quinta-feira, 7 de março de 2013

"O MÁGICO DE OZ"

SUPERPRODUÇÃO BRASILEIRA DE ‘O MÁGICO DE OZ’ CHEGA A SÃO PAULO

Charles Möeller e Claudio Botelho dirigem elenco de 35 atores e 16 músicos, incluindo
Heloisa Perissé, Lucio Mauro Filho, André Torquato, Nicola Lama, Luiz Carlos Miéle
e Malu Rodrigues como Dorothy 

Depois de encenar ícones como ‘Hair’, ‘A Noviça Rebelde’, ‘Gypsy’ e ‘Um Violinista no Telhado’, Charles Möeller e Claudio Botelho tiveram o desafio de encarar aquele que talvez seja o mais celebrado musical de todos os tempos em seu 31º espetáculo. Escrito há mais de um século por L. Frank Baum, ‘O Mágico de Oz’ ganhou fama com o célebre longa-metragem estrelado por Judy Garland em 1939 e, de lá para cá, nunca esteve fora do centro da indústria mundial de entretenimento, em uma série de adaptações e também como referência para os mais variados criadores. A partir de 22 de fevereiro, o palco do Teatro Alfa receberá a versão autoral de Möeller & Botelho para o clássico, vista por mais de 80 mil espectadores na temporada carioca. Com apresentação do Bradesco, patrocínio da GMAC e RedeDor, Apoio Cultural Apsen, e tendo a CVC como Operadora Oficial e Gloob como Canal Oficial, a empreitada é considerada a produção mais grandiosa da Aventura Entretenimento.

A montagem é baseada na única adaptação autorizada para o teatro, feita pela Royal Shakespeare Company, seguindo praticamente todo o roteiro do filme, vencedor do Oscar de Melhor Trilha Sonora e Canção Original (‘Over the Rainbow’).

Como é de praxe, a dupla Möeller & Botelho teve total liberdade para adaptação da obra. Além de pensar em uma concepção mais adulta para o espetáculo, eles incluíram um número (‘Jitterbug’) cortado do longa, o Mágico (vivido por Miéle) ganhou uma canção inédita, com letra de Botelho sobre música de Harold Arlen, e toda a concepção visual e coreográfica é nova, fruto do trabalho em conjunto da direção com Rogério Falcão (cenários), Fause Haten (figurinos), Paulo Cesar Medeiros (iluminação) e Alonso Barros (coreografia).

A equipe artística – que tem a coordenação de Tina Salles – enfrentou o desafio de reler cenas que se tornaram lendárias no cinema, como o furacão que leva Dorothy a Oz, a aparição das Bruxas e o famoso vôo de balão com o personagem-título. ‘Esta é, sem dúvida, a nossa maior produção. O resultado desta montagem atesta a maioridade e a independência das produções nacionais no universo do teatro musical’, afirma Aniela Jordan, diretora da Aventura Entretenimento.

Para dar vida a figuras míticas – como o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde – e uma história recheada de forte carga imagética, mais de 150 profissionais trabalharam na produção de 14 cenários diferentes, nas mais de 300 peças que compõem o figurino e na preparação de efeitos cênicos.

‘O Mágico de Oz’ faz parte do Circuito Cultural Bradesco Seguros, que apresenta para o público brasileiro um calendário diversificado de eventos artísticos com espetáculos nacionais e internacionais de grande sucesso, em diferentes áreas culturais como dança, música erudita, artes plásticas, teatro, concertos de música, exposições, etc. ‘Aplicar no segmento cultural conceitos de ativação de marcas, produtos e serviços tem sido gratificante. Nestes quase quatro anos construímos diversos ‘cases’ em conjunto com os nossos patrocinadores que confirmam a vocação do teatro como evento e ferramenta de marketing, não só para aproveitamento institucional como para venda de produtos e serviços’, afirma o empresário de mídia e entretenimento Luiz Calainho.

Em breve falamos mais!

#VOU!

Nenhum comentário:

Postar um comentário