Edição de junho, que acontece no dia 4, domingo, traz longa estrelado por Gwyneth Paltrow e Antony Hopkins que aborda questões envolvendo a matemática. Após a sessão, o público participa de um debate com o professor e coordenador da #RedeMIS, José Luiz Goldfarb. Entrada gratuita
No domingo, 4 de junho, acontece mais uma edição do #Cineciência do MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com entrada gratuita. O projeto traz, mensalmente, um filme acompanhado por debate com especialistas na área - que abordam, com o público, a interface entre o cinema e a ciência.
Neste mês, a matemática mais uma vez entra em cena, com sessão do filme A prova (Proof, 2005, EUA, dir. John Madden).O longa conta a conflituosa história de Catherine (Gwyneth Paltrow), filha de um famoso matemático (Anthony Hopkins), que nos últimos anos de sofre de um grave desequilíbrio mental. Catherine, mesmo sem ter terminado a faculdade, exibe uma surpreendente habilidade com os números. Ela, porém, teme ter herdado não só a genialidade de Robert, mas também sua loucura. Especilamente quando começa a ter diálogos com o pai morto, que ela acredita ainda estar vivo. Na véspera do seu aniversário de 27 anos, fica ainda mais atordoada com o aparecimento da irmã, Claire, e com a visita de Hal (Jake Gyllenhaal), um ex-aluno do intelectual. A chegada dos dois personagens promove drásticas mudanças na vida e no futuro da jovem.
A exibição é seguida por debate com o professor e coordenador da #REDEMIS, José Luiz Goldfarb. A sessão acontece às 16h, no Auditório LABMIS (66 lugares), com entrada gratuita - basta retirar o ingresso com 1h de antecedência na bilheteria.
Debatedor: José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência - McGillUniversity, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC/SP. É também Assessor Geral da Presidência da Associação Brasileira 'A Hebraica' de São Paulo e diretor do KKL Brasil. É membro do conselho consultivo da Casa das Rosas (Secretaria de Estado da Cultura), membro do conselho deliberativo da Associação Amigos do Museu Judaico de São Paulo, coordenador do projeto #Rede MIS, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. É também Membro Honorário da Academia Paulista de Educação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: história da ciência e ciência no século XVII, influências herméticas em Isaac Newton, ciência e religião, história da ciência no Brasil; bibliotecas públicas, políticas públicas de promoção do livro e da leitura, judaísmo, cinema, e elaboração, produção, viabilização e implantação de projetos e eventos culturais, e gestão de presença em redes sociais.
Serviço
#CINECIÊNCIA | Junho
DATA 04.06
HORÁRIO 16h
LOCAL Auditório LABMIS (66 lugares)
INGRESSO gratuito (retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Recepção MIS - sujeito à lotação da sala)
Museu da Imagem e do Som – MISAvenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.
Estacionamento conveniado: R$ 18. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.