domingo, 13 de março de 2016

Circular Turismo Sightseeing SP

São Paulo ganha ônibus de turismo com dois andares e vista panorâmica

Itinerário terá 11 paradas em pontos turísticos, partindo da Luz. Com valor fixo, usuário poderá embarcar quantas vezes quiser em 24 horas e terá gratuidade na entrada de espaços culturais. Ônibus terão Wi-fi e informações em três idiomas.


Assim como outras grandes metrópoles do mundo, São Paulo ganhará a partir deste sábado (12) uma linha de ônibus circular que percorrerá pontos turísticos e históricos da cidade, com veículos de dois andares de vista panorâmica e com direito à gratuidade em espaços culturais como museus. 

Chamada de “Circular Turismo Sightseeing SP”, o serviço permitirá que, por um valor fixo, o turista que vier para a cidade ou cidadãos paulistanos que querem conhecer melhor a São Paulo onde moram, possam embarcar e desembarcar quantas vezes quiser em um período de 24 horas.

O itinerário do projeto, que está sendo lançado de forma experimental, terá como ponto de partida a Estação da Luz e paradas em 11 locais como o Mercado Municipal, praça da República, estádio do Pacaembu, MASP, parque Ibirapuera, Liberdade, Pátio do Collegio, Theatro Municipal, Centro Cultural São Paulo e a Casa das Rosas. 

Os ônibus vão operar com três horários de partidas, saindo da Estação da Luz. Nos dias úteis e sábados, as saídas acontecerão às 9h, 12h40 e 16h. Aos domingos e feriados, os horários são 10h, 13h40 e 17h. Excepcionalmente aos domingos, devido ao programa Rua Aberta, ou em dias de manifestação, as saídas serão nos mesmos horários, mas os ônibus não passarão ou terão paradas na avenida Paulista. O ônibus sairá do Pacaembu até a avenida Ibirapuera por vias alternativas para chegar a parada no parque. Em dias de jogos no Pacaembu, os coletivos não entrarão na Praça Charles Miller e somente passarão ao lado do estádio.

Os ingressos custarão R$ 40 e serão vendidos exclusivamente no interior do veículo, sem venda antecipada ou reserva. No interior do veículo, o pagamento poderá ser feito em dinheiro, cartões de crédito ou débito. O Bilhete Único comum não vai operar na “Circular Turismo Sightseeing SP”, e o ingresso da linha turística não poderá ser utilizado no sistema comum.

Coberto, mas sem janelas laterais no piso superior, o ônibus possui um tablet com um aplicativo desenvolvido pelo MobiLab, laboratório da Secretaria Municipal de Transportes, que por meio do GPS, reconhece um ponto de interesse durante o trajeto e aciona o respectivo áudio com as informações históricas e turísticas do local. Além de sinal de internet Wi-fi, os veículos dispõem de sistema de som que transmite essas informações em três idiomas: português, inglês e espanhol. Outro diferencial é que os veículos serão conduzidos apenas por mulheres, e ônibus de combustão híbrida, utilizando a eletricidades em velocidades menores, com bateria auto recarregável, diminuindo emissão de poluentes.

Alguns atrativos e espaços culturais oferecerão benefícios exclusivos aos usuários do “Circular Turismo Sightseeing SP”. Apresentando o bilhete de embarque na bilheteria, o turista poderá entrar gratuitamente em locais como Catavento Cultural e Educacional, Estação Pinacoteca, Museu de Arte Moderna (MAM), Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol e Pinacoteca do Estado. 

Ao ingressar no ônibus, os usuários receberão mapas com informações dos principais atrativos localizados no entorno das paradas.

Os pontos de parada do “Circular Turismo Sightseeing SP” têm a mesma estrutura de um ponto de parada convencional. A diferença são as cores, em amarelo e vermelho, com um totem que apresenta o nome do local e seu número no roteiro turístico. 

Para facilitar a compreensão, o usuário poderá baixar dois aplicativos para smartphone, que permitirão acompanhar a localização do ônibus em tempo real, com a previsão dos horários de chegada em cada um dos pontos. O app Moovit está disponível na Google Play, App Store e Loja Windows, e o aplicativo Coletivo está disponível somente para Android. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário