"The Congress" do mesmo diretor do aclamado “Valsa com Bashir” (vencedor do Globo de Ouro), o filme do diretor e roteirista israelense Ari Folman participou da Seleção Oficial Un Certain Regard do Festival de Cannes em 2013, além de vencer como Melhor Filme de Animação no European Film Awards 2013.
O filme é uma mistura de imagem real e animação, onde a nova ideologia do futuro é marcada pela passagem do live-action para a animação. Uma adaptação cinematográfica de “The Futurological Congress”, romance do polonês Stanislaw Lem (1921-2006), autor de ficção científica, filósofo e ensaísta, que escreveu o celebrado “Solaris”, várias vezes adaptado ao cinema (por Andrey Tarkovsky, que por esse filme recebeu o Prêmio Especial do Júri em Cannes de 1972).
O CONGRESSO FUTURISTA tem no cast Robin Wright, Kodi Smit-McPhee, Danny Huston, Harvey Keitel, Paul Giamatti e Jon Hamm (voz). Robin interpreta uma atriz a quem um grande estúdio de Hollywood, Miramount, paga para que se deixe digitalizar.
SINOPSE
Robin Wright, interpretando a si própria, recebe uma oferta de um estúdio importante para vender a sua identidade cinematográfica: ela será digitalizada e serão criados vários clones digitais seus que podem ser usados sem restrições em qualquer filme de Hollywood – mesmo os mais comerciais e que a atriz no passado se recusara a fazer. Em troca, Robin receberá uma grande quantia em dinheiro, mas, mais importante que isso, o estúdio lhe promete que fará com que o seu clone digital nunca envelheça e fique jovem para toda a eternidade. O contrato será válido por 20 anos. OCongresso Futurista segue Robin quando o contrato expira e ela regressa para um mundo de fantasia no cinema.
Duração 122min.
Nenhum comentário:
Postar um comentário