quarta-feira, 6 de maio de 2015

"Valéria e os Pássaros"

cid:image002.jpg@01D07DE9.D33F5720Na Oficina Cultural Oswald de Andrade

De José Sanchis Sinisterra. Direção Kiko Marques

Com Alejandra Sampaio, Carlos Careqa, Lianna Matheus, Marcelo Diaz, Marco Aurélio Campos, Mauro Schames, Patrícia Gordo, Rose de Oliveira, Valéria Arbex, Walter Portella e Willians Mezzacapa.

A peça Valéria e os Pássaros, montagem inédita no Brasil, é um projeto antigo da Velha Companhia, cujo último trabalho foi o espetáculo Cais ou Da Indiferença das Embarcações de Kiko Marques, que surgiu do encontro da companhia com o autor espanhol José Sanchis Sinisterra numa de suas visitas a São Paulo.
 Nesse encontro cuja memória era protagonista, as estórias afloravam, assim como os debates sobre liberdade, transformação e amor. Sinisterra entregou à Velha Companhia esse texto numa provocação e reflexão sobre a alienação.
A Velha Companhia, que vem se caracterizando por sua criação dramatúrgica, propôs a continuidade da pesquisa envolvendo uma mudança radical na estrutura do texto. Sinisterra o escreveu como monólogo com vozes em off contracenando com a protagonista.  A pesquisa da Velha Companhia abrange um coletivo. Serão 11 atores em cena. Alejandra Sampaio interpreta Valéria, Carlos Careqa, além de atuar, é responsável pela trilha sonora, sendo que uma de suas canções será interpretada por Zeca Baleiro especialmente para o espetáculo. A Direção é de Kiko Marques, recentemente premiado com SHELL, APCA e Aplauso Brasil de melhor autor e Qualidade Brasil de melhor diretor.
 Valeria e os Pássaros é um sensível olhar sobre o analfabeto político e a auto tentativa frustrada de uma alienação. Esse projeto tem o apoio do 24º Fomento ao Teatro, Oficina Cultural Oswald Andrade e Poiesis.
Sinopse:Valéria projetou pra si uma vida simples. De dia traduz folhetos de viagem para o esperanto e à noite, em sessões mediúnicas, procura seu amor pelo mundo dos mortos.  Acontece que esse não é um morto comum e sua procura parece incomodar aos mortos e aos vivos também.
Oficina Cultural Oswald de Andrade (50 lugares)-  Teatro - Rua Três Rios 363 – Bom Retiro
Informações: (11) 3221-5558. Segundas e Terças às 20h. Ingressos gratuitos. (retirar senha 1 hora antes) Duração: 100 minutos. Recomendação: 12 anos.  Temporada: de 27 de Abril - 21 de Julho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário