segunda-feira, 21 de abril de 2014

"Trágica 3"

CCBB SP estreia Trágica.3 com concepção e direção de Guilherme Leme
Um espetáculo sobre as três grandes heroínas trágicas:
Medeia, a que mata, Electra, a que manda matar e Antígona, a que se mata.

No elenco Denise Del Vecchio, Letícia Sabatella, Miwa Yanagizawa Fernando Alves Pinto e Marcello H
Montagem em versão contemporânea construída a partir da releitura de Antígona, Medeia e Electra, cruza elementos das artes plásticas, da música e da performance.
Três mitos que compõem um único espetáculo, ‘Trágica.3’, dirigido por Guilherme Leme, estreia em 26 de abril, sábado, às 20 horas, no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. A temporada se estende até 7 de julho, aos sábados, domingos e segundas e depois segue para o Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.
O processo de construção desta trilogia iniciou-se no ano de 2010, com a criação do elogiado espetáculo “Rockantygona” (vencedor do prêmio Shell de melhor iluminação e eleito pela revista Bravo como um dos melhores espetáculos em cartaz no ano de 2010) e prosseguiu com pesquisas sobre mais duas heroínas trágicas Medeia e Electra.
‘Trágica.3’ apresenta a dramaticidade feminina no seu expoente representando uma renovação audaciosa na dramaturgia da Grécia Antiga, onde as mulheres assumiam um papel secundário e inferior.
Desta vez o grande diretor e dramaturgo Heiner Muller inspirou a criação de mais dois recortes das obras de Sófocles e Eurípedes que foram escritas por Caio de Andrade e Francisco Carlos.

MEDEIA.         Este texto de Heiner Muller condensa a tragédia de Eurípides em diálogos curtos e monólogos. Em Trágica.3 o foco foi direcionado exclusivamente a personagem Medeia, cuja tônica é a traição da heroína a seu povo e ao seu sangue (mata o irmão e lança seus pedaços ao mar, possibilitando a fuga de Jasão com o velocino de ouro). Jasão por sua vez é convocado por Medeia por tê-la abandonado casando com a filha de Creonte, Rei de Corinto.

ANTÍGONA.      Baseado no clássico grego de Sófocles, Caio de Andrade sintetizou, com olhar contemporâneo, as discussões que estão além do tempo: o comportamento humano frente ao poder e à intolerância. Um recorte poético sobre o mito, com inspiração na obra do artista plástico e iluminador americano James Turrel, nos movimentos ligados às artes performáticas e também aos diversos tipos de cânticos e lamentos musicais.

ELECTRA.       Electra, (vítima como seus irmãos e também como o pai assassinado); Clitemnestra, 
tirana que juntamente com seu amante matou o marido e soberano; e Orestes (vingador que volta do exílio em companhia de um ancião e um amigo para reparar a morte do pai) formam a tríade principal desta tragédia. Três visões da vingança cultivada por Electra, guardiã da façanha executada pelo irmão, Orestes, eliminando a mãe, Clitemnestra, assassina confessa. Três personagens capazes de abranger todo o universo do texto de Sófocles, representando todos os outros partícipes da trama. Electra padeceu cotidianamente, vivendo como escrava na corte de sua família, esperando por mais de dez anos o regresso do irmão vingador. É a partir deste conflito, primeiro e fundamental, que a tragédia será contada. Electra narrará suas motivações; a vida amedrontada por expectativas que prenunciam o castigo; o desespero ininterrupto anunciado pelo tempo que, contado grão a grão na ampulheta do destino, aproxima a grande promessa de ter seu irmão Orestes a seu lado e vingar  o pai dos usurpadores que se encontram no poder.
Sinopse:   O espetáculo é uma releitura contemporânea das tragédias gregas: Medeia, Electra e Antígona. Grandes heroínas trágicas apresentadas em fragmentos poéticos que se correlacionam através da experiência dramatúrgica, sonora e visual. Três peças curtas que resultam num único espetáculo. Medeia, a que mata. Electra, a que manda matar e Antígona, a que se mata.

 Trágica.3’ - Estreia dia 26 de abril, sábado, às 20 horas, no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil. .Concepção e Direção: Guilherme Leme
Textos: Medeia (Heiner Müller), Antígona (Caio de Andrade), Electra (Francisco Carlos)
Elenco: Denise Del Vecchio, Letícia Sabatella, Miwa Yanagizawa, Fernando Alves Pinto e Marcello 

Nenhum comentário:

Postar um comentário