terça-feira, 1 de dezembro de 2015

O futuro dos museus na era digital em debate no Museu da Imigração

Evento gratuito tem lançamento de livro e discussões com especialistas 

 
O Museu da Imigração - instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo - recebe no dia 5 de dezembro, às 10h, o lançamento do livro “Reprograme: Tecnologia, inovação e cultura numa nova era de museus”. A publicação trata sobre o futuro dos museus na era da informação e como essas instituições culturais estão se adaptando aos novos tempos. O evento tem entrada gratuita.

O livro é o segundo volume de uma série de artigos organizados pelo jornalista Luis Marcelo Mendes, tendo a participação de especialistas de várias partes do mundo. A edição traz discussões emergentes sobre a abertura de acervos de museus, os desafios do uso das mídias digitais, as posturas éticas diante das demandas da sociedade e as mudanças do entendimento do valor público das instituições museológicas. Entre os autores estão Rob Stein, Cory Doctorow, Ed Rodley, Jane Finnis, Maria Vlachou e Nina Simon. A diretora executiva do Museu da Imigração, Marília Bonas, contribui com o texto introdutório “Museus, hipertexto e promiscuidade”.

A série de livros “Reprograme” investiga as transformações nos museus em todo o mundo a partir da reunião de ensaios, artigos e transcrições de palestras de alguns dos mais influentes pensadores da atualidade. É uma ação colaborativa a partir de conteúdos compartilhados e publicação viabilizada por financiamento coletivo – sem uso de recursos públicos ou editais.

O debate terá a participações dos consultores de museus Cláudia Porto, Luis Marcelo Mendes e Marília Bonas. O livro “Reprograme: Tecnologia, inovação e cultura numa nova era de museus” pode ser baixado gratuitamente no formato PDF no site oficial do projeto:  http://www.reprograme.com.br/

O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no bairro da Mooca, em São Paulo. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados das 10h às 17h. Os ingressos para visitar as exposições do Museu custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada). Quinzenalmente, às sextas-feiras, o MI oferece visitação noturna, ampliando seu horário de atendimento até às 21h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br

Lançamento do livro “Reprograme: Tecnologia, inovação e cultura numa nova era de museus”
Data: 05 de dezembro, às 10h.Entrada gratuita
Local: Museu da Imigração (Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário