sexta-feira, 31 de julho de 2015

"Como a Gente Gosta"

Estreia dia 31 de Julho no Teatro Nair Bello com  Pedro Paulo Rangel

em COMO A GENTE GOSTA

De William ShakespeareTradução Vinicius Coimbra e Gabriel FalcãoDireção e Adaptação Vinicius Coimbra

Com Pedro Paulo Rangel, Andrea Dantas, Priscila Steinman, Gabriel Falcão, Patrícia Pinho, João Lucas Romero, Alexandre Contini, Xando Graça e Jitman Vibranovski

Laços desfeitos em nome de ambições pessoais. Uma paixão avassaladora. Uma personagem que troca de identidade e coloca o amor do pretendente à prova. Interesses amorosos correspondidos ou não.  Um final feliz. Coisas de novela? Poderiam ser se não tivessem saído da cabeça de um gênio do teatro em idos do século XVII.  Essas e outras situações compõem a trama de Como a Gente Gosta(As you like it), comédia de William Shakespeare dirigida por Vinicius Coimbra e cujo elenco traz Pedro Paulo Rangel, Andrea Dantas, Priscila Steinman e Gabriel Falcão, entre outros nomes dos palcos e da TV. A montagem iniciou tournê pelo Teatro Abel (Niterói) em 01 de maio e chega ao Teatro Nair Bello para curta temporada, após temporada no Teatro Dos Quatro, no Rio de Janeiro. A montagem é especial para vários dos artistas envolvidos.

Não vem de hoje o fascínio que a obra desse autor exerce sobre Vinicius Coimbra, que traduziu e adaptou o texto. Ele costuma mergulhar na obra do bardo inglês entre um trabalho e outro para a TV Globo, onde dirigiu novelas como “Insensato coração” e “Lado a Lado” – detentora de um EMMY, prêmio máximo da TV mundial. E a vontade de fazer um Shakespeare só ganhava força. A trágica trama de “Macbeth” inspirou, por exemplo, o roteiro do longa “A floresta que se move”, que acaba de filmar. O teatro não tardaria por esperar. 

No caso de Como a Gente Gosta, tudo começou com Rosalinda. Foi movido pela curiosidade pela personagem que Vinicius chegou ao texto. Mais exatamente pelas mãos de Harold Bloom, tido como o mais respeitado estudioso de Shakespeare. Dois anos atrás, durante a leitura de “A invenção do humano”, no capítulo dedicado a “As you like it”, chamaram sua atenção as observações sobre a heroína.  E acabou fascinado por outro aspecto do texto: o fato de tratar do amor e suas diferentes formas. “Ao trazer pares variados, a peça brinca com os gêneros. Não só traz diferentes visões sobre o amor como mostra muito do comportamento humano. Algo totalmente atual”, analisa o diretor.

E a atualidade do texto levou-o a optar por uma montagem contemporânea. A começar pela tradução e adaptação, assinada juntamente com Gabriel Falcão, com quem trabalhou em “Malhação”. Tendo ganhado títulos que vão de “Como gostais” a “Como quiserem”, a peça virou nas mãos da dupla Como a Gente Gosta. “Quisemos com isso manter o aspecto irônico do texto. O olhar do público importa, mas quisemos também nos incluir nesse olhar. Fica mais humilde”, reconhece Vinicius. A retórica arcaica de antigas traduções deu lugar a um vocabulário atual, tendo preservado falas rimadas e uma peculiaridade do autor: a de grande frasista. “A tradução muito literal pode afastar o público, e isso não é o que queremos”, observa. O convite está feito.

Sinopse: Duque é deposto por seu irmão, Frederico, e refugia-se na Floresta de Arden. Sua filha Rosalinda é mantida na cidade graças ao apreço de sua prima Célia. Anos depois, Rosalinda apaixona-se pelo jovem Orlando. Esse encontro sofre um revés: Orlando foge ao saber da intenção de seu irmão, Olivério, em matá-lo. Já Rosalinda é banida e foge na companhia da prima e do bobo. Para proteger sua honra, assume a identidade de Sebastião. É nessa condição que reencontra Orlando na Floresta de Arden, onde o jovem tem seu amor por ela colocado à prova. Neste ínterim, paixões são despertadas e surgem situações embaraçosas, esclarecidas após a identidade de Rosalinda ser revelada.

Além deles, Shakespeare nos presenteia com um leque de personagens espirituosos e afiados. É desta peça a célebre fala: "O mundo inteiro é um palco, e todos os homens e mulheres, apenas atores. Eles entram e saem de cena, e cada um, a seu tempo, representa muitos papéis”. O dramaturgo solta seus personagens na floresta e diverte-se ao vê-los encenar as diferentes formas que a paixão pode tomar.

Teatro Shopping Frei Caneca - Rua Frei Caneca, 569 - 3° andar. Telefone: 3472-2414.

Bilheteria: de terça a sexta, das 14h às 21h30; sábados das 14 às 21h e domingos, das 14 às 18h. Aceita todos os cartões de débito e crédito. Não aceita cheque. Estacionamento R$ 9 até duas horas.Vendas: www.ingresso.com e tel.: 4003-2330Sexta às 21h30 | Sábado às 21h | Domingo às 19h. Ingressos: R$ 60. Duração: 80 minutos. Recomendação: 14 anos. Temporada: até 20 de Setembro


Nenhum comentário:

Postar um comentário