quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

"A Casa Amarela"


Sesc Campo Limpo apresenta A Casa Amarela – solo teatral com o ator Gero Camilo – nos dias 27 e 28 de fevereiro, sexta e sábado, às 20h30, com entrada franca. O espetáculo, dirigido por Márcia Abujamra, é uma reflexão sobre o sonho do pintor Vincent van Gogh (1853-1890) em fundar uma comunidade de artistas, cuja casa foi inaugurada, tendo como companheiro de trabalho o também pintor Paul Gauguin (1848-1903).

peça faz parte do projeto Solos e Monólogos, que tem como objetivo estimular a discussão sobre os processos criativos neste tipo de montagem, com a proposta de um bate-papo ao final de cada espetáculo.

Na encenação, Gero encarna os dois artistas que juntos viveram uma das mais intensas e espantosas oportunidades criativas da história. O ator conta que, em dezembro de 2010, viajou para Amsterdam com o propósito de conhecer melhor essa história, e revela: “o texto ficou pronto exatamente nesse período; a última frase foi escrita com o táxi na porta, esperando para me conduzir ao aeroporto, de volta ao Brasil".

O texto de A Casa Amarela explora esse desejo de Van Gogh em reunir vários e diferentes artistas, onde todos pudessem pintar, trocar ideias e informações, compartilhar técnicas e inspirações e também dividir as despesas. Ele desejava um lugar onde os pinceis dos artistas trabalhassem incessantemente, como armas, testemunhando a necessária mudança dos tempos. Tinha um sonho revolucionário: inaugurar um momento de inovação no olhar do homem.

A casa foi inaugurada em 1888 por Vincent van Gogh, Em Arles, no sul da França, e recebeu apenas um parceiro: Paul Gauguin. Na época, dois artistas ainda desconhecidos, criadores de temperamento igualmente fortes que viveram uma das mais polêmicas e tumultuadas relações da história da pintura moderna. Emile Bernard também participou desse projeto, mesmo à distância, e outros ainda fizeram parte deste pensamento colaborativo, embora nem soubessem (dos mais jovens: Seurat, Signac, Henri de Toulouse-Lautrec, Charles Laval, aos mais velhos: Monet, Renoir, Pissarro), pois discutiam constantemente, trocavam olhares como fortes "pedreiros" da arte e punham tijolos amarelos na construção de um castelo ou de uma fortaleza. Exatamente como foram aquelas paredes d’A Casa Amarela nos meses de setembro a dezembro de 1888.


Dias 27 e 28 de fevereiro - Sexta e sábado, às 20h30
Grátis. Duração: 70 minutos.  Classificação: 14 anos

Sesc Campo Limpo -  Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120. - Campo Limpo – São Paulo/SP
Horário da Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos e feriados, das 11h às 20h.
Tel.: (11) 5510-2700

Nenhum comentário:

Postar um comentário