segunda-feira, 13 de outubro de 2014

2º BaZar de Espetáculos

cid:image001.jpg@01CFE243.90A1E910O Tatuapé recebe mostra gratuita de teatro
Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo sedia, durante 10 meses, todas as apresentações de
grupos de teatro reconhecidos da capital e do interior


Figura 1 - “Réquiem para um Rapaz Triste”, espetáculo do Teatro do Indivíduo (SP) que abre a Mostra

A partir de 18 de Outubro de 2014 acontecerá no Tatuapé, bairro paulistano, o 2º BaZar de Espetáculosmostra idealizada e realizada pelo Núcleo Cênico ProjetoBaZar da Cooperativa Paulista de Teatro. A segunda edição da mostra é uma das ações propostas pelo projeto “O Início, o Meio, o Fim, e o Depois?” (contemplado pela 24ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo) e contará com 12 espetáculos teatrais gratuitos de grupos da capital e do interior paulista.

A mostra abre com o espetáculo Réquiem para um Rapaz Triste, grupo do Teatro do Indivíduo.  Em cena, o ator Rodolfo Lima baseia-se nas personagens do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996) e é centrado em uma quarentona que questiona suas escolhas. O drama dá início à Mostra que nessa nova edição ganhou um novo formato: será realizada ao longo de 10 meses, mantendo uma constante programação cultural na região.  

A programação foi feita pensando em grupos que dialogam com as questões abordadas no projeto fomentado. O 2º BaZar de Espetáculos conta ainda com o importante apoio das Bibliotecas Municipais Cassiano Ricardo e Hans Christian Andersen.

O porquê do nome ProjetoBaZar
O ProjetoBaZar nasceu em 2001 quando um grupo de pessoas decidiu se reunir para juntos fortalecerem seus trabalhos artísticos. Eram atores, artistas plásticos, músicos, artesãos, que em parceria, realizaram no ano seguinte um Bazar para arrecadar fundos e fomentar a continuidade dos seus trabalhos. O BaZar deu certo e o que acontecia na casa de um dos participantes, no bairro do Tatuapé, na região da Zona Leste de São Paulo, passou a ser realizado em diversos outros lugares da cidade. O grupo que organizou o BaZar precisava de um nome, então se autodenominaram ProjetoBaZar. Assim surgiu o grupo: organizando bazares para arrecadar fundos em prol da sua arte.

Histórico do ProjetoBazar
Depois de cinco anos pesquisando, criando, ensaiando, o grupo estreou em 2006 o seu primeiro espetáculo teatral, “IRA” - inspirado na teatralização do livro “Xadrez, Truco e Outras Guerras” de José Roberto Torero. IRA serviu de base para nortear a  pesquisa cênica que desenvolvem desde então: a teatralização de textos literários nacionais, tendo a narrativa como a principal característica. O Teatro passou a ser o projeto de vida desse grupo de pessoas que hoje formam o Núcleo Cênico ProjetoBaZar.

Em 2010 o grupo passou a ensaiar na Praça José Moreno, onde estão localizadas as Bibliotecas. Em um destes ensaios, foram convidados a participar dos Saraus, e a parceria foi aos poucos se consolidando.

Tendo em vista que a pesquisa cênica do núcleo está diretamente ligada à literatura, e o teatro ser uma linguagem em que a música é peça importante, firmar parceria com a Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo (temática em música) foi fundamental para aprimorar ainda mais os trabalhos do grupo que atualmente tem em seu repertório sete espetáculos.

2º BaZar de Espetáculos
A primeira edição do BaZar de Espetáculos foi realizada em 2013 também com o apoio das bibliotecas Cassiano Ricardo e Hans Christian Andersen. O tema era O TEATRO DE RUA, contou com 10 espetáculos e um debate.

A segunda edição contará com 12 espetáculos com diferentes linguagens ao longo de 11 meses, proporcionando uma programação cultural de qualidade, constante e gratuita na região.
Além dos espetáculos, cada grupo que se apresentará realizará uma troca de experiências (Teatro e Intervenção Urbana) sobre os processos de construção dos seus espetáculos, e de que forma os mesmos interferem/transformam o espaço, seu entorno, seu público. Tanto os espetáculos como as trocas serão gratuitos.

Projeto O Início, O Meio, O Fim e o Depois?
O projeto O Início, O Meio, O Fim e o Depois? propõe a continuidade e o aperfeiçoamento da pesquisa que o Núcleo Cênico ProjetoBaZar vem realizando a partir da teatralização de textos não dramatúrgicos tendo como ponto de partida para as reflexões e criações o conto O OVO E A GALINHA de Clarice Lispector.

Mostra 2º BaZar de Espetáculos - De 18 de Outubro de 2014 a 25 de Setembro de 2015
Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo - Av. Celso Garcia, 4200. Tatuapé - 03064-000. São Paulo, SP
Tel. (11) 2092-4570 e (11) 2942-9952. Lotação: 50 lugares (sem acesso para PNE)
Entrada franca – retirar ingressos com 15 minutos de antecedência

Nenhum comentário:

Postar um comentário