segunda-feira, 15 de agosto de 2016

FranceDanse Brasil 2016


De 18 AGO a 15 NOV.
 Concebida pelo Institut Français, a operação FranceDanse é apresentada desde 2007 em todos os continentes. Após Coreia, Itália, Rússia, Québec, China e ainda Nova Iorque, o FranceDanse chega ao Brasil pela primeira vez, após passar por 15 países da Europa, Ásia, Oceania e Estados Unidos para percorrer em três meses, de agosto a novembro, 15 cidades, de norte a sul, com 16 companhias francesas de dança contemporânea, somando mais de 70 apresentações, seminários, conferências dançadas, residências artísticas, workshops e mostra de filmes e videodança, que ocorrerão em diferentes instituições, teatros e universidades.

Em sua 16ª edição a estreia em solo brasileiro reúne uma extensa programação artística comum pensada e realizada em esforço conjunto entre a rede de instituições culturais francesas no Brasil e mais de 30 parceiros locais. São 16 companhias de várias regiões da França representadas por coreógrafos renomados como Maguy Marin, Jérôme Bel, Christian Rizzo, Fabrice Lambert, Käfig, Fabrice Ramalingom e jovens talentos ainda pouco conhecidos no exterior, que exploram a simultaneidade de linguagens - dança, artes visuais, performance, teatro, vídeo, cinema, música ao vivo, como Samuel Lefeuvre e Raphaëlle Latini, David Wampach, Frank Michelleti, François Chaignaud & Cecilia Bengolea, Nadia Beugré, Latifa Laâbissi, Herman Diephuis, além de pesquisadores de universidades brasileiras e francesas para seminários, com ênfase na dança, imersão e difusão de conceitos, firmando colaborações entre profissionais dos dois países.

Esta programação tem uma característica: foi elaborada em constante diálogo com os parceiros brasileiros para oferecer um amplo olhar sobre a vitalidade da dança contemporânea francesa, misturando estéticas bem variadas.

Iniciativa conjunta do Institut français e da Embaixada da França no Brasil com o apoio do Ministério da cultura e da comunicação da França, este evento reúne os parceiros em torno de uma programação artística comum.

Por todo o território brasileiro, festivais, teatros, universidades, galerias de arte e museus se unem para criar um momento de visibilidade excepcional da dança francesa contemporânea. FranceDanse, além dos espetáculos, conta com um amplo programa de colaborações entre artistas franceses e brasileiros, oficinas, seminários em parceria com universidades, encontros com artistas e também um programa de videodança e de cinema para semear futuras parcerias entre os dois paises.

FranceDanse será um momento de encontro privilegiado do público brasileiro com a riqueza da dança contemporânea francesa sob todos os seus aspectos.

*Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Londrina, Natal, Paulínia, Petrópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo

Programação completa :
www.ambafrance-br.org/-FranceDanse-Brasil-

www.facebook.com/events/272643543115382/

www.institutfrancais.com/fr/danse/francedanse

Em parceria com : Minc / Funarte, SESC, CCBB, Embaixada da Espanha, Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, Bienal de dança do Ceará, Casa do Povo, Dell’Arte, Opus Promoções, AVOA ! Núcleo artístico, Redes da Maré (Escola livre de dança da Maré, Centro de Artes da Maré),Teatro Alfa, Teatro Sérgio Cardoso

Os festivais: Cena CompliCidades, Porto Alegre em Cena, Festival Panorama, Dança em Trânsito, FILO, MID e Festival Contemporâneo de Dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário