quarta-feira, 29 de maio de 2013

FESTIM - Festival de Teatro em Miniatura no Paço das Artes

PAÇO DAS ARTES RECEBE A 2ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE TEATRO EM MINIATURA (FESTIM)

O Paço das Artes – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o grupo Girino Teatro de Animação, realiza a segunda edição do FESTIM – Festival de Teatro em Miniatura. Com o objetivo de promover novas possibilidades acerca do Teatro de Animação, a programação conta com apresentações de mini espetáculos, caixas de teatro lambe-lambe, experiências cênicas, performances, oficinas e debates, além do lançamento da segunda edição da revista Anima. O festival acontece entre os dias 05 e 08 de junho, das  14h às 18h.


O Teatro em Miniatura é composto por espetáculos curtos, que utilizam a arte em miniatura para propor uma aproximação mais intimista com o público. Trata-se de um convite à experimentação do que há de poético e lúdico nos pequenos objetos. A partir desses “micro universos”, o público se aproxima e se torna mais cúmplice, transpondo o cotidiano e adentrando um espaço mágico e encantador.

O Festival fomenta o intercâmbio entre grupos e artistas de todo o país, apresentando um panorama da criação artística através das 
miniaturas e suas especificidades. Além dos espetáculos e experiências cênicas, oferece também três atividades didáticas gratuitas: a Oficina de teatro de papel: experiências cênicas, o Workshop de teatro de sombrasalém da oficina direcionada para o público infantil Paço Criança: experimentações com teatro de animação.

Oficina de Teatro de papel: experiências cênicas têm como objetivo a introdução ao universo do teatro de animação em miniatura e a experimentação do papel como material expressivo. Os participantes terão a oportunidade de construir formas, bonecos e cenários, tendo o papel como suporte artístico, para experimentar a manipulação desses elementos, criando cenas curtas e desenvolvendo experiências cênicas. A oficina acontece nos dias 06 e 07 de junho, das 09h às 13h. Já o Workshop de teatro de sombras consiste na manipulação de bonecos com varetas diante de uma tela, onde a luz projeta suas sombras. O manipulador dá vida aos bonecos com efeitos sonoros e de luz. O workshop irá abordar também um pouco da história deste tipo de narrativa, equipamentos, percepções de luz e sombra, técnicas de projeção e narrativa, confecção dos bonecos e cenários, mecanismos de articulação e exercícios de manipulação. A oficina acontece nos dias 05, 06 e 07 de junho, das 14h às 18h.


Ainda na programação, as convidadas Juliana Notari [Cia Duoanfibio], Mariane Gutierrez [Grupo Pia Fraus] e Sandra Vargas [Grupo Sobrevento], sob mediação de Tiago Almeida [Grupo Girino], conversam com o público durante o Café debate, evento que pretende criar um espaço de troca e compartilhamento de experiências acerca do Teatro de Animação e suas potencialidades. O espaço é uma oportunidade de divulgação e reflexão sobre os espetáculos apresentados e o contato do público com os artistas participantes. Na mesma ocasião, acontece o lançamento da segunda edição da revista Animaconstituída de textos e trabalhos convidados. A proposta da publicação é promover um canal de troca e compartilhamento de informações e experiências das possibilidades expressivas das miniaturas, promovendo um diálogo com as linguagens artísticas do teatro, performance e artes visuais. O evento acontece no dia 07 de junho, às 19h, com entrada gratuita e aberta ao público.


#FUIEVOU

Nenhum comentário:

Postar um comentário