segunda-feira, 21 de setembro de 2015

“Arte & Ciência” no CCBB SP

Rogério Rosenfeld e Oswaldo Giacóia Jr. discutem as
fronteiras da física e da filosofia em mais um debate do ciclo “Arte & Ciência” no CCBB SP

Refletir sobre o universo e sua origem sempre foi uma preocupação da filosofia. Como está esse diálogo hoje? O que descobertas como buraco negro, matéria escura e expansão do universo sugerem ao pensamento filosófico hoje em dia? Para discutir estas questões o ciclo Arte & Ciência reúne o físico teórico Rogério Rosenfeld e o filósofo Oswaldo Giacóia Jr., no debate A Física na Fronteira da Filosofia, que acontece no dia 28 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. A mediação do encontro é do jornalista Ricardo Bonalume Neto.

Arte & Ciência
 propõe a seus convidados questões estimulantes e atuais, como o futuro da inteligência artificial; o papel da memória e da imaginação no mundo contemporâneo; os dilemas éticos envolvidos nas pesquisas genéticas. Os debates do ciclo estão acontecendo no CCBB São Paulo e também nos CCBBs Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

No CCBB São Paulo, os dois últimos encontros do ciclo, de uma série de sete, são A Ética nos Tempos da Biogenética, com a biogeneticista Mayana Zatz e o filósofo Vladimir Safatle, no dia 26 de outubro; e O Futuro do Humano, com o cientista Edgard Morya, da equipe de Miguel Nicolelis, e o artista plástico Eduardo Srur, no dia 31 de novembro.
O debate Física na Fronteira da Filosofia acontece no auditório do Cinema e as senhas devem ser retiradas na bilheteria, a partir das 18h30. O CCBB São Paulo fica na Álvares Penteado 112, Centro, tel.: 3113-3651.
Ciclo: Arte & Ciência. Debate: A Física na Fronteira da Filosofia
Data: 28.09.2015 – Segunda-feira. Horário: 19h30. Classificação indicativa: 12 anos
Debatedores: Oswaldo Giacóia Jr. Rogério Rosenfeld
ENTRADA FRANCA - mediante retirada de senha, distribuída a partir de uma hora antes do início do evento. .Período: maio a novembro de 2015 – última segunda-feira do mês

PROGRAMAÇÃO DO CICLO
28/09 - A FÍSICA NA FRONTEIRA DA FILOSOFIA Refletir sobre o universo e sua origem sempre foi uma preocupação da filosofia. Como está esse diálogo hoje? O que descobertas como buraco negro, matéria escura e expansão do universo sugerem ao pensamento filosófico hoje? 
ROGÉRIO ROSENFELD
 e OSWALDO GIACÓIA 

26/10 - A ÉTICA NOS TEMPOS DA BIOGENÉTICA
Como pensar a ética no mundo contemporâneo? Precisamos de uma bioética para enfrentar os desafios propostos pela biogenética e pela biotecnologia?
MAYANA ZATZ e VLADIMIR SAFATLE 

30/11 - O FUTURO DO HUMANOComo os estudos e pesquisas sobre o funcionamento cerebral podem contribuir para o bem estar humano e o que esperar para o futuro? À luz das novas tecnologias, ainda podemos falar em humanismo ou o próprio sentido do humano está se desconstruindo? Quais os caminhos da arte?
EDGARD MORYA e EDUARDO SRUR
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL SÃO PAULO > Cinema -  Rua Álvares Penteado, 112 - Centro.  São Paulo (SP). fone: (11) 3113-3651/3652. Lotação: 70 lugares
 Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.

Estacionamento conveniado: Estapar Estacionamentos - Rua da Consolação, 228 (Edifícos Zarvos) R$ 15,00 pelo período de 5 horas. Necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB. Transporte gratuito até as proximidades do CCBB - embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) e na Rua da Quitanda, próximo ao CCBB. No trajeto de volta, tem parada no Metrô República. Acesso e facilidades para deficientes físicos // Ar-condicionado// Cafeteria Cafezal

Nenhum comentário:

Postar um comentário