terça-feira, 7 de outubro de 2014

"Submarino"

Foto:Divulgação
Espetáculo Submarino, de Léo Moreira com direção de Pedro Granato engata nova temporada no Centro Cultural São Paulo
  
A trama acontece o tempo todo dentro de uma piscina cenográfica. A peça é o resultado da primeira parceria entre o diretor Pedro Granato e o autor Léo Moreira (da Cia Hiato). O texto inédito foi criado para o projeto Conexões 2013, uma produção da Escola Superior de Artes Célia Helena em parceria com o Teatro Pequeno Ato

Após cumprir temporada de estreia no Teatro Cultura Inglesa, em Pinheiros, a peça Submarino - texto inédito de Léo Moreira com direção de Pedro Granato – engata nova temporada no Centro Cultural São Paulo e fazem parte do Projeto Teatro Jovem do CCSP.

Na trama, uma turma de adolescentes sempre se encontra na piscina onde praticam natação. Uma morte inesperada abala a relação de todos. Agora, o grupo de amigos precisa lidar com a perplexidade, entendimento e superação da perda. No elenco, Bárbara SgarbiCelina VazGabriel TavaresJonatan Justolin,Manuela PereiraMatheus PolimenoPedro Monteiro e Victoria Martinez.

A montagem investe na plasticidade das cenas e nos movimentos coreografados para contar uma história sensível de superação do luto e do surgimento de novos sentimentos. O local de encontro da turma tem como único cenário a piscina onde praticam natação.

A história se passa durante um ano e mostra como cada personagem lidou com a situação e como suas vidas e sentimentos foram transformados. A peça trata de questões que envolvem a morte e de como as pessoas atravessam um acontecimento trágico como a perda de uma pessoa tão jovem. Algo que deixa marcas em todos os envolvidos.

O texto revela fragmentos da vida dos personagens com grandes saltos temporais. Os atores usam seus próprios nomes para se apropriar melhor da história que estão contando e parte dos ensaios aconteceram numa piscina de verdade o que foi fundamental para definir movimentos e sensações em cena.

Para o diretor, Pedro Granato, o texto é muito provocativo. “Trata-se de um tema denso e profundo que não é normalmente associado aos adolescentes. Os diálogos são sensíveis e as marcações muito sugestivas, pois deixam espaço para criação. O fato da peça toda se passar em uma piscina é um grande desafio para a encenação, por isso também assino a luz e o cenário, pois estava intrinsicamente ligado a direção. É um espetáculo muito visual”, comenta.

Léo Moreira - autor e diretor da Cia Hiato, premiado três vezes com o Prêmio Shell de melhor autor - escreveu a peça especialmente para o Projeto Conexões, uma parceria entre o National Theatre de Londres, British Council e Cultura Inglesa com realização da Escola Superior de Artes Célia Helena.
Submarino é a primeira parceria entre Pedro Granato e Léo Moreira. O diretor comemora o resultado da união desses dois universos.  “Léo é um dramaturgo generoso. Ele não define como as cenas têm que ser. Mesmo sendo diretor ele deixa muito espaço para ser completado e isso é um prazeroso desafio de inventar a peça visualmente, achar o equivalente em música, imagem e movimento para rubricas livres e poéticas”.

Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro 1000 – Paraíso - Sala Adoniram Barbosa. 11-3397-4002. 
Temporada: 9 de setembro a 15 de outubro – Terças e quartas, às 20h. 
Ingressos: R$10,00. Retirada de ingressos 2 horas antes de cada espetáculo. 
Duração: 50 minutos. Classificação: 12 anos. Capacidade: 150 lugares

Nenhum comentário:

Postar um comentário