terça-feira, 7 de maio de 2013

FIMPRO – Festival Internacional de Improvisação

Aconteceu a abertura do FIMPRO – Festival Internacional de Improvisação, com a apresentação do espetáculo inédito “Corten 2.0” com o Impromadrid Teatro (Grupo da Espanha) no Teatro Vivo, em São Paulo.

Email MKT convite estreia FIMPRO SP (2)
Além de São Paulo, Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Salvador e Vitória estão usufruindo da dramaturgia da improvisação, até deia 12 de maio.

O espetáculo  faz parte do Festival Internacional de Improvisação com o Grupo Espanhol Impromadrid Teatro e contou com a participação de Marcio Balas. Trata-se de uma apresentação única do grupo espanhol Impromatrid Teatro. Nos dias 03 e 04/05 estão previstas oficinas de máscaras balinesa com Marcelo Savignone.


 O FIMPRO foi idealizado e realizado pela primeira vez conjuntamente com a Uma Companhia em 2007, na cidade de Belo Horizonte. Em 2008, em sua segunda edição, realizou-se ampliando consideravelmente o número de grupos convidados e de público.

Em 2011,  a terceira edição em duas cidades, São Paulo e Belo Horizonte, com a apresentação e patrocínio da Vivo. Essa nova extensão do festival só foi possível com a parceria com a Agentz Produções, assim como pela contribuição da Vivo, especialmente Marcelo Romoff e Expedito Araujo, no redimensionamento do FIMPRO como um festival itinerante que circulasse com a prática da improvisação para além das montanhas mineiras.

O que começou a ser construído em 2011, com o FIMPRO acontecendo em duas cidades, se consolida neste ano de 2013 com uma programação que percorrerá seis capitais do sudeste, nordeste e norte. Objetivando divulgar a improvisação para o grande público em cada cidade e possibilitar um intercâmbio entre os grupos de Impro locais e os artistas convidados para o Festival com oficinas, encontros artísticos e Debate Vivo EnCena.

O conselho curador dessa edição, que será a primeira de muitas realizadas pela Cia. Bárbara - parceira de longa data, foi composto também pela Uma Companhia e a Cia. do Quintal, grupos representativos da Impro no Brasil. Levando qualidade e diversidade em espetáculos que dialogassem com o que de mais atual se está fazendo no mundo da Impro. Convidados grupos consagrados do Brasil, Espanha e Argentina, além de proporcionar a circulação do espetáculo resultante de um intercâmbio entre o Brasil e a Colômbia. Como principal inovação dessa edição, destacamos a utilização do digital na interatividade com o público no espetáculo do grupo espanhol Impromadrid criado especialmente para o FIMPRO 2013.

Para realizar um festival circulando por um país de dimensões continentais como o nosso, conta-se com muitas mãos que colaboraram em cada detalhe. A organização agradece carinhosamente ao Vivo EnCena, Agentz Produções, Cia. Bárbara, Uma Companhia, Cia do Quintal e a todos os produtores locais, assessores de imprensa e demais colaboradores. E também aos grupos por aceitarem nosso convite para essa viagem e, principalmente, ao público. Que ele continue construindo as histórias improvisadas!

Vida longa à Improvisação e um bom festival a todos, deseja o Mariana Lima Muniz em nome da coordenação Geral da FIMPRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário