quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

"Consertando Frank"

_R7A5803web.jpg
Fotos de Heloísa Bortz 
Eestreia dia 7 de março no MuBE Nova Cultural


Espetáculo conta a história de um repórter que, persuadido por um psicólogo, disfarça-se de paciente para conseguir uma matéria jornalística que denuncia um psicoterapeuta que desenvolveu um método de reversão da homossexualidade



Texto inédito no Brasil do autor norte-americano Ken Hanes,Consertando Frank ganha tradução e direção de Marco Antônio Pâmio. O espetáculo estreia dia 7 de março no Teatro MuBE Nova Cultural para temporada até 26 de abril. No elenco Chico Carvalho,Henrique Schafer e Rubens Caribé. Iluminação de Fran Barros, trilha sonora de Ricardo Severo, figurino de Naum Alves de Souza e cenário de Chris Aizner completam a equipe criativa de peso.

Marco Antônio Pâmio teve seu primeiro contato com o texto em novembro de 2001, durante o Festival Mix Brasil. “Assisti a uma das três exibições da adaptação para cinema da peça, sem saber do que tratava a história. Fiquei impressionado com a força do texto e abordei o diretor do filme, que estava na plateia, pois na época estava à procura de um novo projeto para fazer como ator. Ele me deu o contato do autor Ken Hanes, que prontamente me enviou o texto original.”

O processo de tradução começou em 2002 e terminou em 2003, mas não foi adiante na época porque “o tema-motor da história soava bizarro, quase surrealista: a existência de profissionais que se diziam capazes de fazer reverter a sexualidade humana”, conta Pâmio. Mas depois de 10 anos, esse assunto - surpreendentemente – voltou à tona.

“Foi quando dirigi uma leitura dele no ‘Letras em Cena’ em 2013, no auge de toda a polêmica envolvendo o pastor Marco Feliciano e outros que compartilham de suas ideias. Aquilo que soava ficção científica dez anos antes estava sendo cogitado como possibilidade real, em termos de projeto de lei. Bom para trazer o texto de novo à tona; triste por constatarmos que os tempos retrocederam no que se refere a esse assunto”, conta Pâmio.

Personagens
Dr. ARTHUR APSEY é um psicólogo conhecido por um método terapêutico de reversão da homossexualidade. Com seu poder de argumentação, acaba seduzindo Frank e colocando suas convicções em cheque.

FRANK JOHNSTON é um repórter free lancer, companheiro de Jonathan. Persuadido por ele, disfarça-se como paciente do Dr.Apsey para destruir sua reputação e, assim, conseguir a matéria jornalística de sua vida. Na corda bamba entre o papel de repórter e o de paciente, ele se torna objeto da manipulação dos dois terapeutas.

JONATHAN BALDWIN é psicólogo e companheiro de Frank. Ex-homofóbico, acabou se tornando um ativista gay e recebe vários pacientes que antes passaram pelo processo terapêutico do Dr. Apsey.

Sinopse

A peça conta a história do repórter 'free lancer' FRANK JOHNSTON, que, persuadido pelo psicólogo e ativista gay JONATHAN BALDWIN, com quem mantém uma relação amorosa, disfarça-se como paciente para conseguir a matéria jornalística de sua vida: destruir a reputação do DR. ARTHUR APSEY, psicoterapeuta que desenvolveu um método de reversão da homossexualidade. Entretanto, o plano começa a dar errado quando o poder de persuasão e argumentação do Dr. Apsey acaba seduzindo Frank e colocando suas convicções em cheque. Ao descobrir a verdadeira intenção das visitas do jornalista ao seu consultório, Apsey propõe a ele passar pelo mesmo processo de “cura”, a fim de dar mais veracidade à sua reportagem. Na medida em que Frank caminha na corda bamba entre o papel de repórter e o de paciente, ele mesmo torna-se objeto da manipulação dos dois terapeutas à sua volta.

MuBE Nova Cultural - Av Europa, com R Alemanha. 
De 7 de março a 26 de abril. Sexta às 21h30, sábado às 21h30 e domingo às 18h.
R$ 20 até 22 de março; R$ 30 a partir de 27 de março.
75 minutos. 14 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário