domingo, 25 de setembro de 2016

Shtim Shlim – O Sonho de um Aprendiz


Programação gratuita conta com instalação interativa, espetáculo e
oficinas. Grupo carioca também apresenta o projeto Viagem pelo Mundo Através das Histórias com uma exposição interativa que integra
narração de histórias, oficinas, conversas e roda de histórias


A partir de 1º de outubro o público que for até a Caixa Cultural na Praça da Sé em São Paulo será convidado a ouvir histórias, além de assistir a um espetáculo percorrendo os cenários repletos de tapetes e grandes objetos confeccionados com tecidos coloridos. Com uma programação gratuita o grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias chegam à capital paulista com dois projetos: Viagem pelo Mundo Através das Histórias e o inédito Shtim Shlim – O Sonho de um Aprendiz. Há 18 anos, o grupo, capitaneado por Cadu Cinelli e Warley Goulart, vem desenvolvendo propostas artísticas multidisciplinares que alinham as artes têxteis, oralidade, teatro e animação de formas.

Em Viagem pelo Mundo Através das Histórias por meio de uma exposição interativa o público é convidado a percorrer os cinco continentes, conhecendo culturas e costumes através de objetos, como tapetes, malas, painéis, caixas de madeira e livros de pano que servem de cenários para narrativas do mundo inteiro. O projeto também reúne apresentações, oficinas, roda de histórias e roda de conversa.

Inspirado em um conto popular dos povos nômades do norte da África, o inédito Shtim Shlim – O Sonho de um Aprendiz apresenta uma proposta inovadora e original, de caráter multidisciplinar (relacionando artes visuais, narração de histórias e teatro). Com direção artística da educadora e contadora de histórias ganense, Inno Sorsy, e supervisão cenográfica da atriz e artista visual, Analu Prestes, o grupo amplia a escala cenográfica, tomando o espaço da galeria como uma narrativa única e inteira, um espaço para “performar” ao lado do visitante-espectador que, desta forma, escuta, vê e vivencia a história. Entres as peças, está uma árvore quatro metros de altura, um cão da raça galgo de dois metros e uma extensa cama de gato que permite o visitante atravessá-la.

“A nossa ideia era criar uma instalação em que o público pudesse percorrê-la enquanto contávamos as aventuras de Shtim Shlim. Nós críamos os objetos de tecido em larga escala, para que o espectador pudesse ter a sensação de estar dentro da casa do mago, do castelo da princesa”, explica o ator e idealizador Cadu Cinelli, que também assina a coordenação geral.

Caixa Cultural São Paulo  – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP). Telefone – (11) 3321-4400.Capacidade – 75 lugares. Acesso para pessoas com deficiênciaPatrocínio – Caixa Econômica Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário