terça-feira, 12 de maio de 2015

IX Mostra de Teatro de São Miguel Paulista

IX Mostra de Teatro de São Miguel Paulista
acontece com realização do Buraco d´Oráculo

O teatro de rua invade a Zona Leste com 13 espetáculos, além de intervenções circenses, oficina e lançamento de livro, na nona edição da Mostra. Cultura e diversão ao ar livre!

Entre os dias 22 e 31 de Maio, acontece a IX Mostra de Teatro de São Miguel Paulista na Praça do Casarão (ao lado da Estação Vila Mara, da CPTM), no Jardim Helena, Zona Leste de São Paulo. A programação – gratuita e diversificada – dá um panorama atual do teatro de rua brasileiro.

O evento reúne grupos, artistas e coletivos que são referência nesta arte, oriundos de regiões como Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), Goiana (GO), Itapipoca (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP) e São Paulo (interior e capital). O cortejo de Abertura acontece no dia 22/5, às 15h, no bairro da Vila Mara, com a Cia. Antropofágica. A programação traz ainda Oficina de Intervenção Urbana (30/5, às 10h) com Dyonisio Bombinha (Grupo Teatro Que Roda, de Goiana) e lançamento do Livro Artes da Enganação do cearense Orlângelo Leal, integrante da Banda da Dona Zefinha.

Os espetáculos apresentados são: Tekoha – Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno (Teatro Imaginário Maracangalha), Um Show de Variedades Palhacística (Teatro de Rocokóz), O Concerto da Lona Preta(Trupe Lona Preta), Canção, Malazarte e Trupezupe (Quem Tem Boca é Pra Gritar), A Cobra Vai Fumar - Uma Estória da FEB (Teatro Popular União e Olho Vivo), Guerras desconhecidas na Barraca de Cena(Estudo de Cena), Metapólis (Cia. Trova 8), Pinta de Palhaço (Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo), Futebol Mossa Paixão: Pra Falar de Política, Futebol e Religião (Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA...), Era Uma Vez Um Rei! (Pombas Urbanas), Pagina 469 (Grupo Engasga Gato), Pato e Laranjinha Pintando o 7 (Ass. Cultural Teatral Trupe do Pato) e O Casamento de Tabarim (Dona Zefinha).

Idealizada e realizada pelo Buraco d’Oráculo, a Mostra chega à nona edição, contemplada pelo ProAC Festivais e Mostras, da Secretaria de Estado da Cultura. O evento, atualmente, é referência nacional no âmbito do teatro de rua. Desde sua quarta edição, essa modalidade teatral se tornou a sua principal atração.

Neste ano, buscando fortalecer e reconhecimento de sua história, a mostra reafirma laços com os artistas locais e faz uma homenagem ao Movimento Popular de Artes - MPA, que surgiu no final de 1970, a partir da pesquisa de Antonio Arantes e Tadeu Giglio, antropólogos da Unicamp, para a revitalização de sítios históricos de bairros paulistanos.

Com o movimento surgiu a necessidade de espaços para abrigar a produção artística local e ter um centro aglutinador e irradiador da cultura produzida na região. Mais de 30 anos depois, o MPA continua sendo referência para pesquisadores de diversas linguagens e instituições. “Homenagear este importante movimento cultural é reconhecer que suas ações foram significativas e que ainda reverberam no bairro de São Miguel Paulista, um dos mais antigos da cidade”, explica Edson Paulo Souza, diretor do Buraco D’Oráculo. Outro ponto importante é que neste ano a Mostra reforçará as ações do grupo na Praça do Casarão, visto que, juntamente com outros coletivos, ocupa o espaço do antigo casarão, localizado na praça.

Mostra de Teatro de São Miguel Paulista - Informações: (11) 98152-4482
Local: Praça do Casarão - Vila Mara (ao lado da estação Vila Mara da CPTM). Jardim Helena/SP
De 22 a 31 de maio - sexta a domingo - 15h, 16h, 17h, 18h e 19h
Grátis (espetáculos ao ar livre). Recomendação: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário