segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Tiros em Osasco

COM DIREÇÃO DE YARA DE NOVAES, ESTREIA EM AGOSTO NO SESI - Grátis

Inspirado na chacina ocorrida em Osasco em agosto de 2015, texto inédito de Cássio Pires traz ao público uma reflexão contundente sobre o preconceito e o individualismo impregnados no cotidiano dos grandes centros urbanos. Cenas curtas são encenadas por 11 atores do Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI-SP
Como você reage quando descobre que ocorreu um crime bem perto de você? A vida continua como se nada tivesse acontecido ou algo muda? O disparo inicial da montagem Tiros em Osasco, que reabrirá a programação do Espaço Mezanino, do SESI-SP, no dia 18 de agosto, às 20h30, começa exatamente com esse clima de “o que está havendo?”. O espetáculo, texto inédito de Cássio Pires, dirigido por Yara de Novaes, fica em cartaz no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso até 6 de novembro com entrada gratuita. Todo primeiro domingo do mês, até o final da temporada, está previsto um bate-papo com artistas e estudiosos convidados, a respeito de temas discutidos na peça.

Tendo como pano de fundo a chacina ocorrida em Osasco e Barueri há um ano, que deixou 19 mortos e cinco feridos, o texto de Cássio Pires traz provocações bem articuladas sobre as relações de violência nas grandes cidades – seja entre pessoas, seja com o espaço. É como se cada frase ácida dita em cena fosse um tiro, e cada tiro chegasse até o público acompanhado pelo som do disparo na peça encenada pelos 11 jovens atores do Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI-SP.

“Para cada fala intolerante e desprovida de fundamento, de conhecimento ou reflexão dita por essas personagens, há um estampido que ressoa em algum lugar que a vista cansada e míope já não mais consegue alcançar”, afirma a diretora Yara de Novaes. É como se cada frase ácida dita em cena fosse um tiro, e cada tiro chegasse até o público acompanhado pelo som do disparo na peça encenada pelos jovens atores do Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI-SP.

Dividida em cenas curtas, a peça é um mergulho nos cômodos dos apartamentos de jovens adultos de classe média e seus pensamentos – muitas vezes permeados de individualismo, preconceito e intolerância.

“Queremos que o teatro seja uma cena aberta da discussão de um tempo. Não estamos fazendo apenas entretenimento. Estamos enfrentando problemas”, afirma o dramaturgo Cássio Pires, que buscou fazer uma ácida crítica social e construir um clima de opressão, seja entre os personagens, seja no espaço que habitam - metáforas para a tensão presente na dinâmica social atual.

Temporada: de 18 de agosto a 6 de novembro de 2016
Horários: quarta a sábado, às 20h30. Domingo, às 19h30.
Local: Espaço Mezanino do Centro Cultural Fiesp-Ruth Cardoso - Avenida Paulista, 1313 (em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Classificação: 18 anos. Duração: 90 min. Gênero: drama. Capacidade: 50 lugares.
Grátis. Dois ingressos por pessoa.
Horário da bilheteria: quarta a sábado, das 13h às 20h30. Domingo, das 11h às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário