maureen Bisilliat, Thomaz Farkas, Lewis Hine, FSA (Walker Evans e Dorothea Lange), Magnum, Impressões Visuais (que percorreu todas as capitais brasileiras) e Edward Curtis. No exterior foi curador de exposições nos seguintes países: Portugal, EUA, Cuba, Itália e Suíça. Kulcsár também foi responsável pela curadoria da exposição Observadores - fotógrafos da cena britânica desde 1930 até hoje. Realizada entre setembro e novembro de 2012 na Galeria de Arte do SESI-SP, a mostra recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) 2012 na categoria Artes Visuais – Fotografia. Editor do site www.alfabetizacaovisual.com.br.
 







SERVIÇO: 

Espaço FIESP II, no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso (av. Paulista, 1.313, em frente à estação Trianon-Masp do Metrô) - (11) 3146-7405 e 7406

De 16 de abril a 306/2013 - segundas, das 11h às 20h; de terça a sábado, das 10h às 20h; e domingos, das 10h às 19h (entrada até 20 minutos antes do fechamento)
Agendamentos escolares e de grupos: de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h, pelo telefone (11) 3146-7396
Classificação indicativa: livre Entrada gratuita. Os espaços têm acessibilidade



"Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte"

Exposição

Galeria de Arte do SESI-SP apresenta exposição inédita: Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte. 


O acervo do Museu Olímpico do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Lausanne, na Suíça, desembarca no Brasil para uma mostra inédita que passará por São Paulo e pelo Rio de Janeiro. A exposição interativa Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), reúne cerca de 300 peças 

do maior evento esportivo do mundo, que marcaram e representam a trajetória dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. O projeto é apresentado pela FIESP, SESI-SP, Ministério da Cultura e Grupo Bradesco Seguros. Pela primeira vez a exposição é apresentada no Brasil



Os objetos e imagens que contam a história do esporte internacional pertence ao COI, detentor do principal arquivo do mundo sobre o tema, e a um acervo reunido especialmente pelo COB.
Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, destaca: “Com o fechamento do Museu Olímpico do COI para obras de modernização, tivemos a oportunidade de trazer ao país peças que representam momentos marcantes da história moderna”. “Durante os Jogos Olímpicos, o mundo celebra a humanidade através do respeito mútuo, amizade entre os povos e a incessante busca pela excelência”, complementa a diretora cultural do COB, Christiane Paquelet.

 “O Brasil é cada vez mais o país de todos os esportes: do vôlei, da natação, da ginástica olímpica. E uma exposição como essa é mais um exemplo, mais um incentivo para a formação dos jovens campeões que o Brasil vai precisar para dar um salto no ranking de medalhas das Olimpíadas do Rio, em 2016”, diz Paulo Skaf, presidente do SESI-SP.

 “Nosso objetivo é contribuir para a promoção do espírito olímpico no país e reafirmar a vontade de estar, desde o primeiro instante, participando ativamente desse marco esportivo, social e econômico”, afirma Marco Antonio Rossi, Presidente do Grupo Bradesco Seguros, patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.




Para aproximar o público dos Jogos Olímpicos, a exposição foi dividida em oito módulos: Jogos da Antiguidade; O Sonho de Coubertin; Acendendo a Tocha; Cerimônias; Esportes e Medalhas; Mascotes; Memorabília e Time Brasil, que conectam história, emoção, conhecimento, educação e cultura.

Além da oportunidade de conhecer de perto tochas, medalhas e mascotes de diversas edições dos Jogos Olímpicos, os visitantes poderão apreciar peças raras – como a cópia do discurso proferido pelo Barão de Coubertin, em 1892, com a proposta de recriação dos Jogos Olímpicos, e a sapatilha e a medalha do brasileiro Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico nos jogos de Helsinque, em 1952, e Melbourne, em 1956. Entre os destaques mais recentes está o uniforme do tenista suíço Roger Federer – utilizado na
conquista dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.


Durante a visita, o espectador terá a experiência de empunhar a tocha dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 – com a Tower Bridge ao fundo –, tirar fotos ao lado da famosa mascote Mischa (de Moscou, em 1980) - muito fofa - e participar de uma simulação de salto em distância. Jogos educativos estarão disponíveis em uma sala de cinema, onde também serão exibidos vídeos do acervo COI.




Em agosto, a mostra Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte segue para o Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. Com realização do Comitê Olímpico Brasileiro, o projeto tem o apoio da Panasonic.
Sobre o Grupo Bradesco Seguros. A exposição “Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte” faz parte do Circuito Cultural Bradesco Seguros, que apresenta ao público calendário diversificado de eventos artísticos nacionais e internacionais, em diferentes áreas da cultura.


Sobre o SESI-SP Cultura

Há mais de 60 anos, o SESI-SP fomenta e difunde manifestações artísticas em diversas linguagens, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida dos industriários e da comunidade. Os projetos culturais da entidade, que abrangem as áreas de artes cênicas, música, literatura e artes visuais, visam fortalecer e promover a multiplicidade da arte em seus aspectos estéticos, sociais e culturais, incentivando o exercício da cidadania. Na capital e em todo o Estado de São Paulo, o Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso e os 54 centros de atividades culturais da instituição realizam espetáculos teatrais, musicais e de dança; encontros literários; mostras de cinema e exposições – complementados por ações educativas. Atuando efetivamente na formação de plateias, o SESI-SP atende cerca de 2,5 milhões de pessoas anualmente.

Serviço

Galeria de Arte do SESI-SP, no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso (av. Paulista, 1.313, em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)

 De 16 de abril a 30 de junho – às segundas, das 11h às 20h; de terça a sábado, das 10h às 20h; e domingos, das 10h às 19h
Classificação indicativa: livre. Entrada gratuita. Os espaços têm acessibilidade. Informações: (11) 3146-7405 e 7406
Agendamentos de grupos e escolas: (11) 3146-7396, de segunda a sexta, das 10h às 13h e das 14h às 17h. 

"Dois Mais Dois"



Comédia (com um quê de drama) 

Sinopse: Diego e Emilia, Richard e Betina são dois casais de amigos de longa data. Aos 40 anos são profissionais talentosos, de sucesso. Diego e Emilia tem um filho de 14 anos e uma vida familiar organizada, enquanto Richard e Betina, que não têm filhos, vivem uma vida mundana.
Em uma noite de descontração Betina e Richard confessam aos amigos que praticam a troca de casais e que gostariam de experimentar o swing com eles. Esta confissão desperta fantasias dormentes em Emilia, que insiste que Diego aceite o convite.

Sonhos e devaneios são os estopim para esta comédia hilária, mas tem também uma pitadinha de drama no meio para compensar tantos risos, que a intimidade dos dois casais vão suscitar no público.

Se quiser rir e repensar sua vida intima há neste longa uma boa jogada para sua diversão. 

No elenco Adrian Suar, Carla Peterson, Julieta Diaz e Juan Minujiin. Alfredo Casero

Uma curiosidade; O longa foi o filme nacional de maior sucesso na Argentina em 2012, ficando três semanas consecutivas no topo do ranking.

Direção Diego Kaplan. Roteiro: Juan Vera e Daniel Cúparo. 
Distribuição : Paris Filmes Duração: 107min. Censura: 
Estreia 03/5/2013