quinta-feira, 20 de novembro de 2014

"Sabiá" - reestreia

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/03/04/3009/pictures/105/original_Sabi%C3%A1_-_Foto_Rodrigo_Reis_(19).jpg?1399318516Espetáculo ‘Sabiá’ faz reflexão sobre o período
da ditadura militar brasileira e se apresenta em curta temporada na Sede Luz do Faroeste em frente ao antigo DOPS
 Eliana Guttman, Gustavo Haddad e Jerusa Franco
Curtíssima temporada de 22/11 a 30/11 (dois fins de semana) – Quatro apresentações aos sábados (21h30) e domingos (19h)



Nome da peça é inspirado na canção homônima de Tom Jobim e Chico Buarque
 
o espetáculo Sabiá, com texto e direção de Paulo Faria reestreia no 22 de novembro 2014 às 21h30 para uma curta temporada, na sede Luz do Faroeste, depois de passar pelo MuBE Nova Cultural em junho e julho e viagens pelo Interior de São Paulo.

A montagem traz a reflexão sobre os 50 anos do Golpe Militar, como recorte e espelho do que foi e é a realidade de muitas famílias e amigos daqueles que se posicionaram contra e em ação direta ao regime totalitário. 
A peça já foi montada pela Cia Faroeste em 2002 e ficou em cartaz até 2008, tendo excursionado pelos interior de São Paulo e 7 temporadas na capital – foi a montagem que mais tempo ficou em cartaz. Esta encenação, com a direção de seu autor, é uma montagem fora da Cia e que agora faz temporada ali, encerrando uma série de programação sobre o golpe militar, iniciada em 15 de dezembro de 2013, com a intervenção urbana “Luz e Sombra”, em frente ao antigo DOPS, e em parceria com o SESC Bom Retiro – maior evento com vídeo mapping da América Latina e envolveu mais 300 pessoas. E agora, Sabiá se apresenta na Sede da Cia, em frente ao antigo DOPS encerrando esse ciclo.

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/03/04/3009/pictures/107/original_Sabi%C3%A1_-_Foto_Rodrigo_Reis_(27).jpg?1399318657A peça se passa durante um dia inteiro, num mesmo cenário: uma sala vazia. As personagens são alinhavadas com o recurso de flashback. O mundo de Helena e Joana tem o tempo cronológico real, que acompanha as horas do dia. O espaço em que aparece Ricardo é do tempo psicológico da lembrança, contado de trás para frente. Do momento mais próximo da lembrança ao mais distante e esquecido, como numa regressão. A construção narrativa de Sabiá é simples, dentro da estrutura de um drama. A linguagem tem ritmo ágil com aproveitamento da repetição de imagens e palavras, para deslocar ações de um ambiente a outro da lembrança, sem interromper o fluxo de emoção de uma trama que se revela ao final, com pequenas doses de suspense.
 
Atualmente, com a criação da Comissão da Verdade, a sociedade brasileira marca também sua acentua sua expectativa em esclarecer os fatos da ditadura e reconstruir partes obscuras da nossa história. A criação dessa Comissão aponta para a necessidade de evidenciar e dar luz às feridas coletivas e individuais de gerações passadas, mas que perduram até os dias atuais.
 
Tocando neste tema ainda tão presente no país, a peça propõe a arte como expressão cultural e resgate crítico da história nacional. A sutileza do espetáculo contrapõe-se à dureza da história e dos fatos narrados.

 
SINOPSE
Em 2000, após três anos de separação, duas amigas se reencontram.  Helena visita Joana. Helena traz a revelação de um segredo sobre o desaparecimento de Ricardo. Seu antigo namorado e irmão de Joana. Ricardo foi morto pelos militares durante a ditadura militar e seu corpo nunca foi encontrado. Através de flashback, é revelado um Brasil de trinta anos atrás. Numa estrutura dramática, as personagens vão revelando seus fantasmas, e a surpresa de um Brasil atual ainda entranhado pela agonia de quem sofreu e sofre as sequelas da ditadura. Uma história de amor e heroísmo, numa lembrança poética de jovens que lutaram contra este período terrível de um Brasil ainda não digerido suficientemente.

SEDE LUZ DO FAROESTE - Rua do Triunfo, 301, Luz, São Paulo (Metrô Luz). Telefone para informações: 11-33628883 ou reservafaroeste@gmail.com
Ingresso: Pague Quanto Puder – contribuição voluntária.  No sistema Pague Quanto Puder (Quem chegar uma hora antes define quanto quer pagar depois de ter visto a peça). Antecipados ou reserva por R$ 40,00 (quem ligar antes para reservar lugar perde a vantagem do pague quanto puder)
Duração: 70 minutos/ Classificação: 14 anos. Capacidade: 80 lugares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário