domingo, 30 de junho de 2013

Movimento Elefantes - Projeto Coisa Fina

MOVIMENTO ELEFANTES
Inaugura nova temporada de shows na Central das Artes
com show do PROJETO COISA FINA

O coletivo terá programação fixa na Central das Artes todas as segundas-feiras

O Movimento Elefantes inaugura no dia 01 de julho, às 21h, sua nova temporada de shows que acontecerá na Central das Artes, no bairro Perdizes em São Paulo. O show do Projeto Coisa Fina terá músicas do seu primeiro homenageado, o maestro pernambucano Moacir Santos, além de outras composições de Mozar Terra, Laércio de Freitas, Marcelo Vilor, Theo de Barros; e a música autoral Vinheta Elefântica, de Vinicius Pereira, bandleader da banda Projeto Coisa Fina.
Outro destaque da noite será a interpretação da banda para Alforria, música do carioca Henrique Band classificada por Vinícius Pereira como “Uma música ‘moaciriana’, sem dúvida”.

 
Projeto Coisa Fina

Fundada no final do ano de 2005, por iniciativa do saxofonista Daniel Nogueira e do contrabaixista Vinicius Pereira, a banda Projeto Coisa Fina surge com o propósito de difundir a música de grandes compositores, tendo como primeiro homenageado o maestro Moacir Santos - ícone da história da música brasileira. 
Promovendo a fusão entre canção e música instrumental, Jazz e ritmos brasileiros, o Projeto Coisa Fina provoca o ouvinte brasileiro a vivenciar suas raízes e resgatar sua diversidade. Assim, integrantes do grupo arranjam, também, músicas de outros nomes importantes como J.T. Meirelles, Chico Buarque, Milton Nascimento e, incentivados por essa vivência musical, também escrevem músicas próprias. Mas é ao maestro Moacir Santos que devem sua maior inspiração.
Assim como a base do trabalho do Projeto Coisa Fina, o primeiro CD da banda - Homenagem a Moacir Santos - tem um repertório baseado na obra do maestro pernambucano, além de músicas de integrantes da banda.


Movimento Elefantes

Movimento Elefantes é um coletivo de bandas de sopro (orquestras ou big bands) integrado por onze grupos paulistas: Banda Urbana, Projeto Coisa Fina, Projeto Meretrio, Big Band da Santa,  Grupo Comboio, Orquestra HB, Banda Savana , Banda Jazzco, Nelsinho Gomes & NG8 Project, Orquestra Urbana Arruda Brasil e Speakin' Jazz. É também uma iniciativa inédita, sendo a primeira vez que um coletivo de big bands se reúne para difundir e formar público para a música instrumental por meio de ações colaborativas.

Todos os grupos trabalham com músicas autorais, além de interpretarem grandes compositores brasileiros, latinos e do jazz. Apesar de contarem com uma formação instrumental parecida (saxofones, trompetes, trombones, baixo, guitarra, piano e bateria), cada grupo tem uma sonoridade e trajetória particular.

O grupo mais novo tem três anos (Projeto Meretrio) enquanto o mais velho, 36 (Banda Jazzco). Os grupos já circularam pelas principais casas do circuito musical da cidade de São Paulo e por muitos festivais, teatros, SESCs e SESIs Brasil afora.

O Movimento Elefantes tem mobilizado o circuito de música instrumental também por ações divulgadas na internet e tem um modelo de gestão considerado inovador pelo governo brasileiro. Contemplado, em 2012, pelo Ministério da Cultura com o ‘Prêmio Economia Criativa’ na categoria Gestão de Empreendimentos, o Movimento Elefantes ficou em 40º lugar entre 100 selecionados no edital de fomento à iniciativas empreendedoras e inovadoras. O prêmio ratifica o modelo de gestão do coletivo e os três anos de ações colaborativas para difundir a música instrumental brasileira.

O   coletivo  tem site  e  está nas principais mídias sociais como o Twitter e o Facebook. 


Repertório:
01 - Nanã (Moacir Santos)
02 - Mãe Iracema (Moacir Santos)
03 - Amphibious (Moacir Santos)
04 - April Child (Moacir Santos)
05 - Maracatucutê (Moacir Santos)
06 - Suk Cha (Moacir Santos)
07 - Som de Cristal (Laércio de Freitas)
08 - Alforria (Henrique Band)
09 - Ascensão (Mozar Terra)
10 - Fulô de Araça (Marcelo Vilor)
11 - Angola (Theo de Barros)
12- Vinheta Elefântica (Vinicius Pereira)
13 - Coisa Nº6 (Moacir Santos)

Músicos:
Walmer Carvalho – sax alto
Daniel Nogueira – sax tenor e flauta
Ivan de Andrade – sax tenor e flauta
Anderson Quevedo – sax barítono e flauta
Amílcar Rodrigues – 1º trompete
Alessandro Ribeiro – 2º trompete
Odirlei Machado – trombone tenor
Abdnald Santiago – trombone baixo
Fabio Leandro – piano
Thiago Melo – guitarra
Matheus Prado – percussão
Mauricio Caetano – bateria
Vinicius Pereira – contrabaixo acústico

Programação Temporada Central das Artes
01/07 - Projeto Coisa Fina
08/07 - Speakin' Jazz Big Band
15/07 - Orquestra Arruda Brasil
22/07 - Banda Urbana
29/07 - Orquestra HB
05/08 - Grupo Comboio
12/08 - Big Band da Santa
19/08 - Banda Jazzco
26/08 - Banda Savana

Serviço:
Projeto Coisa Fina - Movimento Elefantes
Dia 01 de julho, segunda-feira, às 21h
Central das Artes - Rua Apinagés, 1081 Sumaré São Paulo -SP- tel: (11) 3865-4165
Valor do Ingresso: R$ 15 - Duração: 60 min.

#FUIEVOU

Nenhum comentário:

Postar um comentário