quinta-feira, 18 de agosto de 2016

"Canção dos Direitos da Criança"

De Toquinho e Elifas Andreato

 Sucesso de público e crítica, importante obra musical de Toquinho reestreia no Teatro 

Frei Caneca com direção de Carla Candiotto. Um dos destaques do Prêmio São Paulo de Teatro Infantil em 2015 faz nova temporada entre setembro e outubro no Teatro Frei Caneca.

Canção dos Direitos da Criança. Foto -  João Caldas (1).jpgL

Agora no teatro, o mais importante entre todos os trabalhos musicais do violonista, cantor e compositor Toquinho para o universo infantil, o disco Canção dos Direitos da Criança(interpretado por grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Chico Buarque, Elba Ramalho e Leonardo), reestreia no Teatro Frei Caneca dia 3 de setembro, sábado, às 16 horas. 

O espetáculo musical foi destaque do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem de 2015, vencendo nas categorias Cenografia (Marco Lima), Melhor Atriz (Carol Badra) e Melhor Produção (Script Produções). Carla Candiotto, diretora do espetáculo, teve outra peça consagrada em 2015 pelo APCA, Cinderela Lá Lá Lá

Com músicas de Toquinho e Elifas Andreato, a peça - realização da Script Produções - tem texto e direção de Carla Candiotto, cenário e figurino de Marco Lima, luz de Wagner Freire e direção musical e arranjos vocais de Daniel Rocha. O elenco reúne Carol Badra (Rainha), Fabiano Medeiros (Menino), André Dias/ Edgar Bustamante (se revezando em dois papeis - Faxineiro e Primeiro Ministro em substituição a Igor Miranda), Roberson Lima (Coisinha, no lugar de Bernardo Berro), Carolina Rocha (Coisinha), Lucas Cândido (Coisinha), Renata Airoldi (Coisinha) e Thiago Ledier (Coisinha).

Inspirado na Declaração Universal dos Direitos da Criança, Toquinho Elifas compuseram 10 músicas, cada uma para um dos 10 princípios aprovados pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em novembro de 1959. Para dar vida às canções e encenar o espetáculo, a diretora Carla Candiotto (prêmios APCA e Coca-Cola Femsa) foi buscar na história a origem dos direitos da criança. Encontrou conteúdo na figura de uma intelectual, escritora e humanista inglesa, pioneira do movimento em defesa dos direitos da criança, Eglantyne Jebb (1876-1928).

Divertido e atual, o texto do espetáculo foi criado pela diretora durante os ensaios. A montagem tem o estilo característico de Carla Candiotto (criadora da premiada Cia Le Plat du Jour, ao lado de Alexandra Golik) – rápidas movimentações em cena, corre-corre, luta e bordões que marcam cada personagem. No reino da Rainha Má, as crianças são chamadas de “Coisinha” e estão às voltas com planos mirabolantes para convencer a todos de que precisam de mais comida. Nessa aventura, precisam vencer o fiel escudeiro da Rainha, o Primeiro Ministro, que quer dominar o mundo e ser o mais lindão do Reino. 

Com 60 minutos de duração, a peça dosa na mesma medida texto e música (foram selecionadas 7 das 11 canções do disco para integrar o musical), entre elas Gente tem sobrenomeÉ bom ser criança, Imaginem, Natureza distraídaHerdeiros do Futuro e Aquarela, a única que não faz parte do disco A Canção dos Direitos da Criança. A paixão pela turma, a linguagem do rap e brincadeiras de quente e frio ajudam a deixar o espetáculo identificado com o universo da garotada.

A proposta do musical é estimular a criatividade, passando a importância e o significado dos direitos da criança de forma irreverente e divertida.

Toquinho para crianças

É vasta e importante a obra de Toquinho dedicada às crianças. Os trabalhos do violonista, cantor e compositor voltados ao público infantil foram criados a partir da década de 80, quando Vinicius de Moraes pediu ao parceiro que musicasse seus poemas do livro Arca de Noé.  Resultaram desse trabalho os discos Arca de Noé 1 e Arca de Noé 2, lançados pela gravadora Ariola, em 1980 e 1981, respectivamente. Em 1983, veio Casa de Brinquedos, onde os brinquedos ganham vida, e viram personagens que falam por meio de seus intérpretes. A Bicicleta é Simone, O Robô é o Tom Zé, O Aviãozinho é o próprio Toquinho. Chico Buarque, Paulinho Boca de Cantor, Carlinhos Vergueiro, Baby Consuelo, Cláudio Nucci  e Roupa Nova também participam.

Reestreia 3 de setembro, sábado, às 16h. Temporada: Até 30 de outubro. Sábados, às 16h, e domingos, às 15h. Local: Teatro Shopping Frei Caneca - Rua Frei Caneca, 596 – 7° andar – Consolação. Capacidade: 600 lugares. Duração: 60 minutos. Classificação Indicativa: Livre. Ingressos: R$60 (inteira) e R$ 30 (meia).



 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário