domingo, 30 de junho de 2013

Prêmio Brasil Fotografia 2013

Ministério da Cultura e Porto Seguro Cia de Seguros Gerais apresentam o
Prêmio Brasil Fotografia 2013
Inscrições de 2 de Julho a 11 de Agosto de 2013
Além dos prêmios regulares este ano o Prêmio Brasil Fotografia lança a categoria BOLSA PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETO.  O premiado será acompanhado durante a execução do projeto por um dos membros da Comissão de Seleção.

O Prêmio Brasil Fotografia é destinado a fotógrafos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil.
A ação curatorial propõe a apresentação de ensaios, séries fotográficas e projetos que elaborem uma reflexão na qual a fotografia, independentemente de temas pré-estabelecidos, traga à tona a diversidade de abordagens possíveis que reflita a história social e estética do olhar contemporâneo.
As inscrições podem ser feitas via postal ou pessoalmente, de segunda a sexta- feira, das 10h às 17h, no período de 02 de Julho a 11 de Agosto de 2013; sábado e domingo, dias 10 e 11 de Agosto de 2013, das 9h às 13h.
A Comissão de Premiação 2013 é composta por Cildo Oliveira, artista visual;  Diógenes Moura, curador;  Eder Chiodetto,  curador e professor;  Maria Hirszman,  crítica de fotografia; Ronaldo Entler, pesquisador e professor.  
Mais Informações e regulamento completo pode ser obtido através do sitewww.portoseguro.com.br/fotografia . Os prêmios variam entre R$ 10.000 e R$ 40.000 reais.
Categorias de inscrição
Ensaios fotográficos 
Para ensaios ou séries que formem um conjunto entre oito e doze imagens sobre o mesmo tema caracterizando uma linguagem fotográfica de cunho autoral, seja com ênfase no documentarismo ou no experimentalismo. Não há restrição quanto à forma de captação de imagem ou aos métodos de pós-produção.
Serão aceitos ensaios fotográficos em cor ou em preto-e-branco, obrigatoriamente impressos – com no mínimo 8 (oito) e no máximo 12 (doze) fotografias no formato máximo de 40 cm do lado maior, com margem ou não. No caso do trabalho conter dípticos, deverá ser contabilizado como duas obras. O artista deverá indicar qual a dimensão final de cada fotografia no caso dela vir a participar da exposição.
Serão aceitos trabalhos em formatos digitais, projeto escrito e qualquer outra mídia, tanto para uma série quanto para peças únicas, desde que a forma apresentada seja o suporte de finalização do trabalho. Neste caso o envio da inscrição será exclusivamente pelo site.                                                                                          
Bolsa para desenvolvimento de projeto - O fotógrafo deverá enviar projeto contendo objetivo, justificativa e cronograma de trabalho de no máximo 06 (seis) meses, além de currículo e portfólio de 12 imagens digitalizadas e encaminhadas pelo site, via formulário de inscrição.                                                                                        
O projeto premiado será acompanhado por um dos membros da Comissão de Seleção na função de tutor, que apresentará relatório do trabalho do bolsista.                                                                                                  
O resultado do Projeto ficará como prêmio aquisição compondo o Acervo do Instituto Porto Seguro.

“Passada mais de uma década de existência do Prêmio Porto Seguro Fotografia, que passou a se chamar Prêmio Brasil Fotografia, muita coisa mudou no panorama na fotografia nacional e mundial. Nesta última década a circulação de imagens aumentou exponencialmente, os amadores passaram a usar a fotografia como ferramenta cotidiana, profissionais deixaram de depender exclusivamente de veículos e espaços institucionais para difundir seus trabalhos. Muitos profissionais, artistas ou não, passaram a dominar todas as etapas de produção, edição, difusão e comercialização de suas obras que agora são vistas e comentadas em escala global.
Para se destacar no panorama da fotografia, amadores e profissionais passaram, cada vez mais, a desenvolver ensaios e séries fotográficas com o intuito de se aprofundar nos seus temas e criar uma linguagem autoral, num movimento que tem levado a fotografia a se expandir por meio de uma imensa diversidade de pontos de vistas que tendem, assim, a criar uma reflexão mais dialética e democrática sobre os temas abordados.
As novas tecnologias facilitaram a entrada de amadores e artistas não familiarizados com as técnicas do processo fotográfico, também contribuindo decisivamente para ampliar o repertório da fotografia contemporânea criando, inclusive, inesperados e bem-vindos pontos de intersecção com outras linguagens. Um dos efeitos desse movimento foi o estreitamento da barreira entre os conceitos de documento e arte.
O Prêmio Brasil Fotografia tem como objetivo privilegiar e refletir esse momento de extrema criatividade e renovação que a fotografia em escala global passou a representar e que a produção brasileira, sem sombra de dúvida, é uma das principais protagonistas.”
Prêmio Brasil Fotografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário