Foto: Divulgação |
Cemitério São Paulo recebe espetáculo Além dos Cravos, do EmFoco Grupo de Teatro, de Fortaleza
Companhia é conhecida em sua cidade por fazer espetáculos polêmicos em locais inusitados, como ônibus e cemitério. Depois de ter feito temporada no cemitério da Consolação, grupo faz sessões no Cemitério São Paulo e Araçá.
Nascido e criado em Fortaleza, o EmFoco Grupo de Teatro deixa rastros de polêmica por onde passa. Ocupar uma casa, um ônibus ou um cemitério faz parte de sua verve artística (e de sua pesquisa teatral). Agora, em janeiro e fevereiro de 2015, o grupo está em São Paulo para apresentar gratuitamente parte de seu repertório. Depois de ter feito uma temporada curta no cemitério da Consolação, a companhia faz sessões no Cemitério São Paulo (dias 6, 7 e 8 de fevereiro) e no Araçá (dias 13, 14 e 15 de fevereiro).
O EmFoco mostra, nessa curta temporada em solo paulista, dois espetáculos: nos cemitérios realiza o Além dos Cravos e na Casa de Zuleika (Rua Silvio Sacramento, 121, Metrô Clínicas) um dos primeiros trabalhos do grupo, oJardim das Espécies (dia 26 de janeiro, 2 e 9 de fevereiro).
Qual a sensação de adentrar um cemitério? O que ele representa? O que é a vida? O que é a morte? A partir desses questionamentos, o espetáculo Além dos Cravos busca utilizar o espaço urbano – cemitério – como campo de experimentação artística. Este trabalho parte do desejo do Emfoco Grupo de teatro em voltar o seu olhar para o uso de espaços alternativos, e criar a cena a partir do jogo entre ator x público x espaço.
O cemitério é um local que nos leva a questionamentos sobre a vida e a morte, dois opostos que se complementam. Ao adentrar nesse espaço atores e público se propõem a refletir sobre o tabu – morte – e sua relação com os outros acontecimentos da vida. É por meio de uma vivência poética que o espetáculo convida os espectadores a se deslocarem por toda a extensão do cemitério e assim compartilhar experiências e incertezas acerca da vida e da finitude humana.
Jardim das Espécies é um espetáculo que se realiza em espaços não convencionais. A peça é baseada no arquétipo feminino do século XXI que tenta compreender o este universo que passou por toda a revolução feminina sem perder as funções tradicionais de mãe e de mulher. Em decorrência da pressão social, midiática e do acúmulo de funções, essa nova mulher desenvolve neuroses antes desconhecidas (TOC, cleptomania, sadomasoquismo, narcisismo, e outras), chegando a casos extremos de realizar atos “loucos”. E assim, a partir de fragmentos de histórias, jogos cênicos e de forma inusitada, o espetáculo aproxima o espectador da realidade tão comum nos nossos dias.
Em Jardim das Espécies, Célia, Teresa e Elisabete são três mulheres do século XXI que atravessaram o período pós-feminista sem perder as funções de mãe e de esposa. Três mulheres que pressionadas pelo acúmulo das atividades domésticas, pressão psicológica da sociedade e da mídia desenvolvem neuroses que culminam entre a sanidade e a loucura, ficando na linha tênue da própria realidade.
Temporada: Até 15 de fevereiro de 2015 - Sexta a domingo às 16h
Duração: 80 min/ Recomendação: 12 anos - Lotação: 45 pessoas - Tel. Informações: (11) 98623.1232
Grátis - Espetáculo com público reduzido. Solicitação de data para reserva de ingresso pelo email: temporadaemfoco@gmail.com. Por razões climáticas ou indisponibilidade do cemitério, o espetáculo poderá ser cancelado.
Cemitério São Paulo – dias 6, 7 e 8 de Fevereiro de 2015
Rua Cardeal Arcoverde, Nº 1250 – São Paulo - SP
Cemitério do Araçá – dias 13, 14 e 15 de Fevereiro de 2015
Avenida Doutor Arnaldo, 666 - Cerqueira César – São Paulo - SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário