quinta-feira, 5 de novembro de 2015

"Ao Pé do Ouvido"


 

Novo espetáculo do Núcleo Experimental 

Ao Pé do Ouvido” conta a história de sete migrantes nordestinos que cruzaram o país para viver em São Paulo; espetáculo explora o formato da “audiopeça”, em que a dramaturgia surge a partir da costura de entrevistas gravadas com pessoais reais e a encenação consiste na interpretação fiel dos seus depoimentos

 Hisórias de sete pessoas que saíram de suas terras natais, na região Nordeste, e migraram para a cidade de São Paulo em busca de melhores oportunidades. Em cena, sete atores ouvem os depoimentos reais dessas pessoas – a babá, o porteiro, o pescador, a costureira, o pedreiro, o médico e a atriz – e os interpretam, reconstituindo suas visões de vida.
No elenco Bruna Thedy, Cy Teixeira, Herbert Bianchi , Laerte Késsimos, Rita Batata, Rodrigo Caetano e Zé Henrique de Paula

Depois de “Urinal, o Musical”, o diretor Zé Henrique de Paula explora, em “Ao Pé doOuvido”, uma variante da técnica do verbatim, popular em Londres, na Inglaterra, na qual a dramaturgia surge a partir da costura de entrevistas gravadas. Os atores dãoplay em seus celulares e, enquanto escutam o áudio dos entrevistados em seus fones de ouvido, buscam atingir o máximo grau de autenticidade dos depoimentos na atuação. Sintetizada por Zé Henrique sob o conceito de “audiopeça”, a técnica carrega a supra-realidade para dentro do espetáculo: “Existe personagem, mas não existe construção de personagem, porque o que interessa é o ator ouvir o depoimento em seu fone e reproduzi-lo fielmente, com toda a musicalidade e o sotaque original, com os pequenos sons, tosses, suspiros e pausas para respirar”, explica o diretor.

Para a construção da dramaturgia de “Ao Pé do Ouvido” foram ouvidos Silvana, Maria, Renata, José, Antonio, Francenildo e Francisco, migrantes vindos da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão. A rotatividade dos atores – que podem receber um áudio diferente a cada sessão – faz com que toda nova apresentação de “Ao Pé do Ouvido” seja única.

Audiopeça e o verbatim
A audiopeça é uma forma teatral em que o texto usado pelos atores é construído a partir das palavras exatas ditas por um ou mais entrevistados, a respeito de um determinado fato ou assunto. O objetivo é atingir um grau de fidelidade e autenticidade que se aproximem ao máximo da natureza dos testemunhos originais – os atores, nesse caso, funcionam como veiculadores (quase como uma mídia) das palavras, ao invés de criarem personagens numa estrutura convencional. Em alguns países, a palavra verbatim é utilizada para designar essa modalidade de teatro, tomando emprestada a famosa marca de fitas cassete, muito popular nos anos 1970 e 80.

Teatro do Núcleo Experimental – Rua Barra Funda, 637 – Barra Funda, tel: 3259-0898. Capacidade 56 lugares. Bilheteria funciona somente em dias de espetáculo, 1 hora antes do início da sessão. Aceita cartões Mastercard e Visa. Acesso para pessoas com deficiência. Ar Condicionado. Estacionamento na frente do teatro (não conveniado). Café no hall do teatro. Vendas também pelo site Compreingressos. Duração: 80 minutos.Recomendação: 10 anos. Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$15,00 (meia). Terças, quartas e quintas, às 21h. Até 10 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário