sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Homem Não Entra - Cia Pessoal do Faroeste

Cia Pessoal do Faroeste retoma o espetáculo
‘Homem Não Entra’

Toda segunda-feira, de 02 a 30 de setembro, às 20h
Com Mel Lisboa, José Roberto Jardim, Beto Magnani,
Roberto Leite, Thais Aguiar, Marcelo Szykmann, Jorge Peña e Heitor Vallim
Direção de Paulo Faria

Dia 30 de dezembro de 1953. O então prefeito da cidade de São Paulo, Jânio Quadros, expulsa da Zona Livre, no Bom Retiro, mais de mil prostitutas. A Rua do Triunfo, suas paralelas e transversais passam a abrigá-las inaugurando o Quadrilátero do Pecado ou a Boca do Lixo. É este o mote do espetáculo “Homem Não Entra”, da Cia Pessoal do Faroeste -- que há 13 anos se dedica à pesquisa da vida social e política da Estação da Luz. 

“Homem Não Entra” é um faroeste ambientado em São Paulo, no ano de 1953, no dia do fechamento da zona de confinamento da prostituição do Bom Retiro. A data marca a consolidação do que viria a ser conhecido como a Boca do Lixo. Neste ambiente e momento conturbados, o pistoleiro Django e a prostituta Brigitte armam suas vinganças contra o xerife Mardock, que domina a região na base da violência, arbitrariedade e corrupção.

Personagem título do filme de Sergio Corbucci, o justiceiro Django (1966), interpretado originalmente por Franco Nero, se tornou um ícone do Spaghetti Western. Antes de Quentin Tarantino, muitos outros diretores exploraram a imagem ou mesmo apenas o nome Django. Em seu texto, o dramaturgo e diretor Paulo Faria relaciona as políticas praticadas contra a chamada ‘cracolândia’ e a criação do projeto Nova Luz com o combate à prostituição na cidade em meados do século passado e o extermínio dos povos indígenas no Velho Oeste dos Estados Unidos.

Ficha Técnica
Texto: Paulo Faria e Rodrigo Pereira
Foto: Divulgação
Elenco: Mel Lisboa, José Roberto Jardim, Beto Magnani, Roberto Leite, Thais Aguiar, Marcelo Szykmann, Jorge Peña e Heitor Vallim
Participação especial: Fabio Sá e Gabriel Rossi
Coro: Aldo Bispo, Alex Freitas, Cesar Genaro, Guilherme Novais, Heitor Vallim, Rodrigo Martim, Samuel Vieira, Vinicius Brasileiro e Wesley Congro
Direção de Arte e Geral: Paulo Faria

Sobre a Cia. Pessoal do Faroeste

Em janeiro de 2013 a Cia completou 15 anos. O Pessoal do Faroeste é uma companhia de teatro que há 13 anos se dedica à pesquisa sobre o entorno da Estação da Luz - na região central de São Paulo - focada na vida social e política do povo brasileiro por meio de seu imaginário popular e de sua cultura. O grupo já obteve vários prêmios: Prêmio Teatro Jovem Coca-Cola, Prêmio Funarte na Cidade, Premio Nacional de Dramaturgia Plínio Marcos, Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro, entre outros. Além de indicações ao Shell e Governador do Estado de São Paulo.

No dia 20 de setembro de 2012, aconteceu no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, o julgamento de Antonio Augusto do Amaral. O Preto Amaral personagem- título da peça Os Crimes de Preto Amaral, que a Cia montou em 2006 e que faz parte do projeto Trilogia Degenerada. Desde este período a Cia moveu um abaixo assinado para a remoção do busto do Amaral do Museu do Crime, acusado de cinco assassinatos e que morreu na prisão vítima de tortura, sem sequer um julgamento. O julgamento simulado e simbólico foi feito em parceria com a Ouvidora Pública, Defensoria Pública, escola de Defensores e o IDDD (Instituto de Defesa do direito de Defesa). Nele, Amaral foi absolvido. Todo esse ato inédito estará em documentário que o Pessoal do Faroeste está construindo há cinco anos.

Espetáculo Homem Não Entra - Cia Pessoal do Faroeste
Temporada de 02 a 30 de setembro – Segundas-feiras, às 20h
Sede Luz do Faroeste - Rua do Triunfo, 305 – Metrô Luz - (11) 3362-8883
Capacidade: 70 lugares. Duração: 60 minutos
Indicação de faixa etária: 16 anos ou 18 anos, acompanhado dos pais ou responsáveis.
Ingressos: No sistema Pague Quanto Puder (quem chegar uma hora antes define quanto quer pagar depois de ter visto a peça). Antecipados ou reserva por R$ 40,00 (quem ligar antes para reservar lugar perde a vantagem do pague quanto puder).

Nenhum comentário:

Postar um comentário