sexta-feira, 29 de maio de 2015

20ª Festa do Imigrante

Exibindo Festa do Imigrante - Créditos - Chris Ceneviva (2).jpg
Foto: Divulgação

 Edição comemorativa do evento acontece nos dias 14, 20 e 21 de junho envolvendo manifestações culturais de mais de 40 nacionalidades

A diversidade cultural de São Paulo - que conta com um mosaico de referências gastronômicas e artísticas do mundo todo –, tem um ponto de encontro tradicional na cidade: a Festa do Imigrante, que em 2015 ocorre nos dias 14, 20 e 21 de junho. Organizado há 20 anos pelo Museu da Imigração, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o evento tem papel fundamental no resgate da história de mais de 2,5 milhões de pessoas que passaram pela antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás desde final do século 19.  Em 2014, mais de 19 mil pessoas prestigiaram as manifestações culturais das comunidades de imigrantes e descendentes.

Para a edição comemorativa de 20 anos do evento, o Museu da Imigração preparou algumas novidades. Além da ampliação do horário de funcionamento da bilheteria – das 10h às 17h – o cantor Jerry Adriani, que nasceu no bairro do Brás e completa 50 anos de carreira, fará um show com repertório de clássicos italianos e outros sucessos de sua trajetória.  A apresentação acontecerá no dia 14, às 16h.

A 20ª Festa do Imigrante contará com 41 expositores de alimentação, 29 de artesanato e 42 grupos de apresentação artística. No total, serão mais de 40 nacionalidades representadas em diversas atrações. O público também poderá interagir com as comunidades de imigrantes e descendentes em atividades gratuitas. Entre elas, as oficinas de artesanato – como a de origami e Marguciai (pintura em ovos típica da Lituânia) - e workshops de dança com iniciação a diferentes ritmos, como as aulas de passos cubanos, bolivianos, de danças gregas e folclóricas da Rússia. Em destaque,o espaço “Temperos do Mundo” irá promover apresentações culinárias de pratos típicos, nas quais membros de comunidades irão ministrar aulas sobre o preparo de receitas: Sichuan (China), Badjia (Moçambique), Chicken tekka(Índia) e Gaiado com semilha (Ilha da Madeira – Portugal) são alguns exemplos.

O passeio de Maria Fumaça também será uma ótima opção para as famílias, com saídas de hora em hora. Já as crianças terão um cantinho especial reservado para brincadeiras, o espaço “Faz e Conta” terá contações de histórias conduzidas por Kiara Terra nos três dias de evento, sempre às 12h e às 15h. Para conferir a programação completa do evento, acesse o site: http://museudaimigracao.org.br/festa-do-imigrante/

Serviço 
20ª Festa do Imigrante -Museu da Imigração - Rua Visconde de Parnaíba, nº 1316 – Mooca –São Paulo
Datas: 14, 20 e 21 de junho de 2015. Horário: 10h às 17h (bilheteria). Ingresso: R$ 6,00
Informações: (11) 2692-1866 ou www.museudaimigracao.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário