segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Exposição “Pina (i.m.)”



Obras têm como base registros de Ursula Kaufmann, fotógrafa que
documentou por mais de 25 anos coreografias da icônica bailarina alemã


 Uma exposição-homenagem que relembra a trajetória de uma das maiores coreógrafas da história, retratada em pinturas feitas por um de seus melhores amigos. Em síntese essa é a proposta de Pina (i.m.), mostra que exalta o trabalho de Pina Bausch (1940-2009), reunindo 26 pinturas em óleo sobre tela, produzidas pelo artista plástico alemão radicado no Brasil Helmut C. Schippers, amigo próximo da coreógrafa desde os tempos de estudantes universitários.

As obras têm como base registros de Ursula Kaufmann, fotógrafa que documentou por mais de 25 anos coreografias de uma das mais importantes personalidades da dança contemporânea no mundo.

A mostra irá reinaugurar o prédio Joaquim Nabuco, espaço de exposições do Centro Universitário Maria Antonia USP após reforma, a partir de 17 de outubro (convidados). A exposição receberá visitantes até o dia 28 de janeiro de 2018, sempre de terças a sextas e feriados, das 10h às 18h, com entrada gratuita.

Concepção - start para os trabalhos surgiu quando Schippers foi presentado por um amigo com um livro em homenagem a Pina Bausch. “Meu amigo de muitos anos, Peter Pabst, cenógrafo do Teatro de Danças de Wuppertal, me presenteou com o seu livro ‘Peter für Pina’, escrito em parceria com Wim Wenders, como recordação do longo período de trabalho em conjunto com Pina Bausch. Nas conversas sobre a nossa amiga em comum surgiu o velho pensamento de usar em minhas pinturas o tema do Teatro de Danças”, explica.

A ideia, porém, era mais antiga, embora Schippers não considerasse preparado para mergulhar no tema. “Na verdade, há vários anos, eu havia feito pequenos estudos sobre esse tema, mas sempre acabava colocando os trabalhos de lado, pois os considerava difíceis e de muita responsabilidade. O meu encontro com Peter, aqui no Brasil, acabou me dando coragem e motivação para retomar os trabalhos”, enfatiza.

Exposição “Pina (i.m.)”. Visitação: De 17 de outubro a 27 de janeiro de 2018. 
Local: Centro Universitário Maria Antonia USP: Rua Maria Antonia, 258 e 294, Vila Buarque
Horário: terças a sextas e feriados, das 10h às 18h. Informações: (11) 3123-5200
Classificação indicativa: Livre. Entrada franca. Acesso para pessoas com deficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário