terça-feira, 3 de novembro de 2015

‘Para Gelar a Alma’

 Fotos de Fábio Burtin
B\seada em contos de Edgar Allan Poe e em histórias da tradição oral brasileira 
 Estreia segunda temporada na sexta-feira 13.  
Após bem-sucedida temporada na Capela do Cemitério Consolação, o espetáculo volta ao cartaz no Sesc Ipiranga

Direção e dramaturgia de Márcio Araújo. Trilha sonora composta por Willian Guedes (Três Prêmios SHELL de melhor música) 
Direção de Arte de Carlos Moreno 
Com as atrizes Abigail Tatit, Edi Fonseca e Zeza Mota 

Em nova temporada, desta vez no auditório do Sesc Ipiranga, o espetáculo que provocou arrepios nos espectadores e agradou a crítica volta ao cartaz na sexta-feira 13 de novembro, em temporada até 12 de dezembro, sempre às sextas-feiras, às 21h30 e sábados, às 19h30.
‘Para Gelar a Alma’, espetáculo de imaginação e mistério do Grupo Na Companhia de Mulheres, é livremente inspirado em contos de Edgar Allan Poe e em uma história verídica de maldição familiar feminina.
O público é recebido por Morella, Ligeia e Berenice, três mulheres benzedeiras que foram amaldiçoadas e escaparam da morte, e convidado a ouvir histórias, tomar café e aprender com elas rituais e simpatias, numa noite atípica em que revelações decisivas virão à tona.
A peça se passa em uma casa do interior onde vivem as três benzedeiras. Sem divisão entre palco e plateia, o espaço cênico intimista acomoda o público, as atrizes e os objetos de cena. A proximidade com o cenário, a iluminação, os cânticos e a trilha sonora especialmente composta para a montagem ajudam a compor a atmosfera de suspense da encenação.
A dramaturgia de Marcio Araújo favorece a aproximação com o espectador: as personagens narram suas histórias dando seus testemunhos de como sobreviveram à maldição.

Quem são e como surgiram estas personagens

Ligeia e Morella são irmãs, primas de Berenice, todas elas vivem sob a maldição de morte e condenadas a solidão.  Morella sofre de catalepsia e tem medo de ser enterrada viva. Berenice, numa tentativa de quebrar a maldição, foge com seu grande amor e o perde num naufrágio de barco. Ligeia tem receio de sair de casa, após ter sido sequestrada e torturada quase até a morte, trabalha como jardineira no cemitério.

Do desejo inicial do grupo de trabalhar o medo e pesquisar histórias de suspense e mistério até a construção do espetáculo foram realizadas investigações de matizes diversos. Histórias arrepiantes da tradição oral contadas ao pé da cama antes de dormir ou ao redor das fogueiras, contos de assombração dos escritores expoentes do gênero do suspense e terror, pesquisas sobre o imaginário religioso, lendas e crendices enraizadas no feminino e memórias pessoais das atrizes foram alguns dos subsídios da pesquisa. Antes, porém, da definição da maldição comum a elas, foram escolhidos pelo grupo três contos de Edgar Alan Poe; “O Enterro Prematuro”, trata de uma pessoa que é enterrada viva e sobrevive, “O Poço e o Pêndulo” sobre um episódio de prisão e tortura e “Uma Descida no Maelströn”, que trata de uma personagem que fica com cabelos brancos da noite para o dia após sobreviver a um trágico naufrágio, para ser a principal referência literária que desse a Ligeia, Morella e Berenice uma tônica ainda mais misteriosa. (os nomes também são emprestados de personagens de outros contos de Poe)

A escolha pelas benzedeiras – uma experiência assombrada e comum das atrizes - veio ao encontro do interesse do grupo em dar ao espetáculo uma identidade brasileira. Já a maldição que as une surgiu a partir de uma história verídica trazida por uma das atrizes. Diz a lenda que todas as mulheres de uma mesma família seriam infelizes no amor, pois uma ancestral se apaixonou por um padre admirado e estimado por todos da cidade, e eles fugiram. Na fuga, morreram. Todo o povo ficou revoltado e amaldiçoou a mulher e toda a sua descendência.

PARA GELAR A ALMA é uma realização do Grupo Na Companhia de Mulheres e esteve em cartaz no período entre 13 de junho a 15 de agosto na Capela do Cemitério da Consolação, no Projeto Memória & Vida.

SESC Ipiranga - no auditório - Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga – tel. (11) 3340-2000 - 30 lugares
Estreia da temporada – Sexta-feira, 13 de novembro. Temporada até 12 de dezembro
Sextas às 21h30 e sábados às 19h30. Duração: 55 min. Indicado para maiores de 12 anos
Ingressos 6,00 credencial plena, 10,00 meia e 20,00 inteira
Horário de funcionamento da unidade: terça a sexta7h às 21h30, Sábados10h às 21h30
Dom. e Feriados10h às 18h30. Bilheteria - Venda de ingressos para os espetáculos da RedeSesc SP.

Os ingressos para as atividades do Sesc em São Paulo estão à venda em todas as unidades da capital, do interior e do litoral e são disponibilizados semanalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário