terça-feira, 10 de setembro de 2013

"Grão"

Espetáculo de dança Grão estreia nesta quinta-feira no Teatro GEO
 
  • Rubens Oliveira e Sergio Ignacio assinam concepção e direção
Após parceria de sucesso, que rendeu a terceira melhor colocação como espetáculo de dança pelo Guia da Folha 2012 com o espetáculo de dança Carretel, o bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira e o jornalista e psicanalista Sergio Ignacio apresentam Grão, que entra em cartaz no Teatro GEO, em São Paulo, nesta quinta-feira (12), em curta temporada.

O tema Grão surgiu da ideia de estimular e resgatar símbolos e significados que permeiam o ser humano, especialmente no que se refere a sua trajetória, de sua concepção, passando pela infância, juventude, velhice e morte física. Neste sentido, o grão figura como símbolo de mudança contínua, fazendo uma alusão ao ciclo da vida, que tem início com o plantio, a gestação e formação da vida, o cuidado, a dedicação, o desenvolvimento, a colheita (dos frutos), as oscilações da safra e entressafra (boas e más fases), (re) produção, amadurecimento e morte – e renascimento, assim como na vida.
As coreografias demonstrarão a vida, seus ciclos e fases, sempre em constante transformação. “Quando pensamos em pessoas, acredito que elas têm a oportunidade de também serem transformadas, por meio do estudo, do trabalho, da interação com outras pessoas, do aprendizado e experiências, assim como um grão, que todos somos” afirma Sergio Ignacio, codiretor do espetáculo.
  
Outra característica marcante da montagem é a verossimilhança. O objetivo é criar no público um reconhecimento com o que é visto no palco. “Exploramos o conceito de corpos urbanos, assim como fizemos em Carretel. Os bailarinos são pessoas comuns, altos, baixos, pessoas acima ou abaixo do peso ideal, de diferentes características físicas e sociais que, através de cada gesto, expressem sua própria história de vida. O resultado desta experiência faz com que a plateia se identifique com a mensagem e com os dançarinos” afirma Oliveira, que divide a direção e concepção do espetáculo.
O elenco é formado por 33 pessoas, entre 20 e 62 anos, com histórias e corpos únicos. Os idealizadores Rubens Oliveira e Sergio Ignacio participaram de criações e intervenções do coreógrafo Ivaldo Bertazzo e foram influenciados por seu projeto "Cidadão Dançante", iniciativa que levava ao palco pessoas de diferentes profissões e classes sociais.
O público poderá conferir e se identificar com os bailarinos, personagens comuns de estatura e peso diferentes, mas com a mesma essência: a constante transformação. O espetáculo tem apoio cultural do Estúdio Anacã, cenário assinado pela dupla Patrícia Fernandes e Nelson Schiesari da HocDie Design, que fará uma alusão ao campo. Já o figurino fica por conta de Joana Porto.

Os diretores
RUBENS OLIVEIRA - Bailarino, Coreógrafo e Educador. Foi integrante da Cia. Teatro Dança Ivaldo Bertazzo por oito anos. Atualmente é diretor do grupo Gumboot Dance Brasil, do Núcleo Pélagos e integrante da Antonio Nobrega Cia. de Dança.  Em 2004, então morador da região do Campo Limpo na periferia de São Paulo (SP), Rubens foi chamado por Bertazzo para integrar um projeto social dirigido por ele, com o objetivo de capacitar jovens para o futuro como cidadãos por meio de um espetáculo de dança. A disciplina atrelada a aulas de origami, ritmo e dança e apoio psicológico tinham a intenção de preparar os jovens para ampliar o conhecimento do Método Bertazzo.  Após seis espetáculos na Cia. Teatro Dança, Rubens profissionalizou-se e hoje dirige o Núcleo Pélagos na ONG Arrastão (da qual foi aluno), e o grupo Gumboot Dance Brasil. Com o projeto Carretel, Rubens endossa, mais uma vez, seu papel profissional atrelado ao seu compromisso com a transformação social pela arte.

SERGIO IGNACIO - Jornalista e Psicanalista. Membro da Sociedade Paulista de Psicanálise e sócio-diretor da XComunicação. Atua também como roteirista, tendo escrito a série ”Índia, uma Viagem Espiritual” (TV Globo), em 2006, e a peça “Doze”, para o Teatro, apresentada no Grande Auditório do MASP, em maio de 2012, com direção de Clarice Abujamra.

ROTEIRO COREOGRÁFICO
• Aragem                                                     • Semeadores
• Germinar                                                  • Lua
• Acqua/vento                                             • Nascer
• Pragas                                                      • Crescer
• Colheita                                                    • Festa
• (Re) produção/ciclo

Teatro GEO - Rua Coropés, 88, bairro de Pinheiros - Complexo Ohtake Cultural – São Paulo (SP).
Datas: 12 a 15 de setembro de 2013 (de quinta a domingo)
Horário: de quinta a sábado às 21h e domingo às 18h.
Valor do ingresso: R$ 40,00 - R$ 20,00 meia entrada.
Duração: 60 minutos. Classificação: Livre
Telefone: (11) 3728- 4925

Nenhum comentário:

Postar um comentário