segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Mostra Brasil-México de Performance.

SESC SANTO AMARO recebe artistas brasileiros e mexicanos em Festval de Performance


Com programação gratuita, evento chega à capital paulista e apresenta o trabalho de 12 performers, além de exposição, workshops e palestras. Projeto propõe residência de artistas em São Paulo com próxima parada programada para o México


Brasil e México se unem no evento PROMPTUS – Mostra Brasil-México de Performance, que traz alguns importantes artistas que trabalham com performances nos dois países. A mostra acontece entre 14 de janeiro e 23 de fevereiro, no SESC Santo Amaro e traz, além de ações performáticas, uma exposição, workshops e palestras.  A curadoria do evento fica a cargo de Lucio Agra.

Organizado pelos artistas do Ateliê Novo em parceria com Transmuted International Performance Art Network, representada pelo artista Martín Rentería, o embrião do projeto surgiu no RIAP – Rencontre Internationale d’Art Performance, evento que acontece no Canadá, como explica Rogério Nagaoka, co-curador da mostra. “Foi lá que começamos os contatos que nos levaram até a estruturação desse projeto de residência”, conta.

A dinâmica para a formação do time de artistas que integraria o projeto de residência consistiu na pré-seleção de 12 nomes que tivessem relação com o tema “imediato” nas características de seus trabalhos. O Ateliê Novo enviou os 12 nomes à Rede Transmuted e vice-versa. Assim sendo, os mexicanos selecionaram os seis brasileiros e os brasileiros elegeram os representantes do México para o projeto.

O imediato foi um dos pontos comuns entre os trabalhos. Mas o curador Lucio Agra diz que outras familiaridades podem ocorrer durante a residência e processo de contato entre brasileiros e mexicanos. “O que de fato fez com que escolhêssemos esses artistas foi a proximidade com um dos traços marcantes da performance que é trabalhar com o emergente, o efêmero, o imediato”, explica. 

Sesc Santo Amaro apresenta PROMPTUS - Rua Amador Bueno, 505 – Santo Amaro. Telefone: (11) 5541-4000. De 14 de janeiro a 23 de fevereiro de 2014. GRÁTIS. 
Horário de atendimento: Terça-feira a sexta, das 10 às 21 horas e sábado, domingo e feriado, das 10 às 18h30. Obs: O Estacionamento e a bilheteria permanecem abertos de acordo com o horário das programações.
  Estacionamento: Subsolo - 180 veículos, 34 vagas para motos (preço especial para shows: R$3,00 – matriculados, R$6,00 – não matriculados) e 35 vagas no bicicletário (grátis). Observação: as motos pagam taxa equivalente aos veículos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário