A animação ‘Uma História de Amor e Fúria’, do cineasta Luiz Bolognesi, é destinada ao público jovem e adulto. Dão voz e vida aos personagens Selton Mello(de Abeguar a JC), Camila Pitanga (Janaína) e Rodrigo Santoro(Piatã).
Perpassando por 6 séculos a trama apresenta amor entre Janaína e um guerreiro indígena que, ao morrer, assume a forma de um pássaro. Na várias vidas que o casal assume, o romance sobrevive, com o traço e a linguagem de HQ, lutando contra a opressão e atravessando fases da história do Brasil, mostrando aspectos como nunca se viu: a invasão dos portugueses; a colonização; a escravidão; a balaiada; a origem do patrono do Exercito Brasileiro, bem como do cangaço; o regime militar e estendendo-se a um futuro, em 2096, que a água é um bem super precioso.
"Viver sem conhecer o passado é viver no escuro!"
"Somente pra nós haverá amanhecer".
"Ninguém é feliz quando seu povo caminha para o abismo!"
Contamos com um bate papo com a o Diretor, produtor e roteirista Luiz Bolognesi que apresentou fatos da produção do longa metragem.
- Sua produção demandou 6 anos.
- A ideia de um primeiro nome por filme: "As lutas do povo brasileiro do tacape à R15", que por uma questão de simbolismo do termo luta (= engajamento), perdeu força para o sentido mais usual no momento (=arte marcial ou disputa corporal).
- A temática do filme se deu pelo interesse pessoal em HQ e História do Brasil. E a boa ambição de fazer uma animação não infantil. E ainda a releitura de como aprendemos História do Brasil.
- A equipe conta com 6 mestrandos em Antropologia, História e Jornalismo.
- O arco dramático tem seu conteúdo baseado na Mitologia Tupi-Guarani.
- A escolha dos atores se deveu ao desejo da equipe em ter profissionais bastante comprometidos com a produção.
- A ilustração, ou seja a animação propriamente dita foi feita a posterior à agravação do texto em estúdio.
- A diretora de Arte Ana Caiado relacionou cada fase do filme com as estações no ano, nesta ordem: Primavera, Verão, Outono e Inverno, em sua palheta de cores.
Estreia dia 5 de abril, no telãoesta sensacional animação que irá sensibilizar e emocionar, além é claro de transmitir parte do conteúdo histórico do Brasil
Distribuidora: Europa Filmes Classificação: 12 anos. Duração: 76 min.
Nenhum comentário:
Postar um comentário