terça-feira, 21 de outubro de 2014

"Joelma 23º Andar"

38º EDIÇÃO DA MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO HOMENAGEIA O DIRETOR ‘CLERY CUNHA’ COM O FILME 
JOELMA 23º ANDAR.’

A Cinemateca Brasileira convidou o diretor de cinema CLERY CUNHA para participar da exibição do filme JOELMA 23º Andar que integra a programação em comemoração ao Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, em 27 de outubro, na 38º edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O filme será exibido no Dia do Patrimônio Audiovisual, 27 de outubro, as 14h no Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 03.

Cinemateca Brasileira e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo se reúnem mais um ano para celebrar o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual (World Day of Audiovisual Heritage). A data foi instituída pela 33ª Conferência Geral da Unesco e é comemorada por cinematecas de diversos países por todo o mundo, sempre com apoio da Federação Internacional de Arquivos de Filmes, a FIAF, e com o objetivo de chamar a atenção da sociedade civil e dos governos para a importância da preservação da memória audiovisual - seja em materiais fílmicos, televisivos e radiofônicos.

Sobre Clery Cunha

Clery Leite da Cunha, pseudônimo artístico de Clery Cunha, nasceu em 22 de junho de 1939 na cidade de Leopoldo Bulhões, Goiás. É ator, radialista e cineasta. Completando seus estudos no Ateneu Dom Bosco, de Goiânia, transferiu-se para São Paulo, onde iniciou suas atividades artísticas numa escola de desenho publicitário. Aficionado por quadrinhos, seu interesse pelo cinema nasceu ainda na infância, quando assistia a seriados policiais, faroestes e filmes de aventura que marcariam sua trajetória como diretor de obras populares.

Com 75 anos e 50 de carreira, Clery Cunha é um dos remanescentes da Boca do Lixo, antigo polo de produção cinematográfica localizado no bairro da Luz no centro de São Paulo. Clery está se preparando para rodar um novo longa metragem em Goiás no início de 2015 e nesse momento produz um curta e um longa chamado Tiradentes City.  

Marco da cinematografia paulista, Joelma 23º andar (1980) com Beth Goulart é baseado na tragédia do Edifício Joelma, com fotografia de Cláudio Portioli e imagens captadas pelo produtor Sebastião de Souza Lima no dia do trágico incêndio, com sequências impressionantes. Autodidata na sétima arte, o cineasta utilizou-se de técnicas televisivas de apelo popular em toda sua filmografia. Para filmar ‘Joelma 23º Andar’, ele trabalhou com cinco câmeras e isso foi ‘uma revolução para a época”, conta Clery.

Clery fundou o grupo amador, União Teatral Juvenil, mais tarde, Jaguar Tele Equipe, apresentando-se em vários clubes da Capital. Ainda no teatro, participou de duas montagens profissionais, “Antigone-América” de Ruth Escobar e “Sorocaba Senhor” de Antonio Abujamra.

Trabalhou na TV Cultura – Canal 2 e se destacou como assistente de produção e ator do programa “Enquanto a Cidade Dorme”, do Dr. João Amoroso Neto, além de participar de vários tele-teatros da emissora. Produziu e dirigiu a série “Juventude Sem Rumo” para a televisão, excursionando por várias capitais do Brasil.

A paixão pela sétima arte começou quando ainda era cabo man na TV Tupi e fez com que ele se tornasse figurante nos filmes: “Conceição”, “Convite ao Pecado”, “Carnaval Sangrento” e “Lampião, o Rei do Cangaço” de Carlos Coimbra. Clery lembra,emocionado, que  segurava a cabeça da personagem Maria Bonita e gritava “venham ver o homem que tinha o corpo fechado”.  Como ator-coadjuvante, participou dos filmes: “Um Pistoleiro Chamado Caviúna”, “Essa Nêga Chamada Tereza” e “O Exorcista de Mulheres”.

Sua grande chance veio quando Konstantin Tkaczenko lhe confiou a assistência de direção do filme “Idílio Proibido”.  Na sequencia vieram “As Mulheres amam por Conveniência”, “Maridos em Férias”, “A Virgem” e “Como Evitar o Desquite”. 

Como Diretor-Assistente fez “Macho e Fêmea”, e em 1972, depois de ser premiado no 1º Festival de Teatro Amador da TV Tupi, dirigiu seu primeiro longa “Os Desclassificados”. Um filme policial inspirado em um caso verídico, com Joana Fomm e Hélio Souto no elenco. Os temas policiais se tornaram sua maior característica,  seu estilo no cinema. 

Em 1973 dirigiu “A Pequena Orfã” (1973), rodado na cidade turística de Embu das Artes, melodrama baseado na telenovela homônima produzida pela TV Excelsior, que tem participação do sambista Noite Ilustrada; Pensionato de Mulheres (1974), com roteiro de Joana Fomm e diálogos de Ody Fraga, que reúne algumas musas da Boca do Lixo, como Magrit Siebert e Helena Ramos; e a comédia Chumbo Quente (1978), protagonizada pela dupla sertaneja Léo Canhoto e Robertinho, que foi realizada na onda do sucesso de O Menino da Porteira (1977) e se apropria do western spaghetti e de recursos circenses para narrar a aventura da dupla de heróis-cantores.

Em nova incursão pelo filme policial, O Outro Lado do Crime (1979), com José Lewgoy e participação e narração de Gil Gomes, consagrado repórter policial que fez sucesso no rádio e na TV brasileira. Dessa época, Cunha que foi o diretor do programa do SBT “Aqui Agora”, que consagrou o apresentador e locutor Gil Gomes conta que  “quando a audiência baixava, nós fazíamos reconstituições de crimes. No primeiro ‘Câmeras Escondidas’, simulei uma briga e um assalto no quarteirão do Cine Marabá, na República”, relembra.

OS Filmes que dirigiu :
Década de 1970              
Os Desclassificados (1972)
A Pequena Órfã (1973)
Pensionato de Mulheres (1974)
Eu Faço... Elas Sentem (1975)
Chumbo Quente (1977)
O Outro Lado do Crime (1978)
Joelma
Joelma 23º Andar (1979)

Década de 80
O Rei da Boca (1982)
Horas Fatais (1987)

Ano 2014
Está filmando o longa ‘Tiradentes City SP Zona Leste’.

Filmes que atuou :
1971 - Um Pistoleiro Chamado Caviuna
1969 - Sentinelas do Espaço
1964 - Lampião, O Rei do Cangaço
1960 - Conceição

Novelas que atuou:
Os Miseráveis – Tv Bandeirantes
O Grito – TV Globo
Jerônimo, o Rei do sertão – SBT
Aritana – TV Tupi

SINOPSE DOS FILMES
A PEQUENA ÓRFÃ - (Brasil, 1973, 81 min). Dir.: Clery Cunha. Com Patrícia Ayres, Dionísio Azevedo, Noite Ilustrada e outros.
Adaptação para o cinema de uma novela homônima de sucesso da TV Excelsior, apresentada entre 1968 e 1969, da qual Cunha foi assistente de direção. Os protagonistas são os mesmos atores que participaram da teledramaturgia.

PENSIONATO DE MULHERES - (Brasil, 1974, 90 min). Dir.: Clery Cunha. Com Magrit Siebert, Helena Ramos, Silvana Lopes e outros.
Garota chega do interior e se hospeda em um pensionato de mulheres em São Paulo. Uma fatalidade com uma das garotas somada ao fato de não se adaptar ao novo ambiente fazem com que ela decida voltar para sua terra.

JOELMA 23º ANDAR - (Brasil, 1979, 80 min). Dir.: Clery Cunha. Com Beth Goulart, Liana Duval, Vilma Camargo e outros. Ao perder a filha durante o incêndio do Edifício Joelma, no centro de São Paulo, a mãe procura o médium Chico Xavier na esperança de receber uma mensagem.

MARIA, NOSSA MÃE APARECIDA -(Brasil, 76 min). Dir.: Clery Cunha. Com Darcy Silva, Luiz Serra, Rosa Guimarães e outros.
 
História sobre como foi encontrada, por pescadores, a imagem da Virgem Conceição nas águas do Rio Paraíba, elucidada por depoimento de especialistas.
 

O OUTRO LADO DO CRIME
  - (Brasil, 1978, 95 min). Dir.: Clery Cunha. Com José Lewgoy, Marineide Vidal, Liana Duval e outros.
Homem casado com uma mulher pouco atraente se apaixona por uma bela garota vinda do interior e começa a gastar muito dinheiro para conquistá-la.

OS DESCLASSIFICADOS - (Brasil, 1972, 95 min). Dir.: Clery Cunha. Com Jesse James Barbosa, Roberto Bataglin, Joana Fomm e outros.
Apaixonado pela madrasta, rapaz se vinga de todos os que se colocam entre os dois.

EU FAÇO... ELAS SENTEM - (Brasil, 1975, 85 min). Dir.: Clery Cunha. Com Antônio Fagundes, Magrit Siebert, Walter Portela e outros.
Moça fica desconfiada que seu noivo, inesperadamente, começa a agir como mulher, sem saber que ele tem uma irmã gêmea.

O REI DA BOCA - (Brasil, 1982, 120 min). Dir.: Clery Cunha. Com Roberto Bonfim, Zaira Bueno e outros.
Rapaz da roça tenta ganhar a vida no garimpo, mas é torturado depois que some uma pepita de ouro. Ao matar quem o acusou do roubo, foge para São Paulo e se torna um poderoso criminoso na Boca do Lixo.
 É um clássico da filmografia do diretor.  Inspirado na vida de diversos criminosos que atuaram no Quadrilátero do Pecado e na Boca do Lixo, como Hiroito Joanides de Morais e Joaquim Pereira da Costa. 

SANTO EXPEDITO URGENTE - (Brasil, 1975, 85 min). Dir.: Clery Cunha. Com Reynaldo Sapucaia, Yara Loursi, Zé da Ilha e outros.
Funcionário que trabalha em telhados cai de uma grande altura e fica em coma por 55 dias.
Exibição: ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – FREI CANECA 3
End: Rua Frei Caneca, 569 – 3º andar – Consolação - Tel: 3472-2359

FILME: JOELMA 23ª ANDAR
Data: 27 de Outubro, as 14h
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA : 14 ANOS
ANO :  1980 - 35mm - 98min –Ficção
Direção: Clery Cunha
Roteiro: Dulce Santucci
Elenco: Beth Goulart, Liana Duval, Marly de Fátima, Carlos Marques, Marcia Fraga, Antônio Pettan
Sinopse: Jovem sensitiva consegue trabalho num dos escritórios do edifício Joelma. Baseado no livro Somos Seis,de Chico Xavier, que faz uma participação especial no filme.

A MOSTRA
De 16 a 29 de outubro, acontece em São Paulo a tradicional Mostra Internacional de Cinema. Durante duas semanas, serão exibidos 330 títulos de variados países e diversas cinematografias em 35 salas de 29 espaços, entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista. A seleção deste ano faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo, além das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas produzidas em todo o mundo. Nesta 38ª edição, a Mostra e a Petrobras renovam uma parceria que já dura treze anos, reafirmando o compromisso da empresa com a produção audiovisual e com a consolidação do evento no calendário cultural do país.

38ª Mostra Internacional de Cinema é composta por cinco seções: Competição Novos Diretores – que exibe títulos de diretores que tenham realizado até dois longas (os mais bem votados pelo público serão vistos pelo Júri Internacional, que escolhe posteriormente os que vão receber o Troféu Bandeira Paulista); Perspectiva Internacional – que apresenta um panorama do recente cinema mundial; Retrospectivas – seção com obras de diretores importantes ou mesmo desconhecidos; Apresentações Especiais – exibição de clássicos ou de filmes de diretores que estão sendo homenageados pela Mostra; e Mostra Brasil - títulos brasileiros inéditos em São Paulo.

Ingressos:
INGRESSOS INDIVIDUAIS
Segundas, terças, quartas e quintas: R$ 16,00 (inteira) / R$ 8,00 (meia).
Sextas, Sábados e Domingos: R$ 20,00 (inteira) / R$ 10,00 (meia).
* Para adquirir ingressos no dia da sessão, somente nas salas de cinema.

VALORES DE PERMANENTES, PACOTES PROMOCIONAIS E 

INGRESSOS INDIVIDUAIS
PERMANENTES E PACOTES PROMOCIONAIS
Permanente Integral – R$ 430,00
Permanente Integral Folha (15% de desconto para o titular da assinatura, mediante apresentação da carteirinha de assinante) – R$ 365,50
Permanente Especial (para sessões de 2ª a 6ª feira até às 17:55h, inclusive, não contempla finais de semana nem sessões noturnas) – R$ 100,00
Permanente Especial Folha (15% de desconto para o titular da assinatura para sessões de 2ª a 6ª feira até às 17:55h, inclusive, não contempla finais de semana nem sessões noturnas) – R$ 85,00
Pacote de 40 ingressos – R$ 315,00
Pacote de 20 ingressos – R$ 185,00
* O desconto de 15% da Folha é válido somente para o assinante titular, pessoa física.
* Desconto de 50% na compra de até dois ingressos por sessão de filme da Mostra na bilheteria dos cinemas, para a força de trabalho do sistema Petrobras (devidamente identificada com crachá funcional) e para Titulares do Cartão Petrobras (mediante apresentação do mesmo).
* A Central da Mostra não vende ingressos avulsos, apenas os pacotes.

VENDAS PELA INTERNET
No site Ingresso.com, o ingresso poderá ser adquirido com antecedência de quatro dias a um dia, da sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário