quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental


De 19 a 29 de março de 2015, longas, médias e curtas metragens focados na temática ambiental, oriundos de mais de 23 países (grande parte deles inéditos no Brasil) serão exibidos nas salas de cinema na capital paulista.

Durante a Mostra serão exibidas produções que raramente entram em circuito de cinema no Brasil, e que participaram de grandes festivais como Berlim, Tribeca, Sundance, Cannes, Locarno, Hot Docs, CinemAmbiente, entre outros.

A 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que acontece anualmente na cidade de São Paulo, traz como um dos destaques a exibição do documentário “O Sal da Terra”, de Win Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. A produção concorre ao Oscar de melhor documentário. O longa será exibido na abertura da Mostra e terá mais uma sessão para o público.

Os filmes - divididos nas temáticas cidades, energia, biodiversidade, recursos naturais, consumo e povos e lugares - abordam questões como matriz energética e esgotamento de recursos naturais; organismos geneticamente modificados; urbanismo e a vida nas grandes cidades; extração de recursos naturais por grandes corporações e suas consequências para o meio ambiente e para comunidades; localidades remotas e a dificuldade cada vez mais premente de manter tradições junto às novas gerações que querem ganhar o mundo e frente aos dilemas impostos pelas transformações do meio ambiente, dentre outras.

Como nas edições anteriores, além da mostra contemporânea internacional - que traz o que de mais novo e melhor vem sendo produzido em diversos países -, haverá um panorama histórico (filmes que já podem ser considerados clássicos na abordagem de questões ambientais), uma homenagem a um cineasta cuja produção traz temas ambientais e uma mostra competitiva latino-americana, que desde o ano passado premia as melhores produções.

As sessões são gratuitas e acontecem em salas de cinemas da cidade de São Paulo, entre eles o Belas Artes, o Reserva Cultural, o Cine Olido, a Cinemateca e o CCSP. A Mostra promove também debates sobre filmes exibidos e traz realizadores para participarem das mesas. São promovidas também sessões em universidades e escolas, visando formação de público e promoção de debates e reflexão.

Desde sua primeira edição, em 2012, a Mostra já atingiu 52 mil pessoas, exibindo 176 filmes em mais de 70 espaços em 17 cidades. Foram promovidos 70 debates. Além da Mostra principal, que acontece na capital paulista, uma versão pocket da programação itinera por cidades do interior do estado de São Paulo no segundo semestre, levando a reflexão e o debate a vários espaços.

A 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma realização da ONG Ecofalante, e é possível graças ao Programa de Apoio à Cultura (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Pepsico e da White Martins, apoio da Eaton, do Instituto Votorantim e do Heritage Comfort Inn, e apoio institucional do PNUMA, Instituto Akatu, Instituto Pólis, Rede Nossa São Paulo, Procam/USP, Le Monde Diplomatique Brasil, Instituto Envolverde, Rádio Eldorado/Estadão, Catraca Livre e Revista Piauí.

Site: www.ecofalante.org.br/mostra
Blog: mostraecofalante.wordpress.com
Página: facebook.com/mostraecofalante
Twitter: twitter.com/mostraeco

Nenhum comentário:

Postar um comentário