quinta-feira, 7 de maio de 2015

“Aqui estamos com milhares de cães vindos do mar”

Foto: Valerie Mesquita 
Cia Os Barulhentos traz pela primeira vez ao Brasil coletânea de peças curtas de Matéi Visniec
Aqui Estamos Com Milhares de Cães Vindos do Mar é baseado na coletânea de peças curtas “Cuidado com as velhinhas carentes e solitárias” do romeno Matéi Visniec, a direção é de Rodrigo Spina

Depois da bem-sucedida montagem de “Muito Barulho Por Nada”, de W. Shakespeare em 2013, o grupo de teatro Os Barulhentos, sob direção artística de Rodrigo Spina, se arrisca em um novo projeto, desta vez optaram por um autor contemporâneo e que trata de questões atuais como a solidão e a falta de escuta entre nós. Aqui Estamos Com Milhares de Cães Vindos do Mar retrata o deserto contemporâneo existente nas relações humanas: seja em aspectos da vida privada, como um casal revendo seu relacionamento após uma relação sexual, seja em aspectos políticos, como uma mãe que deseja atravessar certa fronteira com seu filho e é impedida por não ter um documento válido.

A encenação
Composta de 15 peças curtas divididas em 3 eixos (fronteiras, agorafobia e deserto), a coletânea é uma obra de caráter aberto (o próprio autor, em nota introdutória, afirma que não há ordem estabelecida para montagem). Para este trabalho, Rodrigo optou por misturar as peças, elas começam e são interrompidas por outras que depois saem de cena para que as primeiras de finalizem, um ir e vir de personagens solitários, que vivem abismos nas mais variadas formas de relações (estado X cidadão, marido X mulher, indivíduo X sociedade etc.).
Tons de cinza, branco e preto cobrem todo o palco, o cenário, os atores e os figurinos, uma completa ausência de cores invade a vida dos personagens e do espectador. A cenografia, apesar dos tons, traz elementos realistas para compor as mais variadas atmosferas apresentadas no texto, como o quarto de um casal, uma lanchonete, entre outros.  “Visniec valoriza o teatro enquanto arte viva, dando ao encenador a liberdade para imprimir seus questionamentos e identidade à apresentação.”, comemora o diretor.
Apesar dos temas abordados, o texto de Visniec não é desprovido de expedientes poéticos, tampouco de humor, nele se evidenciam as influências do autor, por exemplo, o absurdo de Ionesco – sua maior referência. “Mais do que bradar propostas e soluções às inquietações de nossa sociedade fluídica, o grupo quer colocar esses questionamentos no espectador, e encerrar a encenação não com uma retumbante celebração da capacidade de superação, mas com um instigante silêncio.”, explica Rodrigo.
Ter vivido sob um regime autoritário influenciou definitivamente a obra de Visniec, sendo constante o tema da inadequação do ser humano ante a máquina estatal. Para além disso, porém, o autor não restringe esse conflito ao jugo ditatorial, demonstrando, por meio de um texto ao mesmo tempo lírico e ácido, que a democracia também pode tolher a humanidade do indivíduo, apenas o fazendo de forma mais sutil. “Vivendo em São Paulo, uma cidade com mais de 20 milhões de habitantes, não é difícil perceber que a solidão e a esquizofrenia parecem crescer exponencialmente”, comenta o diretor Rodrigo Spina

Espaço Elevador – Rua Treze de Maio 222. Bela Vista - São Paulo - SP. Telefone: (11) 3477 7732. Capacidade: 50 lugares
Temporada: de 14 de março a 31 de maio. Sábados, às 20h, domingos, às 19h
Preço: R$ 30,00. Duração: 110 minutos. Censura:14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário