quarta-feira, 31 de maio de 2017

Apareceu a Margarida

_DSC6316.jpg
Foto: André Wanderley
Estreia, no Teatro Jaraguá, sob direção de Bruno Garcia. 
Marília Medina vive a divertida professora cheia de contradições

O texto, um clássico do teatro contemporâneo brasileiro, com mais de 300 encenações em 30 diferentes países, discute de forma divertida as relações de poder por meio do jogo cênico estabelecido pela personagem-título e a plateia

Depois de temporada de duas semanas na Caixa Cultural São Paulo e de uma estreia de sucesso no Rio de Janeiro, a peça Apareceu a Margarida entra em cartaz no Teatro Jaraguá para sessões de 2 de junho a 23 de julho de 2017, sextas e sábados às 21h, domingo às 19h.

Silêncio! A professora acaba de entrar na sala de aula com seu tom de voz firme e cheia de certezas sobre matemática, biologia e até assuntos que fugiriam da grade curricular. Dona Margarida é louca? Muitos diriam que sim, mas a atriz Marilia Medina defende:  “Dona Margarida não é louca, ela é pura lucidez levada ao extremo, puro instinto animal. Ela enxerga o que a maioria não vê”. Neste jogo cênico os alunos são os espectadores, convidados a entender o que há por trás da série de impressões que aquela mulher tem do mundo, transmitidas aos alunos através de um humor ácido e crítico.

O monólogo tragicômico, que aposta na percepção do público, na riqueza do texto e no trabalho de atuação, é um dos trabalhos mais prestigiados do teatro contemporâneo brasileiro. A primeira versão para os palcos foi protagonizada há 40 anos por Marília Pêra, com direção de Aderbal Freire FilhoDona Margarida de Bruno Garcia e Marília Medina segue como das montagens mais fiéis à essência da dramaturgia de Roberto Athayde. A temporada carioca foi um sucesso de público e crítica, e é a primeira vez desta montagem na capital paulista. 

“É um texto que nunca perde a atualidade, nunca fica datado. Foi o que percebemos no Rio, e é o que queremos mostrar para o púbico de São Paulo, levando à tona a reflexão sobre relações de poder, que estão cada vez mais atuais”, revela o diretor. Marília pondera que a obra provoca leituras abertas. “Encenamos o texto de uma maneira bem naturalista. Dona Margarida provoca os alunos quando sugere a passividade de alguns. São também reflexões sobre como agir dentro dos padrões e pensar fora da caixa”, pontua.

De 2 de junho a 23 de julho de 2017. Sextas e sábados, 21h. Domingo, 19h. Ingresso: R$ 60,00/ 30,00 (meia-entrada). Classificação indicativa: 14 anos . Duração do espetáculo: 75 minutos.
 Teatro Jaraguá. Rua Martins Fontes, 71, Bela Vista. Capacidade: 265 lugares. Telefone: (11) 3255.4380 | 2802.7075. Vendas:www.ingressorapido.com.br

*Para as três primeiras semanas 300 ingressos gratuitos disponíveis para pessoas de baixa renda. Mais informações no site: www.eufacocultura.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário