domingo, 25 de setembro de 2016

Lixo: menos é mais

 Sesc analisa resíduos do Mirada na cidade de Santos

Estruturas em formatos diversos instaladas pela cidade terão destino adequado,
alinhado com as diretrizes do programa Lixo: Menos é Mais.
  
Uma série de ações pautada pelo Lixo: menos é mais, programa do Sesc São Paulo para diminuir o impacto ambiental dos seus resíduos, foi desenvolvida durante a quarta edição do MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, que terminou neste domingo (18).

Em conjunto com o Instituto Ecoar, parceiro da instituição nas ações de planejamento da gestão de resíduos e educação ambiental, foi realizado um diagnóstico dos materiais descartados nos espetáculos, nas atividades formativas e nos camarins. Este estudo levantou os tipos de resíduos, oportunidades para redução na geração e alternativas para sua destinação.

Assim, as 18 instalações alusivas à quarta edição do MIRADA, os chamados “cubos”, vistos em vários pontos da cidade, serão enviadas a espaços públicos e entidades que manifestaram interesse em reaproveitá-las, como a Secretaria de Cultura, o Orquidário e Jardim Botânico municipais e o Centro Cultural Cadeia Velha.

Da mesma forma, madeiras e tijolos usados no espetáculo brasiliense “Hamlet, Processo de Revelação” placas de isopor do cenário da montagem espanhola “Brickman Brando Bubble Boom” foram destinados para a Vila do Teatro, sede de coletivos artísticos da região, e para pequenas reformas na ONG Sem Fronteira, instituição que gera renda para pessoas excluídas do mercado formal de trabalho por meio da coleta e triagem de materiais recicláveis.

Os blocos de isopor do espetáculo “A Comédia Latino-Americana” serão aproveitados pelo Teatro Coliseu para ambientação e pelas escolas de samba da região na confecção de esculturas para o desfile de 2017. Já a areia do cenário de “Caranguejo Overdrive” permaneceu no Centro de Atividades Integradas de Santos (C.A.I.S. Vila Mathias) para uso em obra no local.
“O Sesc costumava ficar com grande quantidade de sobras deixada pelas produções. A intenção agora é envolver os produtores na gestão dos resíduos, estimulando-os a repensar a escolha dos materiais a serem usados nos cenários”,afirma Neto Figueiredo, gerente da unidade Sesc Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário