segunda-feira, 8 de setembro de 2014

“Incêndios”

PROTAGONIZADO POR MARIETA SEVERO E VENCEDOR DE QUATRO CATEGORIAS DO PRÊMIO APTR,  ‘INCÊNDIOS’ CHEGA A SÃO PAULO

Dirigida por Aderbal Freire-Filho, que conquistou o Prêmio Shell pelo trabalho, primeira montagem brasileira do autor libanês Wajdi Mouawad  estreia dia 19 de setembro, no Teatro FAAP

Após duas passagens pelo Rio de Janeiro, onde permaneceu oito meses em cartaz com sessões lotadas e ingressos esgotados com mais de um mês de antecedência, “Incêndios” desembarca agora em São Paulo para uma temporada de 19 de setembro a 14 de dezembro, no Teatro FAAP
Protagonizado por Marieta Severo e dirigido por Aderbal Freire-Filho, vencedor do prêmio Shell de Melhor Direção pelo trabalho, o espetáculo foi recordista de indicações ao prêmio APTR,  tendo conquistado quatro das dez categorias nas quais concorreu (Espetáculo, Atriz: Marieta Severo, Atriz Coadjuvante: Kelzy Ecard e Cenografia: Fernando Mello da Costa).  Primeira montagem brasileira do autor libanês Wajdi Mouawad, apontado como um dos grandes nomes da dramaturgia contemporânea,  “Incêndios” também foi contemplado com o Prêmio Questão de Crítica de Melhor Ator pela atuação de Marcio Vito.

A escrita de Wajdi Mouawad é marcada por situações devastadoras: guerras, exílios, perdas e injustiças. Não à toa, ‘Incêndios’ (2003) é o título de seu mais celebrado espetáculo, com dezenas de prêmios, elogiadas produções ao redor do mundo e um longa-metragem homônimo, dirigido por Denis Villeneuve e indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Apontado como um dos grandes nomes da dramaturgia contemporânea, o autor libanês se tornou conhecido pela plateia brasileira com a versão nacional de ‘Incêndios’, em montagem de Aderbal Freire-Filho, protagonizada e                  coproduzida por Marieta Severo em parceria com a produtora Maria Siman/Primeira Página Produções e com o ator Felipe de Carolis. 

A engenhosa carpintaria de Mouawad despertou a atenção de Marieta Severo para a saga da árabe Nawal, cuja vida é atravessada por décadas de uma guerra civil que parece nunca ter fim. Ela passa seus últimos anos em voluntário exílio no Ocidente, onde morre e deixa em testamento uma difícil missão para seu casal de filhos gêmeos (Felipe de Carolis e Keli Freitas): encontrar o pai e também um irmão perdido em seu remoto passado no Oriente.

 ‘É a história de três destinos que buscam suas origens, em uma tentativa de solucionar a equação de suas existências’, resumiu Mouawad na apresentação da primeira montagem da peça. A trajetória da protagonista encontra paralelo na vida do autor, nascido no Líbano, mas radicado no Canadá desde a década de 80. Encenado com sucesso em 15 países, ‘Incêndios’ chegou às mãos de Marieta e Aderbal através do ator Felipe de Carolis, coprodutor da atual montagem.

O jogo teatral e a tragédia contemporânea

Responsável por sublinhar o caráter assumidamente teatral de recentes montagens como ‘Jacinta’ (2012), ‘Hamlet’ (2008), ‘As Centenárias’ (2007) e ‘O Púcaro Búlgaro’ (2006), Aderbal se viu estimulado pela dramaturgia de Mouawad: ‘Os textos são altamente poéticos ao falar das tensões entre homem e sociedade. Mesmo situando os personagens e ações em um contexto real, a peça não localiza geograficamente a ação, apenas sabemos que se trata de Ocidente e Oriente, as cidades têm nomes inventados e datas de fatos históricos são modificadas’, comenta.

A conhecida adaptação cinematográfica da peça pode sugerir uma maior adequação da história ao cinema. No entanto, Aderbal acredita que o teatro é o meio de expressão ideal para 'Incêndios': 'Não só por ter sido concebida como uma peça de teatro e pela ilusão do teatro permitir mais liberdade ao entrelaçamento das ações, como também pelo fato do cinema ter abdicado de alguns valores importantes da peça original. Personagens e cenas fundamentais, por serem mais adequados ao teatro, foram cortados do filme, que nem por isso deixa de ser um grande filme', afirma o diretor.

Marieta  interpreta a protagonista da juventude aos momentos finais, passando por episódios dramáticos, como a adesão à guerrilha, a incessante busca pelo filho perdido e as dificuldades de ser mulher na região. ‘É o desafio de fazer um épico, explorar as possibilidades deste gênero e interpretar as variadas idades e fases da personagem’, avalia a atriz. A seu lado, além de Felipe de Carolis e Keli Freitas, estão Márcio Vito, Kelzy Ecard, Fabianna de Mello e Souza, Isaac Bernat e Julio Machado.

Estreia: 19 de setembro Temporada: até 14 de dezembro
Local: Teatro FAAP - Endereço: Rua Alagoas, 903 - Higienópolis, São Paulo – SP
Horários: Sexta-feira, às 21h, Sábado, às 21h e Domingo, às 17h
Preços: Sexta-feira: R$ 60,00 (inteira); Sábado e Domingo: R$ 90,00 (inteira)
Televendas: 3662-7233 e 3662-7234

Bilheteria: quarta a sábado, de 14h às 20h. Domingo, de 14h às 17h
Compras on-line: www.teatrofaap.showare.com.br
Duração: 120 minutos. Classificação etária: 14 anos

Estacionamento gratuito no local com vagas limitadas. *o estacionamento abre uma hora e meia antes do início do espetáculo
Incêndios é patrocinado pelo Banco Itaú. Os recursos foram captados através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet

Nenhum comentário:

Postar um comentário